segunda-feira, 13 de março de 2023

Turistas estrangeiros batem recorde de visitas ao Brasil em janeiro

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira 

Mais de 868,5 mil turistas estrangeiros visitaram o Brasil em janeiro de 2023. O número é o melhor dos últimos quatro anos, superando em 14,7% os índices pré-pandemia, quando cerca de 756,8 mil visitantes estrangeiros entraram no país. Quando comparado ao mês anterior, dezembro, o número mais do que dobrou, chegando a uma alta de 109%. O dado da Polícia Federal (PF) foi divulgado no dia 6 de março.


De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Turismo brasileiro retomou suas atividades em 2022 com ritmo abaixo da média internacional, após os impactos da pandemia de Covid-19. O Oriente Médio, com 83%, e a Europa, com 80%, foram os continentes que registraram o maior índice percentual de retomada da atividade turística.

Em 2022, mais de 3,63 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil, segundo dados consolidados pelo Ministério do Turismo. Apesar da alta, o número ainda é 43% menor do que o registrado no pré-pandemia. Segundo o levantamento, os argentinos (1.032.762), os norte-americanos (441.007) e os paraguaios (308.234) foram os que mais visitaram os destinos brasileiros ao longo do último ano.

Big Fest BBQ

O gigante da Pampulha vai receber um dos maiores eventos de churrasco de BH, no dia 29 de abril, sábado. Além do churrasco o evento vai juntar mais duas paixões dos brasileiros: futebol e cerveja. O Big Fest será uma experiência única para os presentes. Vai acontecer no entorno do gramado do Mineirão e a entrada será pelo túnel central. O palco será montado na arquibancada, com shows de U2 Cover Brasil e banda Mosh para animar das 15h às 22h, serão 7h de evento Open Bar e Open Food.


“O evento vai ter toda comodidade, conforto e infraestrutura. Estamos trabalhando para termos uma estrutura impecável, com mesas para todos, garçons servindo, nada de filas e espera. Chope Läut gelado na hora, churrasco a vontade e muita música boa”, fala Alex Mota, um dos organizadores do evento.

 Serão doze assadores vindos de todo Brasil. Na lista das confirmações temos o renomado Marcelo Bolinha do Rio Grande do Sul, Júlia Carvalho, Paizão e Tadeu do Canal do Rango de São Paulo e aqui de Minas, Alex Mota, Renato Lobato, Dudu Jaber, Lion BBQ e Guilherme Panta, dentre outros.


As opções da parte de gastronomia estão incríveis. A clássica picanha e a dupla ancho e chorizo bovinos, a tulipa da asa de frango, o brisket acompanhado de batata cremosa defumada, burguer blend Cara Preta, pirarucu acompanhado de farofa de amendoim com conserva de pepino, costela janela acompanhada de farofa crocante de alho, pernil de búfalo casquerado acompanhado de farofa, picanha suína com mandioca, costelinha com ora pro nobis acompanhada de angu de milho verde, o legítimo tropeiro do Mineirão feito pela dona Sônia, pão com linguiça. 

Os ingressos já estão à venda e é para um público exclusivo. Quem assina a produção é a Horta Produções em parceria com o Big Churrasco.   Consulte link de compras:  https://nenety.com.br/big-fest-bbq__600?d=30LAUT

Monte Verde



Após o longo período de chuvas, e com a proximidade do outono, destinos regionais e de natureza vêm se destacando entre os mais desejados pelos brasileiros. Monte Verde, a charmosa vila mineira situada a menos de 180 km da capital paulista, surge como refúgio perfeito para aproveitar os dias dessa estação, que são ensolarados pela manhã e fresquinhos durante a tarde e noite. As temperaturas começam a ficar mais amenas, atraindo turistas que gostam de natureza plena e respirar ar puro.

Seja para apreciar o clima de romance a dois à beira de uma lareira ou para observar o céu estrelado, o distrito de Camanducaia apresenta diversas atrações para todos os tipos de público.

Para a temporada de outono que se aproxima, confira as dicas de passeios.

Fazenda Radical-Um convite para sair da rotina em meio ao verde da Serra da Mantiqueira, a Fazenda Radical oferece atrações para a família inteira, desde atividades como arvorismo, cavalgada e arco e flecha até opções mais radicais, como tirolesa – a maior do distrito, com 1050 metros de extensão –, passeio de quadriciclo e parede de escalada. O espaço segue funcionando todos os dias, das 9h às 16h. Todas as atividades podem ser adquiridas pelo site e não exigem agendamento, com exceção do quadriciclo. Trilha da Pedra Redonda-Passeio mais popular de Monte Verde, a Trilha da Pedra Redonda, que fica dentro do parque Verner Grinberg, conta com um mirante no meio e baixo grau de dificuldade em relação às demais trilhas da região. O acesso à trilha só é permitindo com a contratação de agência. Bar do Gelo-Se você quer aproveitar o frio em Monte Verde, não precisa contar com a previsão do tempo. A escolha certa é visitar o Ice Bar, onde você tem a oportunidade de tomar um drink a -15ºC. O local, todo feito de gelo, já chama a atenção por si só, rendendo boas fotos em um clima congelante.


Avenida Monte Verde-Reunindo as principais opções gastronômicas e de compras de Monte Verde, a avenida principal, que leva o nome do distrito, é um lugar perfeito para passeios tanto de dia quanto à noite. Você pode registrar as baixas temperaturas no termômetro local, comprar os produtos típicos nas lojinhas das galerias ou se deliciar com as iguarias típicas de Monte Verde. Nos restaurantes, há desde o típico cardápio mineiro até os famosos festivais de fondues, massas e delícias alemãs, além de cervejas.

Duas pousadas se destacam pela privilegiada localização e também pela estrutura em Monte Verde, com chalés de vistas deslumbrantes e hidromassagens relaxantes.

A Pousada Pedras e Sonhos


(pedrasesonhos.com.br), por exemplo, é ideal para casais, e possui sete chalés tendo uma das melhores vistas dos morros da cidade. O café da manhã é um dos grandes destaques. Ele é servido das 8h30 às 11h e possui mais de 35 itens. O local fica próximo ao Parque Oschin e oferece fácil acesso a outros importantes pontos turísticos do destino.

Próxima da Avenida Monte Verde, onde estão reunidos os principais atrativos locais, a Pousada Jardim da Mantiqueira.


(pousadajardimdamantiqueira.com.br/) está bem próxima aos principais bares e restaurantes locais, e abriga 19 chalés. Alguns deles são equipados com hidromassagem que oferecem vista para um exuberante bosque de araucárias. Café da manhã totalmente artesanal, a propriedade é ideal para famílias e casais.

Onde comer: 

Fritz Cervejaria Artesanal - A Fritz (@fritz.monteverde), cervejaria artesanal de Monte Verde, oferece tour pela fábrica com o mestre cervejeiro, além de um cardápio com delícias inspiradas na gastronomia alemã.

Pizzaria Nápoles - Situada na Avenida Monte Verde, a pizzaria(restaurantenapoles.com.br/) oferece sabores especiais como a Nápoles, com lombo canadense, muçarela de búfala, palmito e tomate seco da casa; e a de escondidinho, com carne seca, cebola, alho, tomate, catupiry e muçarela.

Bodega do Chicão - O restaurante Bodega do Chicão (bodegadochicao.com.br/) é típico de montanha tem cardápio com massas artesanais, risotos, trutas e carnes.

Connection Terroirs do Brasil


Gramado confirmou participação na 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil. A Capital Nacional do Chocolate Artesanal será palco para discutir os produtos com Indicação Geográfica (IG) de 17 a 21 de maio. 

O município, em breve, será a primeira cidade com Indicação de Procedência (IP) de chocolate no Brasil. Atualmente, a Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado - Achoco, busca o registro junto ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.



O presidente da Achoco e CEO no Chocolate Lugano, Augusto Schwingel Luz, será um dos palestrantes do Connection no painel “Quando o Produto se Torna o Destino". A iguaria auxiliou na transformação da cidade quando a família Prawer decidiu produzir artesanalmente o doce, inspirado em uma viagem a Bariloche, na Argentina. Ao longo dos anos, o setor chocolateiro cresceu e foi ganhando destaque pelo processo dos insumos e a qualidade do trabalho desenvolvido artesanalmente.

Também participam do painel Deborah Villas-Bôas Dadalt, sócia-diretora do Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola e proprietária da Vinícola Ales Victoria, Julian Rodrigues, analista técnico do Sebrae/MG e Anísia Lima de Souza, artesã do Vale do Jequitinhonha. 

A mediadora do conteúdo será Amanda Paim, coordenadora Estadual de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS.

As palestras acontecem no Palácio dos Festivais, nos dias 18 e 19, no período da manhã, à tarde a programação se estende para a Rua Coberta na Alameda Terroirs do Brasil, com uma ampla área de exposição com produtos IG, além do espaço Origem Brasil com finalização de pratos gastronômicos. 

Na Sociedade Recreio Gramado acontecerá a Rodada de Negócios, promovida pelo Sebrae, inclusive, a primeira entre o trade turístico e regiões com indicação geográfica para proporcionar reuniões entre compradores, vendedores e novas parcerias comerciais.



Produção de chocolate para a Páscoa em Gramado

Das sete empresas fabricantes de chocolate associadas à Achoco, há uma previsão de produção e venda de 600 toneladas para o período da Páscoa. “Esta produção representa 30% da produção total do setor/ano, com a expectativa de um crescimento de 10% comparando com o ano passado”, destaca o diretor executivo da entidade, João Teixeira.

Segundo a Secretaria da Fazenda de Gramado, com base nos dados de 2021, há em torno de 28 fábricas de chocolate em Gramado. O setor emprega, em torno de, 3 mil pessoas de forma direta e indireta, entre fábricas, lojas e parques.

As inscrições para 6ª edição do evento já podem ser realizadas garantindo o valor promocional de R$299,00. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos.

Mais informações no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como co-realizador. 

Praia Bonita Resort & Conventions

O verão está chegando ao fim, mas no Nordeste o clima de praia continua, o que é ideal para quem planeja uma viagem agradável na Semana Santa.

Uma opção de hospedagem no destino é o Praia Bonita Resort & Conventions, localizado no município de Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, a apenas 45 minutos de Natal.

O destino oferece diversos atrativos, praias paradisíacas, mirantes e mais de 20 lagoas que contam com variada infraestrutura para os turistas. Para desfrutar dessas belezas, o Praia Bonita está convenientemente localizado entre a Praia de Camurupim e a Lagoa de Arituba, que conta com restaurantes, bares e estacionamentos e onde é possível praticar caiaque, pedalinho e stand up paddle.


Para quem prefere a água salgada do mar, a Praia de Camurupim tem arrecifes que formam piscinas naturais. A água morna atrai crianças e adultos que querem relaxar e aproveitar o sol. Ali também é possível fazer passeios de caiaque ou pedalinho.

O Praia Bonita Resort & Conventions se localiza entre essas duas áreas, totalmente conectado com a natureza. O espaço possui 151 apartamentos amplos e modernos, quatro deles adaptados para portadores de necessidades especiais e idosos, e uma estrutura completa para atender aos hóspedes com o merecido conforto. A área de lazer conta com uma piscina de 1.200m² de área, com hidromassagem, área adulto e infantil. Rodeada por jardins, possui bar molhado e ocupa uma grande parte da propriedade.

O resort trabalha com os sistemas all inclusive, pensão completa e meia pensão, levando em conta diferentes demandas e criando possibilidades de flexibilizar as tarifas.

As diárias para a semana para dois adultos partem de R$ 390,00 apenas com café incluso e R$ 750,00 com pensão completa no apartamento standard. Já para o fim de semana de Páscoa o mínimo são três diárias e o valor do pacote por casal sai por R$ 3960,00 no sistema all inclusive no apartamento super luxo. Consulte o hotel para mais opções de tarifas.

Av. Monsenhor Antônio Barros, 13, Praia de Camurupim – Nísia Floresta/RN - Telefones: (84) 3230-1203 informações www.praiabonita.com

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63, informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário