terça-feira, 14 de março de 2023

Alunos do SESI representarão o Tocantins no Festival Nacional de Robótica

O Tocantins, pela primeira vez, terá equipes em duas categorias. A competição ocorre 15 a 18 de março, em Brasília


F1 Schools 


Alunos Tucuna Electric 

De 15 a 18 de março, a capital do Brasil, Brasília, recebe estudantes de todo o país para participar do 5º Festival SESI de Robótica. E representando o Tocantins na competição, os alunos da Escola SESI de Araguaína (equipes Tucuna e Tucuna Electric) embarcam na manhã desta terça-feira, 14/03.

O Festival SESI de Robótica é disputado em três categorias com faixa etária e tarefas diferentes: a FLL (FIRST Lego League), a FTC (FIRST Tech Challenge) e a F1 (F1 in Schools). O Tocantins, pela primeira vez, terá equipes em duas categorias.

"O nível que estes alunos têm atingido é fruto de uma metodologia moderna que promove o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para o mundo do trabalho. A robótica é uma das vertentes de inovação promovidas pela Escola SESI. E é nesse contexto que a Escola será ampliada em breve, com a Escola de Referência", pontuou a superintendente do SESI Tocantins, Roseli Sarmento.

“A Escola SESI de Araguaína tem investido cada vez mais em uma cultura de inovação e tecnologia e tem se tornado referência nesse quesito. A prova disso é que estamos levando 2 equipes para fase nacional do Festival SESI de Robótica em Brasília, nossa expectativa é muito positiva, pois os alunos se prepararam bastante”, reforçou a diretora da escola, Carmelita Cavalcante.

Categoria F1 in Schools

Pela quarta vez na competição, a equipe Tucuna, que compete na categoria voltada a alunos de 9 a 19 anos de idade, é composta por cinco integrantes.

Na edição passada do Festival a equipe ganhou duas medalhas:  foi vencedora na categoria técnica Pensamento Criativo e vice-campeã na categoria Velocidade.

A aluna competidora, Jullyana Silva, disse que a expectativa é voltar com a vitória. “As expectativas para o nacional estão altas. Nos preparamos muito, durante muito tempo, investindo na engenharia, empreendimento, no marketing e no projeto social. Estamos confiantes com o que produzimos e a meta é chegar ao 1º lugar!”, enfatizou Jullyana.

O Técnico da Tucuna, professor Ulisses Queiroz Parreira, acredita que o comprometimento da equipe na competição, trará bons frutos.

 “As equipes já mostraram grande comprometimento na fase regional, e agora, por ocasião da fase nacional, teremos a oportunidade de mais uma vez defender os nossos projetos e colocar nossos protótipos em disputa”, acredita Parreira.

O F1 in Schools faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1. Os competidores precisam construir uma escuderia da modalidade automotiva, tendo que lidar com todos os desafios relacionados a construção de um protótipo. Neste contexto competitivo, as equipes precisam pensar, por exemplo, no marketing, em patrocínio, no plano de negócios e nas estratégias em mídias sociais.

Conheça a equipe Tucuna:

• Alunos competidores: João Pedro Ferreira Menezes, Jullyana da Silva Augusto, Maria Moraes Vieira, Regimar de Deus Negreiros e Sérgio Gabriel Timóteo da Silva

• Mentor: Carlos Augusto Ramos Oliveira

• Técnico: professor Ulisses Queiroz Parreira

Categoria FIRST LEGO League (FLL)

A Tucuna Electric, que é estreante na competição nacional, participa na categoria FLL e é composta por 7 alunos do ensino fundamental.

O professor Wlliobson Pereira, técnico da equipe, avalia a preparação dos alunos e diz que as expectativas são as melhores. “Já estamos trabalhando a um bom tempo, no desenvolvimento do nosso projeto e estamos tendo um resultado satisfatório, considerando o que já foi realizado na etapa regional. Uma vez na fase nacional vamos dar o nosso melhor com o intuito de representar muito bem a nossa escola e o nosso DR”.

Nesta categoria, os competidores são desafiados a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Conheça a equipe Tucuna Electric

• Alunos competidores: Adler Lucas, Arthur Emanuel, João Pedro Costa,Lucca Sandes, Lyss Esther, Nicole Resplandes, Valentina Vasconcelos

• Técnicos: professor Wlliobson Pereira

O 5º Festival contará, também, com o Seminário Internacional SESI de Educação, que promoverá debates sobre pensamento computacional.

Fonte: Sistema FIETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário