quarta-feira, 1 de março de 2023

Agtur ressalta a importância das paisagens naturais da Capital no Dia Mundial do Turismo Ecológico

Contato direto com a natureza e paisagens típicas da região serrana são fortes atrativos para o turismo ecológico ou ecoturismo, celebrado mundialmente no dia 1º de março, visando a vivência e preservação dos patrimônios ambientais e culturais.

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

E neste dia, a Agência Municipal de Turismo (Agtur) ressalta a importância dos cenários naturais da Capital e como a população pode aproveitá-los para se aventurar com o bioma nas atividades do turismo ecológico.

Localizado a 32 km de Palmas, o Distrito de Taquaruçu oferece mirantes, leves corredeiras, mais de 80 cachoeiras, sendo que 11 estão disponíveis para receber o turista com estrutura adequada, com rapel, a exemplo da cachoeira do Roncador com 70 metros de queda d'água ideais para a prática da atividade.

Palmas conta ainda com uma rampa para parapente, além de uma soma de atrativos que conectam sua fauna e flora aqueles que resolvem conhecer o lugar.

O presidente da Agtur, Tom Lyra, salienta que a Capital oferece ambientes variados para que os amantes da natureza pratiquem o turismo ecológico. “A biodiversidade de Palmas possibilita aos visitantes experiências diversas em contato direto com a natureza de maneira preservativa e sustentável, fomentando assim o crescimento do ecoturismo com a conservação do nosso meio ambiente”, disse.

Conforme explica o turismólogo, Marco Aurélio Dutra, é de suma importância aliar a visitação turística a preservação do bioma. “Essencialmente em Palmas temos muitos atrativos turísticos relacionados ao contato com a natureza e atividades ao ar livre, como cachoeiras, praias permanentes de rio e atividades no Lago do Rio Tocantins. A preservação destes locais é fundamental para o fortalecimento da atividade turística em Palmas. Há um nicho crescente de turistas que buscam cada vez mais o contato com a natureza, sempre considerando aspectos ligados à preservação e sustentabilidade ambiental", destaca.

Lago de Palmas

Com direito a um pôr do sol inebriante, o lago de Palmas também é utilizado para a prática do ecoturismo, oferecendo aos seus visitantes atividades como stand up paddle, canoagem e pesca esportiva.

Turismo Ecológico

Esta prática específica é um segmento da atividade turística que utiliza de maneira sustentável, o patrimônio natural e cultural, possibilitando sua conservação, além de buscar a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

Fonte: Secom/Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário