domingo, 5 de março de 2023

Governo do Tocantins apresentará projeto ‘Foco no Fogo’ em Conferência Internacional em Portugal

Evento tem o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação internacional no manejo de queimas florestais

Foco no Fogo  no ano passado alcançou mais de 12 mil pessoas, nas visitas a cerca de 4 mil propriedades rurais, em 43 municípios. Foto: Semarh/Governo do Tocantins

O Projeto Foco no Fogo, uma importante ação do Governo do Tocantins desenvolvida por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e que conta com diversas instituições parceiras, será apresentado durante a 8ª Conferência Internacional do Fogo  (IWFC), a ser realizada  na cidade de Porto, em Portugal,  nos dias 22 e 23 de maio. Promovido pelo Comitê Internacional de Ligação (ILC), o evento tem o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação internacional no manejo de queimas florestais.

O encontro terá a participação de gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas e contará com atividades como o debate e a divulgação de trabalhos sobre os impactos do fogo em comunidades. Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, a participação do Tocantins em um evento deste nível, no qual estarão reunidos instituições governamentais e empresariais do mundo todo para discutir e apresentar soluções e novas tecnologias no combate aos incêndios florestais, representa um ganho muito grande para o Estado.

“O Governo do Tocantins está empenhado em realizar uma melhor gestão no combate e prevenção aos incêndios florestais,  reforçado pelos compromissos internacionais, e desta forma, vamos ter a oportunidade de ver como os países tem se comportado em relação ao controle e combate aos incêndios florestais,  e,  desta forma, trazer novas técnicas para serem replicadas aqui no Tocantins””, afirmou o gestor.

Foco no Fogo

O projeto Foco no Fogo,  lançado em 2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares, bem como pelos incêndios florestais, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde da população.

A Secretária Executiva da Semarh, Karynne Sotero, destaca que o projeto contribuiu com a etapa das ações de prevenção do Comitê do Fogo do Tocantins, alcançando mais de 12 mil pessoas, nas visitas a cerca de 4 mil propriedades rurais, em 43 municípios. “A gente vai ter a oportunidade de aprimorar ainda mais baseado nas experiências exitosas de outros países que estarão participando do evento, além de poder estar mostrando para  o mundo todo este importante projeto de educação e prevenção do fogo que se tornou referência no país”, afirmou.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, ressalta que “a participação  do Tocantins no IWFC é  muito importante porque o estado vai ter a oportunidade de ver o que os outros países estão desenvolvendo na área de educação ambiental preventiva para refoçar ainda mais as nossas ações”.

Delegação

O nome dos servidores da Semarh que compõem a delegação foi publicado no Diário Oficial do Tocantins (DOE) desta sexta-feira, 3. São eles: Erliette Gadotti Fernandes Varanda, Diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade; Karynne Sotero Campos, Secretária Executiva;  Katiuscya  Barbosa Chaves Cintra, Assessora Especial do Gabinete do Governador; Robson Simões Corrêa, Gerente de Gestão de Água, Esgoto e Drenagem Urbana;  Thays Kelly Marinho Lopes, Gerente de Educação Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário