sábado, 25 de março de 2023

Gibi da Turminha do Lago é a nova criação da Prefeitura de Araguaína para a educação ambiental

Ricardo Sottero/Secom Araguaína 

História em quadrinhos traz animais da fauna local, que levam os nomes dos córregos da cidade, e que se unem para combater a poluição do Lago Azul


Fotos: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína 

Os gibis começam a ser distribuídos para todas as escolas municipais a partir de abril, contemplando cerca de 16 mil alunos do ensino fundamental.

A educação ambiental das crianças das escolas de Araguaína será mais divertida a partir de abril com o lançamento do gibi da Turminha do Lago. A previsão inicial é de uma tiragem de 12 mil unidades do material, confeccionado em papel reciclado, e que será entregue a cerca de 16 mil alunos do ensino fundamental para atividades coletivas em sala de aula.
 
O projeto nasceu e foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social de Araguaína, como parte da educação ambiental do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A primeira entrega foi realizada pela equipe que coordena os projetos e ações do Águas de Araguaína, na quarta-feira, 22, e todos os alunos serão contemplados a partir de abril.
 
A estratégia foi criar uma história em quadrinhos que falasse sobre preservação para atender principalmente o público infantil, conforme explica o secretário de Comunicação, Davi Fernandes. “As crianças têm a habilidade de absorver as informações com mais facilidade e passar isso para frente, inclusive cobrando os pais para que tenham atitudes corretas. A ideia é criarmos uma geração de adultos mais conscientes com o meio-ambiente”.

A união faz a força

O gibi conta a história dos amigos Drica Jacubinha, Zé Chupé, Lontrinha, Capimara, Chico Neblina, Tuca Canindé e Vovô Jacaré, que estão enfrentando um problema grave de poluição no Lago Azul de Araguaína. Para conseguir combater o despejo irregular de lixo e esgoto no local e nos córregos da cidade, eles pedem a ajuda da Belinha, uma aluna araguainense bastante ativa na luta pela preservação da natureza.
 
A turma combate o vilão Fedegoso, um morador antigo da cidade, chato e mal-humorado, que ainda tem muitos comportamentos errados que impactam diretamente o meio-ambiente. Belinha e os animais abordam Fedegoso e falam sobre a importância de cuidar dos recursos naturais da cidade. Quando percebe o mal que estava fazendo para a natureza e que todo mundo já estava sabendo disso, Fedegoso se arrepende e muda de hábito, passando a proteger o meio ambiente e recebendo um novo nome, Recicleiton.

O gibi pode ser baixado para leitura no link https://araguaina.to.gov.br/portal/pdf/TurminhadoLago.pdf.
 
Inspiração

Os personagens foram criados coletivamente e a autoria do roteiro, e caracterização dos personagens, foram feitas pelo secretário executivo da Comunicação Social, William Monteiro, mais conhecido como Bill. Os animais escolhidos fazem parte da fauna local e os nomes são em referência aos principais córregos que cortam Araguaína, além de usar alguns trocadilhos e rimas para deixar os personagens mais divertidos.
 
Drica Jacubinha é uma tartaruga e tem relação com o Córrego Neblina; Zé Chupé é um tatu e faz referência ao Córrego Chupé; Lontrinha, como o próprio nome diz, é uma lontra e é uma homenagem ao principal curso d’água que passa pela cidade, o Rio Lontra; Capimara é uma capivara, em homenagem aos animais que frequentemente marcam presença no Lago Azul e na Via Lago; Chico Neblina é um macaco e leva o nome do Córrego Neblina, um dos principais da cidade; Tuca Canindé é um Tucano e tem relação com o Córrego Canindé; e o Vovô Jacaré é o personagem mais experiente, que não é visto com tanta frequência, mas tem grande importância.
 
“A ideia principal foi colocar na boca dos personagens as reflexões necessárias para garantir mais qualidade de vida no futuro das próximas gerações. Crianças são um público exigente, por isso caprichamos no tipo físico, psicológico e cultural específico de cada bicho. Esse conjunto procura retratar o jeito de ser único dos araguainenses, os pontos de vistas, diferentes abordagens e compreensões”, ressalta Bill.

Dedicação e olhar diferenciado
Bruno Rafael, designer e ilustrador da Secretaria de Comunicação Social, foi o responsável por dar vida aos personagens no papel e criar todos os ambientes por onde a história passa. Ele conta que foram mais de 10 meses de trabalho, cinco para desenhar à mão cada um dos personagens e mais cinco para montar a história.
 
“Foi a primeira vez que fiz um gibi completo e foi uma experiência única. Tivemos a preocupação de criar algo diferenciado, que chamasse a atenção das crianças, por isso resgatamos esse formato clássico de histórias em quadrinhos. Acredito que esse material vai cumprir com a missão de educar e conscientizar”, afirma Bruno.
 
Araguaína melhor para se viver

O Projeto Águas de Araguaína está sendo executado desde 2020 pela Prefeitura de Araguaína com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), na ordem de R$ 350 milhões. A proposta é promover o desenvolvimento sustentável da cidade com obras de infraestrutura que preservem os recursos naturais e gerem mais mobilidade urbana com responsabilidade.
 
O investimento inclui a já entregue primeira etapa da Via Norte, a segunda etapa, que está em andamento, a criação da Via Parque Nascentes do Neblina e de um parque com o mesmo nome, além da canalização de córregos, nova pavimentação nos bairros, criação de áreas verde e bacias de detenção das águas das chuvas.

Servidores da Prefeitura que trabalham com os projetos da CAF conversaram com os alunos da Escola José Carlos Sabino sobre a importância do tema trabalhado pela história em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário