segunda-feira, 27 de março de 2023

Salão de Turismo Abav-MG movimenta o setor

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira 

O 16ª Salão de Turismo da Abav-MG, realizado nos dias 18 e 19 de março, contou com 75 expositores e cerca de 1.500 participantes do trade turístico de Belo Horizonte, municípios mineiros e outros estados.

Na abertura, o presidente da ABAV MG, Peter Mangabeira, o vice-presidente Alexandre Brandão, a secretária adjunta de Cultura e Turismo MG, Milena Pedrosa e o presidente da CDL BH e SEBRAE MG, Marcelo de Souza e Silva.


Marcaram presença o governo da Paraíba e os hotéis de Caldas Novas. Minas Gerais marcou a presença com os representantes do projeto turístico Cordilheira do Espinhaço e caravanas de algumas regiões, como Zona Mata, Vale do Aço e Norte de Minas, além de hotéis, pousadas, operadoras de turismo da capital mineira e interior, BH Airport, Avianca, TAP.

Os agentes de viagens reuniram-se com operadoras, agências de receptivo, empresas de cruzeiros e seguro-viagem, além de redes hoteleiras para fortalecer os negócios do turismo, intercâmbio comercial e promover networking.


Neste ano, o governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), e o Sebrae Minas marcaram presença no evento, que teve como âncoras a Frontur Consolidadora e o Fundo de Desenvolvimento do Turismo (Fungetur).

Turismo em Minas cresce o dobro do PIB nacional 


Minas tem 853 municípios, os turistas encantam com a natureza das montanhas e rios.

O turismo em Minas Gerais está em expansão e as projeções são de mais crescimento em 2023. Segundo a Fundação João Pinheiro (FJP), no ano passado, o estado teve sua maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com um volume de aproximados R$ 925 bilhões. As causas desse bom desempenho, está diretamente ligado ao crescimento do setor de serviços, com destaque para o setor turístico.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir dos números do Produto Interno Bruto (PIB), em 2022, o setor de serviços foi o segmento econômico que mais cresceu no país, registrando aumento de 4,2%. Destaque neste setor, o turismo é hoje apontado, pela Fundação Getúlio Vargas, como um dos principais responsáveis por alavancar o PIB nacional, que registrou um aumento de 2,9%, no ano que passou.

Este cenário positivo coincide com os dados observados em Minas Gerais.
De acordo com a CVC, um dos maiores grupos de viagens da América Latina, o Estado recebeu 78.419 passageiros em 2022, um aumento de 4,9% em comparação com o ano anterior. Somou-se a isso, o crescimento apontado também em 2022 no fluxo de pessoas no desembarque aéreo, que cresceu 41,7% em comparação ao ano anterior.

Passeio da Maria Fumaça entre São João del Rey a Tiradentes, tradição secular

E os indicadores apontam continuidade dessa expansão: a empresa espera um crescimento de 5% no número de turistas que viajam a Minas Gerais para este ano. Os dados do Carnaval 2023 reforçam a previsão: na maior folia de sua história, o Estado superou as expectativas de público e registou 11,6 milhões de turistas, consagrando-se como o 4º maior evento do gênero do país. A marca soma-se ao fato de Minas ter alcançado o segundo lugar dentre os destinos mais procurados por turistas no Brasil, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo.

Para a Semana Santa, o próximo feriado, a expectativa também é de alta ocupação hoteleira e grande procura pelo turismo da fé. “Turismo é experiência. Estar em uma cachoeira por aqui é muito diferente do que estar em uma cachoeira em São Paulo, por exemplo. O nosso principal atrativo, além das belezas e do patrimônio histórico/cultural, é a nossa mineiridade, nossa cozinha mineira, nosso jeito de receber… Esse crescimento da procura pelo nosso Estado é graças a isso, mas também graças ao trabalho realizado em conjunto com o governo, os municípios e empresas do setor turístico”, detalha o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

O Subsecretário de Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula e Silva, afirma que a expectativa para 2023 é de novos recordes. “Já começamos o ano muito bem, com este Carnaval que foi o maior da nossa história. Faremos o lançamento de outras políticas para continuarmos com esse crescimento de destaque de Minas Gerais”, declara.


Represa de Três Marias, potencial do turismo de pesca e esporte náutico

A consolidação de Minas como um dos principais destinos turísticos do país é fruto do trabalho em conjunto da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Instâncias de Governança Regionais (IGRs), municípios e o trade turístico.

“O êxito do nosso estado acontece, em grande parte, porque a liberdade mora em Minas. Aqui temos opções para quem gosta de curtir os eventos culturais, para quem quer participar de eventos de negócios, para quem prefere descansar, para os amantes da natureza, para os que desejam aproveitar as estâncias hidrominerais, dentre outros atrativos. Recebemos bem todo tipo de turista”, complementa o subsecretário.

Aumento de turistas e de diárias em Minas - outro dado positivo é o aumento do “room nigths”, que leva em consideração o número de diárias vendidas. A CVC estima que, em 2023, Minas tenha 144.000 “room nigths”, um acréscimo de 9% em comparação com o ano passado.

Vale destacar que, na comparação entre 2022 e 2021, o indicador já havia aumentado 2,5% na companhia de viagens. Isso significa que não apenas mais pessoas estão vindo a Minas, mas que também estão ficando mais tempo no Estado, o que impulsiona a economia local e acelera a geração de emprego e renda.

Grande potencial com público corporativo - levantamento da CVC também mostra o grande potencial mineiro para o turismo de negócios. Do total de viagens de 2022, 55% foram para esta finalidade. A grande maioria do público corporativo (60%) comprou passagens na mesma semana de embarque, e 41% ficaram uma ou duas noites.

Já o público que veio a lazer (45%) se programou mais para vir a Minas e ficou mais tempo por aqui. Grande parte (40%) adquiriu pacotes de viagem com mais de 60 dias de antecedência, e metade reservou hospedagem para duas ou três noites.

Os principais destinos vendidos pela companhia foram Belo Horizonte; Betim, Contagem e Nova Lima, na Região Metropolitana; Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei e Diamantina, entre as cidades históricas; e Araxá, Serra da Mantiqueira e Poços, entre os destinos com estâncias hidrominerais. Entre as cidades emissoras, o top 5 é ocupado por São Paulo (30%); Belo Horizonte (8,95%); Santo André (4,6%); Campinas (3,57%) e Rio de Janeiro (2,97%).

Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro 


 
Uma boa notícia para moradores e visitantes da região de Porto Seguro, litoral da Bahia! Em de abril acontecerá a 3ª edição do Festival Gastronômico Raízes, e desta vez o público participante terá mais de 80 opções de estabelecimentos para aproveitar, um recorde para o evento. O Evento acontece de 13 a 30 de abril e homenagear a culinária nordestina.

Além da sede do município, o Festival também será realizado nos distritos de Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva, garantindo não só um leque de estabelecimentos, mas também de cenários, em uma região já conhecida pelas belezas naturais, história e cultura.


Porto Seguro

Por todo o município e distritos a oferta gastronômica é diversificada - quiosques de praia, restaurantes especializados, bistrôs, comida de rua e muitos outros dividem o espaço paradisíaco, oferecendo uma gama de opções para quem não abre mão da boa gastronomia.

No Festival, que acontecerá de 13 a 30 de abril de 2023, todos estes estabelecimentos terão uma missão em comum: celebrar a rica culinária da região! Com o tema “Uma homenagem ao Nordeste”, os pratos especialmente criados para o Festival deverão valorizar técnicas, ingredientes, utensílios e modos de fazer nordestinos. São até 5 categorias de participação:  prato principal, petiscos, pizzas e lanches, sobremesas e sorvetes, e drinks.

Durante o período do Festival também acontecerão eventos paralelos como a Escola Gastronômica: espaço aberto ao público que promove atividades como aulas show, desafios gastronômicos e degustações. Há previsão ainda do Menu Raízes, menu completo em 3 tempos em restaurantes selecionados em cada localidade participante, além de eventos culturais e artísticos por toda a região.

Realização:Abrasel correalização: Sebrae, Senac e Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Para acompanhar as etapas do evento e demais informações, acompanhe o instagram oficial @raizesdeportoseguro. Instagram: @raizesdeportoseguro site: raizesdeportoseguro.com.br

Aero Service fortalece expansão

A Aero Service, empresa especializada em assessoria de viagens, desde 01 de novembro do ano passado, presta atendimento dedicado em sua base própria no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais. O trabalho funcionar de segunda a sexta das 8hs às 17hs e aos finais de semana mediante agendamento. Matheus Aquino e Joseane Santos, da Aero Service estiveram em Belo Horizonte visitado as bases no BH Airport, os principais agentes e parceiros de Belo Horizonte, e já firmou parcerias importantes para um trabalho complementar de atendimento. A Aero Service deve filiar-se à Abav-MG e deverá, em breve, fornecer preços especiais e condições super diferenciadas aos associados. Os executivos da empresa foram recebidos pelo Presidente da Abav-MG, Peter Mangabeira, na sede da ABAV MG.


Secretário Leônidas Olivera em reunião com Matheus Aquino e Joseane Santos, da Aero Service

A empresa esteve com o secretário de Cultura e Turismo do estado de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, afirmando o comprometimento de continuar investindo de maneira agressiva em todo o estado. As próximas visitas serão em Uberlândia, Divinópolis e nos aeroportos da região norte do estado, onde a demanda tem aumentado de maneira exponencial. Desde novembro de 2022 a Aeroservice já prestou atendimento dedicado para mais de 2.500 passageiros e espera triplicar esse número até o segundo semestre desse ano.

“O serviço da Aero Service consiste em uma melhoria para o passageiro. A gente é um braço da agência de viagem e a partir do momento que a agência contrata o nosso serviço, eles sabem que a gente vai dar uma segurança maior na viagem para o passageiro”, diz Matheus Aquino, diretor executivo da Aero Service. Ele também informa que Uberlândia, Divinópolis, e aeroportos do norte de Minas Gerais ganharão em breve atendimento dedicado e exclusivo. “A ideia é abrir novas vagas e ampliar nosso serviço para todo o estado. Em Confins o crescimento representa algo em torno de 47% desde a abertura oficial em novembro passado”, completa.

O responsável pelo atendimento local é Ivan Luís da Silva, ex-funcionário da Azul, que atua como atendente auxiliando no embarque e desembarque de passageiros, além de outros procedimentos, como avaliação de documentação, check in antecipado de voos e principalmente atendimento as necessidades de clientes idosos e outros com mobilidade reduzida.

Mais informações sobre a empresa através do telefone (11) 2382-6089, do site aeroservice.tur.br e do instagram @aeroservice

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63, informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

 

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário