terça-feira, 14 de março de 2023

Diamantina e Tiradentes (MG) e Jalapão (TO) são destaques em pesquisa nacional

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira

O site de turismo Melhores Destinos (melhoresdestinos.com.br), site de promoções e conteúdos de viagens do Brasil, divulgou a lista dos 10 melhores destinos brasileiros, escolhidos pelos leitores da plataforma.

Mercado em Diamantina, encontro de cultura da região

Na sua 4ª edição, cerca de 15 mil leitores do MD participaram da votação para escolher os 10 melhores destinos de viagens do Brasil, e também do exterior, em 2022. Foram 90 destinos brasileiros citados na pesquisa com voto de cada leitor da plataforma no seu destino preferido, baseado nos critérios de custo-benefício, atrações, receptividade/simpatia, gastronomia e segurança. 

Os vencedores recebem uma estatueta com os símbolos que representam os objetivos do site Melhores Destinos, simbolizado por uma lupa, um avião, o marcador de destinos e no centro, um viajante.

Os 10 dos melhores destinos brasileiros, eleitos pelo site Melhores Destinos:

1° - Chapada Diamantina (Bahia); - Alter do Chão (Santarém/Pará); 3° - Diamantina (Minas Gerais); 4° - Lençóis Maranhense (Maranhão); 5° - Jalapão (Tocantins); 6° - João Pessoa (Paraíba); 7° - Península de Maraú (Bahia); 8° - Pomerode (Santa Catarina); 9° - Tiradentes (Minas Gerais) e 10°- Urubici (Santa Catarina)

Entre os 10 melhores destinos eleitos pela plataforma, entre 90 indicados, duas cidades mineiras figuram entre as 10 tops: Diamantina e Tiradentes.
Diamantina
Pela primeira vez, Diamantina figura na lista do MD e alcançou a terceira colocação.

A cidade histórica do Vale do Jequitinhonha, distante 290 km de Belo Horizonte e com 48 mil habitantes, é Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco, em 1999. 


Famosa por ser a terra do Casal João Fernandes de Oliveira e a ex escrava Chica da Silva, Juscelino Kubitschek e das Vesperatas, Diamantina se destaca no turismo nacional por sua arquitetura colonial preservadíssima, suas tradições religiosas, folclóricas e culturais preservadas desde a época do Império, além de sua riqueza gastronômica.

 


O ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck nasceu e morou em Diamantina. A casa foi onde ele passou boa parte da infância e juventude, de 1902 a 1920. Hoje é um museu que conta a história da infância e a jornada política de JK e preserva itens pessoais.

A arquitetura do antigo Arraial do Tejuco impressiona pela riqueza nos detalhes e a impressionante beleza natural da região, como o paredão da Serra dos Cristais, que emoldura a cidade, principalmente no fim da tarde, quando os raios solares tornam o paredão mais impactante em sua beleza. 

Além da beleza da cidade, os arredores diamantinenses encantam turistas e visitantes como a Vila de Biribiri, Curralinho, distrito que já foi cenário de filmes e novelas, como a segunda versão da novela Global Irmãos Coragem, suas cachoeiras como a dos Cristais e do Sentinela, dentre outras tantas belezas.

Em Diamantina, o turista simplesmente volta no tempo e se sente personagem do século XVIII. A cidade é a história vida do Brasil Colônia e Brasil Imperial. Não só isso, no auge do Ciclo do Ouro e Diamante, no século XVIII, o Arraial do Tejuco, hoje Diamantina, teve a maior lavra de diamantes do mundo. A riqueza dos diamantes permitiu construções coloniais suntuosas, ruas largas e igrejas que simplesmente impressionam pela riqueza dos detalhes, o dourado do ouro e o brilho reluzente dos diamantes em suas ornamentações. 

Por conta de seu acervo arquitetônico, cultural, religioso, histórico e preservação de suas tradições exatamente como nos tempos do Império, pela simpatia, carisma e hospitalidade de seu povo, Diamantina figura entre os 10 melhores destinos de turismo do Brasil.


Diamantina tem várias cachoeiras próximas a cidade, entre elas a Cachoeira dos Cristais

Nas notas por quesito, Diamantina obteve a média 8,688 sendo 8,0 no quesito Custo/benefício, 9,2 em atrações, 8,6 em Gastronomia, 9,1 em simpatia, 9,1 e segurança. 

Tiradentes


Tiradentes, com pouco mais de 8 mil habitantes e a 190 km distante da Capital e a 15 km de São João Del Rey, na região Vertentes das Gerais, tendo a serra de São José como moldura na cidade.

Um dos mais badalados destinos turísticos do Brasil, apontada em 2019 pela Revista Norte Americana de turismo “Departures” como a cidade mais bonita do Brasil se destaca no turismo nacional. Famosa em todo o país por seus festivais, arquitetura colonial preservadíssima e gastronomia. Tiradentes ficou no 9° lugar entre os 10 melhores destinos de viagens do site Melhores Destinos.


Passear pelas ruas de Tiradentes     

Um passeio pelas ruas, museus, igrejas e casarões de Tiradentes é voltar no tempo e se emocionar com a beleza e riqueza do Brasil Colonial, em destaque para a Matriz de Santo Antônio, a mais rica em ouro de Minas Gerais e seu belíssimo órgão português, do século XVIII e seu artesanato em madeira bruta, revelando o talento dos artesãos da cidade e região. Sem contar o passeio na famosa Maria Fumaça, os pratos típicos da culinária mineira e os finíssimos vinhos produzidos em Minas Gerais, no Brasil e no mundo, encontrados nas tabernas e restaurantes da cidade, além dos queijos, doces, quitandas e cervejas artesanais produzidos no município.


A Maria Fumaça faz a viagem entre Tiradentes a São João del Rey

A média de votação de Tiradentes avaliadas pelos leitores do MB foi de 8,554 sendo nos quesitos individuais 7,5 em custo/benefício, 8,5 em atrações, 8,7 em Gastronomia, 8,6 em Simpatia, 9,2 e Segurança 9,2.  

Salão de Turismo ABAV MG

O turismo é reconhecido como a indústria que mais gera emprego com a frase “Maior indústria do mundo sem chaminé”. Nos dias 18 e 19 de março a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais – ABAV/MG serão realizados das 9h às 19h e das 9h às 13h respectivamente o maior evento de turismo do estado. O 16° Salão de Turismo desta vez será feito em dois dias para a maior participação dos agentes de viagens O evento acontece no Dayrell Hotel & Centro de Convenções no centro da capital mineira. O evento tem como principal objetivo a troca de experiências e negócios com o trade turístico, além de ofertar capacitações e network, ainda, o Salão do Turismo reúne profissionais com todas as cadeias da indústria do turismo, recebendo as caravanas com os agentes de viagens da Zona da Mata, Centro-Oeste, Norte de Minas e Vale do Aço.

Salão da ABAV reúne o trade turístico

As empresas do trade turístico participarão da feira que conta com expositores âncoras ouro: Frontur Consolidadora e Operadora e FUNDETUR, além disso, nas âncoras prata: BH Airpot, Avianca, Cordilheira do Espinhaço, Miramar turismo, Expresso Biagini Transportes, Ayla praia Hotel, Monte Pascoal Turismo, R11 Travel, Viagens Promo, PBTUR e SECULT e ainda, expositores aliados como Abreu, Bauer Turismo, Bookmice, BRT, Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas, Consolidadora Confiança, Coris, Cruise Xperts, Dayrell Hotel, DiRoma, Diversa Turismo, E-htl, Easy Travel Shop, Enjoy, Frt, Fun Vistos, Fundação de Turismo de Angra dos Reis, GD Turismo, Harmônica, HD turismo, Hotel Pousada do Fund Arcanjo, Incomum, Lusanova, Miramar Turismo, Mundial Vistos, Mundi Travel, Orinter, Pampulha turismo, Pátria consolidadora, Prefeitura de Ouro Preto, Royalty Viagens, São José, Secretaria de Bento Gonçalves, Snow, Tap Air, Tour Code, Car Rental, TurisAngra, Viagens Corp e Wyndham Olímpia, Avianca, Secult, entre outras empresas turísticas.


Complexo turístico da Pampulha

Para o presidente da ABAV/MG, Peter Mangabeira, a feira traz para o turismo novas oportunidades, ressalta também a importância da participação no 16º Salão do Turismo e acentua o quanto é importante o trabalho em equipe para o crescimento do setor.

Bonito com seus atrativos

A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul está com quase 80% dos passeios turísticos de Bonito e região já estão funcionando normalmente, após as fortes chuvas que atingiram a cidade e causaram alto volume de águas em seus rios e cachoeiras, conforme informação da Acqua Studio de Viagens.

Prezando principalmente pela segurança de seus visitantes, o destino, que é um dos mais importantes do Mato Grosso do Sul e região Centro-Oeste do país, tem 46 atrativos em funcionamento e 13 fechados. Os dados são da Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito.

Segundo a agência, que é especializada em roteiros e experiências na região de Bonito, Serra da Bodoquena e Pantanal, alguns dos atrativos, como a Boca da Onça, se beneficiaram das chuvas intensas recuperando o volume de suas quedas, que estavam em baixa.


O turista realiza várias opções de lazer em Bonito

Além disso, graças à preservação do meio ambiente, atrativos como a Gruta do Lago Azul, Nascente Azul, Rio do Peixe e Ceita Corê já estão abertos aos turistas nacionais e internacionais.

Bonito é um destino de ecoturismo que destaca sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Na cidade sul-mato-grossense, que é conhecida por seus rios e nascentes de águas cristalinas, tanto os atrativos, quanto as empresas que atuam na cadeia turística regional, buscam desenvolver uma prática sustentável, que proporcione experiências únicas aos visitantes sem deixar de preservar a rica biodiversidade local.


Foi reconhecido como o primeiro destino de ecoturismo Carbono Neutro do mundo. A certificação, concedida pela Nações Unidas para o Clima, confirma os esforços realizados nos últimos anos para alcançar esse objetivo. E, corroborando com esse trabalho, a Acqua Studio de Viagens é a primeira empresa da cidade a receber a Certificação Socioambiental Selo Verde do Instituto Chico Mendes, que segue critérios como política de sustentabilidade implantada na agência e gestão social e ambiental. Para mais informações sobre os passeios abertos em Bonito e roteiros pela região acesse:  www.acquaviagens.com.br

Parceria Sebrae e Prefeitura de Prado


 
Centro de Prado

O Sebrae e a Prefeitura de Prado por meio da Secretaria Municipal de Turismo realizaram uma palestra com o gerente de produtos CVC Corp na Bahia, Aroldo Simões. O evento aconteceu dia 10 de março no Palácio do Turismo. O principal objetivo foi gerar conhecimento para alavancar as vendas de hospedagem na baixa temporada. 

O encontro foi conduzido pelo gerente de produtos CVC Corp na Bahia, Aroldo Simões. Essa é uma das primeiras respostas do ano às ações propostas com o Direcionamento Estratégico do Turismo no eixo de acesso ao mercado.

A CVC Corp é o maior grupo de viagens das Américas, formado por unidades de negócios que atuam com marcas distintas nos segmentos de viagens de férias e de lazer, viagens corporativas e relacionadas a cursos e intercâmbio cultural no exterior. As marcas do grupo incluem a CVC Viagens, a RexturAdvance, o Grupo Trend, a Submarino Viagens, a Experimento Intercâmbio e a Visual Turismo.

Os empresários do setor hoteleiro pertencentes à Zona Turística da Costa das Baleias conheceram toda a expertise de ações estratégicas para os meios de hospedagem e conquistem êxito em vendas, principalmente na época de baixa temporada. Foi feito uma Famtour nas belezas de Prado e região, inclusive Abrolhos.


Abrolhos encanta os turistas

A partir desta iniciativa, os profissionais têm a oportunidade de adquirir mais segurança para fazer indicações aos clientes que se interessarem pelo destino com maior propriedade no assunto. Além das vivências únicas nas aldeias indígenas, nas vilas Cumuruxatiba e Corumbau, conhecer a Praia do Cahy, que é a primeira praia do Brasil, assim como apreciar o deslumbrante recife de Guaratiba.

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63, informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário