sábado, 25 de março de 2023

Tocantinenses da Escola SESI retornam com dois troféus do Festival Nacional de Robótica

O evento ocorreu entre os dias 15 e 18 de março, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.


Divulgação 

Alunos da Escola SESI de Araguaína, integrantes da equipe Tucuna, retornaram do 5º Festival SESI de Robótica, etapa 2022/2023, trazendo dois troféus de primeiro lugar nas avaliações técnicas: um por vencer na categoria “Escrutínio F1”, que contempla a avaliação do processo de construção do carro, e outro por se sagrar campeã na categoria velocidade “mata-mata”.

A Tucuna, que compete na modalidade F1 in Schools pela quarta vez, é formada por cinco integrantes, e concorreu com o protótipo TF4 contra 43 equipes de todo o Brasil. O Tocantins também estava representado na modalidade FLL (First Lego League) pela equipe Tucuna Electric que, apesar de estrear no torneio, se destacou entre os grupos com inovação, simpatia e animação no estande de visitação.

Campeões F1 in Schools

Na F1, além da construção do protótipo, o projeto da competição precisa ter uma ação social, uma ação de marketing e concorre em várias categorias dentro da modalidade.  Professor e técnico da equipe do Tocantins, Ulisses Queiroz, ressalta o sentimento de dever cumprido. 

“Depois de uma semana intensa de competição, estamos felizes com o nosso resultado. Evidentemente, esperávamos a classificação para o mundial e, infelizmente, este ano ela não veio, mas conseguimos dois prêmios muito significativos. Agora, é verificar o que precisa ser melhorado, mas voltamos para casa com o sentimento de dever cumprido”, pontuou o técnico da Tucuna, destacando a satisfação de toda equipe que, segundo ele, irá trabalhar nas falhas e voltar com força total no próximo ano em busca de uma vaga no mundial.

Para a aluna-competidora, Maria Moraes Vieira, que se despede da equipe neste ano, o que trouxe na bagagem vai além dos prêmios e troféus. “Como é nosso último ano, tentamos aproveitar ao máximo tudo que o torneio SESI F1 in Schools teve para proporcionar, que foram coisas incríveis e aprendizados para a vida toda. Além, é claro, dos nossos dois prêmios. É extremamente gratificante saber que finalizamos nossa história na F1 in Schools com os melhores prêmios técnicos”, resumiu a estudante, diretora de marketing da equipe e responsável pelo start das corridas. 

Estreantes na Categoria FIRST LEGO League (FLL)

A Tucuna Electric, que é estreante na competição nacional, e tem 7 alunos do ensino fundamental na equipe. Participando na categoria FLL, os alunos foram desafiados a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. Eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. Além disso, os alunos montam um estande onde apresentam o projeto de energia criado por eles. 

Com carisma, animação e vestidos de personagens da Vila do Chaves, os alunos criaram paródias com as músicas da série/desenho para apresentar aos visitantes as suas criações, o que atraiu muita gente ao estande da Tucuna Electric. 

"Foram dias incríveis e que, com toda certeza, vai estar marcado na nossa história. Estamos gratos a todos que torceram por nós, que nos ajudaram, que visitaram o nosso estande, por tudo!! Estamos felizes e satisfeitos com o nosso trabalho e agora vamos buscar melhorar ainda mais porque só está começando”, avaliou a aluna-competidora da FLL, Lyss Esther.

Investimento em Robótica

Após o sucesso das equipes tocantinenses na 5º edição do Festival a superintendente do SESI afirmou o compromisso em seguir investindo e incentivando a Robótica nas escolas. “As equipes do SESI Tocantins disputaram com muita garra, nossa participação foi bastante positiva. O trabalho continua agora buscando a ampliação de equipes de Robótica nas escolas para que possamos participar dos torneios com equipes cada vez mais competitivas”.

“Nós acreditamos no potencial dos alunos do Tocantins. Prova disso, são os investimentos que o SESI Tocantins está direcionando para instalação de  duas novas escolas SESI de Referência até 2025 para proporcionar condições ainda melhores de aprendizado e treinamento” avaliou o diretor do conselho do SESI Tocantins, Roberto Pires. 

O Festival SESI de Robótica é disputado em três modalidades, com faixa etária e tarefas diferentes: FIRST® LEGO® League (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC), FIRST® Robotics Competition (FRC) e a F1 in Schools. Esta foi a primeira vez que o Tocantins contou com equipes em duas modalidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa SESI:

Nenhum comentário:

Postar um comentário