sexta-feira, 26 de junho de 2026

Exposição “20 Mulheres de História: A Travessia do Cuidado” no Palácio das Artes

Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira

O Servas inaugura, neste dia 26 de junho, sexta-feira, às 18h30, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a exposição “20 Mulheres de História: A Travessia do Cuidado”.

Sarah  Kubitschek

A mostra integra o programa comemorativo dos 75 anos da instituição, idealizado e presidido por Christiana Renault, presidente do Servas.

A exposição dá continuidade ao programa lançado no dia 15 de junho, no Palácio da Liberdade, com o livro homônimo. Se o livro organiza a dimensão histórica e editorial da iniciativa, a exposição transforma essa memória em experiência audiovisual, documental e imersiva, aproximando o público da trajetória do Servas e das 20 mulheres que estiveram à frente da instituição.

Na abertura da exposição, também será lançado o catálogo referencial do programa e será assinada a portaria conjunta entre o Arquivo Público Mineiro, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e o Servas para criação do Programa Permanente de Salvaguarda da Memória do Servas.

A iniciativa institui uma política continuada de proteção, organização, preservação e acesso ao acervo histórico, documental e simbólico da instituição.

Logo após a abertura da exposição, será realizado o concerto comemorativo dos 75 anos do Servas, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais e participação especial de Marcus Viana. A apresentação integra a dimensão artística das comemorações e reforça a relação entre memória, cultura, cuidado e celebração pública.

Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até o dia 26 de julho. Concebida em linguagem audiovisual contemporânea, reúne vídeos históricos, painéis digitais, projeções documentais, fotografias ampliadas, depoimentos institucionais e linhas do tempo visuais, compondo uma experiência imersiva que traduz a história do Servas em narrativa acessível à sociedade.

O catálogo referencial constitui uma publicação própria dentro do programa, distinta do livro e da exposição. Enquanto o livro sistematiza a pesquisa histórica sobre a trajetória do Servas, e a exposição traduz essa memória em experiência audiovisual e expográfica, o catálogo registra, organiza e referencia conteúdos, documentos e elementos conceituais vinculados à mostra e à memória institucional.

A curadoria da exposição é de Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e a expografia é da Greco Design.

Para a presidente do Servas, Christiana Renault, a exposição amplia o alcance público do trabalho de preservação da memória institucional iniciado com o livro.

Foto: Matheus Guerra

“A exposição permite que a memória do Servas seja vivida como experiência. Ela aproxima o público das mulheres que construíram essa trajetória e mostra como o cuidado se tornou, ao longo de 75 anos, uma força institucional em Minas Gerais.”

“Livro, exposição, catálogo, medalha, concerto e salvaguarda fazem parte de um mesmo gesto: reconhecer o que foi construído, proteger essa memória e compartilhá-la com a sociedade. Celebrar os 75 anos do Servas é também cuidar do futuro da instituição.” — Christiana Renault

O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destaca que a iniciativa valoriza uma dimensão essencial da história social mineira.

“Ao celebrar os 75 anos do Servas, Minas Gerais reconhece uma trajetória construída por mulheres  que transformaram o cuidado em presença pública e compromisso institucional. Preservar essa memória é também valorizar aquilo que o Estado tem de mais humano: a capacidade de amparar, incluir e construir redes de solidariedade.” — Mateus Simões

O curador da exposição, Leônidas Oliveira, destaca que a assinatura da portaria conjunta amplia o alcance institucional das comemorações.

“As celebrações são importantes porque reconhecem uma trajetória, mas a criação de uma política permanente de salvaguarda garante que essa memória não volte ao vazio. Ao proteger documentos, registros e narrativas, especialmente a história dessas mulheres, o Servas transforma comemoração em permanência e memória em patrimônio público.” — Leônidas Oliveira

A coordenadora do projeto, Danusa Carvalho, da Casulo Cidadania, destaca o caráter público da iniciativa.

“Mais do que apresentar uma trajetória, a exposição constrói uma leitura pública sobre o cuidado em Minas Gerais. É um trabalho que parte da memória para organizar sentido, reconhecendo o papel das mulheres e transformando essa história em experiência acessível e compartilhada com a sociedade.”

A mostra reconhece o protagonismo das presidentes que conduziram o Servas e contribuíram para consolidar práticas de solidariedade, assistência, mobilização social e atenção à população mineira. São elas: Sarah Gomes de Lemos Kubitschek (em memória), Lia Portocarrero de Albuquerque Salgado (em memória), Francisca Tamm Bias Fortes (em memória), Berenice Catão de Magalhães Pinto (em memória), Coracy Uchoa Pinheiro (em memória), Marina de Freitas Pacheco (em memória), Minervina Sanches de Mendonça (em memória), Cybele Pinto Coelho (em memória), Latife Haddad Pereira dos Santos (em memória), Risoleta Guimarães Tolentino Neves (em memória), Édila Aida de Andrade Couto (em memória), Maria Lucia Mendonça Cardoso, Maria Coeli Memória Porto, Heloísa Maria Penido de Azeredo, Andrea Neves da Cunha, Célia Pinto Coelho, Carolina de Oliveira Pimentel, Aléxia Rodrigues de Paiva Brant, Elizabeth Jucá e Mello Jacometti e Christiana Noronha Renault de Almeida.

Exposição “20 Mulheres de História: A Travessia do Cuidado”

Data de abertura: 26 de junho

Horário: 18h30

Aberta ao público até 26 de julho

Local: Foyer do Palácio das Artes — Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte

Ficha técnica da exposição

Concepção e presidência do programa comemorativo dos 75 anos do Servas: Christiana Renault

Curadoria da exposição: Leônidas Oliveira

Coordenação geral: Danusa Carvalho — Casulo Cidadania

Direção de arte, diagramação e expografia: Greco Design

Produção: Luiza Jucá — Casulo Cidadania

Coordenação de conteúdo: Lilian Lobato

Pesquisa: Ana Amélia Arantes, Iana Coimbra e Luiza Jucá

Texto do livro e narração do documentário: Iana Coimbra

Revisão: Caroline Poletto Morais

Documentário: Mariana Borges — MB Produções Audiovisuais

Direção de fotografia: Carolina Silva

Finalização: Limonada Audiovisual

Trilha sonora: Tattá Spalla

Assessoria de imprensa: Luz Comunicação - Jozane Faleiro 

Acessibilidade: Acessibiliza Comunicação 

Gestão: Janaína Silva e Luciene Faria

Concerto comemorativo dos 75 anos do Servas

Data: 26 de junho, após a abertura da exposição

Com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Minas Gerais e participação especial de Marcus Viana

O projeto é viabilizado com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realizado pela Casulo Cidadania, em parceria com o Servas, Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e Circuito Liberdade.

Com investimentos em novos espaços de eventos Intercity BH Expo comemora 10 anos

Casamentos intimistas, celebrações familiares e eventos corporativos estão impulsionando a demanda por eventos na hotelaria. A possibilidade de reunir hospedagem, segurança, gastronomia, infraestrutura e serviços em um único local tem atraído cada vez mais clientes em busca de praticidade, conforto e uma experiência completa para anfitriões e convidados. De olho nesse movimento, especialmente no crescimento de eventos como pequenas reuniões e casamentos (mini weddings), o Intercity BH Expo, maior hotel da rede Intercity no Brasil e terceiro maior empreendimento hoteleiro de Belo Horizonte, celebra seus 10 anos e projeta a implantação do Centro de Convenções BH Expo, um novo espaço multiuso voltado a eventos sociais e corporativos. Com previsão de entrega até março de 2027, o novo projeto de expansão, que marca um novo ciclo na trajetória do empreendimento e integra as comemorações pelos seus 10 anos, será apresentado oficialmente ainda este mês durante um evento exclusivo para clientes, parceiros e representantes da Rede Intercity de diversas regiões do país.

Com investimento superior a R$ 2 milhões, o projeto do Centro de Convenções BH Expo está em fase de aprovação junto à Prefeitura de Belo Horizonte, Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, com previsão de entrega para março de 2027. A nova estrutura será implantada em uma área atualmente ocupada por parte do estacionamento do hotel e ampliará a capacidade do empreendimento para receber desde mini weddings e celebrações sociais até feiras, convenções, lançamentos de produtos, eventos culturais e encontros corporativos de médio porte.

Com pé-direito de seis metros, integração direta à estrutura do hotel e capacidade para até 300 pessoas, o novo Centro de Convenções BH Expo foi projetado para ampliar significativamente a operação de eventos do Intercity BH Expo. Com aproximadamente 440 m², a nova área praticamente dobrará a capacidade atual destinada a eventos, permitindo ao empreendimento receber simultaneamente diferentes formatos de encontros sociais, corporativos e institucionais. O espaço contará ainda com infraestrutura de automação, recursos audiovisuais e tratamento acústico planejado para garantir mais conforto, qualidade sonora e flexibilidade operacional. A expansão amplia o portfólio de espaços do hotel e acompanha a evolução de um mercado que demanda ambientes cada vez mais versáteis, modernos e preparados para múltiplas configurações.

Segundo Rodrigo Cançado, diretor do Intercity BH Expo, o investimento representa um novo ciclo para o empreendimento. "Chegamos aos 10 anos em um momento de maturidade e crescimento. O hotel consolidou sua relevância no mercado e continua evoluindo junto com as necessidades dos clientes. Essa ampliação é uma resposta direta à demanda por espaços mais flexíveis e preparados para diferentes formatos de eventos. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o posicionamento do Intercity BH Expo como uma das principais referências em hospitalidade e eventos da Grande Belo Horizonte", afirma.

Outro diferencial do novo Centro de Convenções BH Expo será sua versatilidade. Projetado para receber desde feiras, convenções e encontros corporativos até experiências gastronômicas especiais, o espaço permitirá a realização de eventos com operações independentes de alimentos e bebidas, como churrascos premium e fogo de chão, sem impactar a cozinha principal do hotel. A proposta é oferecer mais flexibilidade aos organizadores, ampliar as possibilidades de personalização e posicionar o empreendimento como uma opção ainda mais completa para eventos de médio porte em Belo Horizonte.

Eventos sociais impulsionam expansão - A aposta do Intercity BH Expo acompanha uma tendência já observada no mercado e na própria operação do hotel. Segundo pesquisa do DataEventos, casamentos, aniversários e formaturas já representam 64,2% do mercado de eventos em Minas Gerais. O movimento também se reflete no empreendimento, que registrou crescimento de cerca de 10% na procura por mini weddings, batizados e celebrações intimistas no último ano.

Rodrigo Cançado comenta que mais do que espaços para eventos, o perfil do cliente atual busca experiências completas. O público tem valorizado celebrações para grupos menores, mais acolhedoras e personalizadas, em ambientes que ofereçam conforto, gastronomia diferenciada e atendimento especializado.

Rooftop.

Para atender esse perfil, o Intercity BH Expo conta com diferentes opções de espaços, como o Rooftop, que oferece vista panorâmica de Belo Horizonte, e a área privativa do Restaurante Libertas, voltada para encontros mais exclusivos.

O Espaço Essência, um ambiente intimista voltado para reuniões de pequeno porte, cafés corporativos e celebrações mais reservadas. A futura Arena Multiuso complementará esse portfólio, ampliando a capacidade do hotel para receber tanto eventos sociais quanto feiras, convenções e encontros corporativos de médio porte. “Percebemos uma mudança clara no comportamento dos clientes, que buscam experiências mais personalizadas e ambientes que proporcionem exclusividade sem abrir mão da estrutura e dos serviços de um grande hotel. Nossa proposta é justamente oferecer essa combinação entre hospitalidade, gastronomia, segurança e eventos”, afirma Rodrigo Cançado, diretor do Intercity BH Expo.

Para celebrar os 10 anos de operação e apresentar o projeto de expansão do Centro de Convenções BH Expo, o Intercity BH Expo promoverá uma celebração exclusiva para clientes, parceiros estratégicos, fornecedores e representantes da Rede Intercity de diversas regiões do Brasil. O evento, fechado para convidados e realizado na área onde será implantado o novo espaço, reunirá importantes nomes dos setores de hotelaria, turismo, eventos e negócios em uma noite de relacionamento e celebração.

Com o tema Arraiá de São João, o encontro fará uma homenagem à cultura mineira por meio da gastronomia, da música e de experiências que traduzem a hospitalidade característica do estado. A proposta é celebrar a trajetória construída ao longo da última década e reconhecer a contribuição de parceiros que fazem parte da história do empreendimento, hoje consolidado como uma das principais referências em hotelaria e eventos de Minas Gerais.

Em 10 anos de operação, o Intercity BH Expo recebeu mais de 1 milhão de hóspedes do Brasil e do exterior e realizou mais de 2 mil eventos entre convenções, feiras, treinamentos, encontros corporativos e celebrações sociais. Na área de Alimentos e Bebidas, são cerca de 140 mil refeições servidas anualmente.

Hoje, o empreendimento conta com 281 apartamentos, quatro salas de eventos com capacidade para até 500 pessoas, rooftop, espaços gastronômicos, coworking e estrutura completa para hospedagem e eventos.

“Chegar aos 10 anos com mais de 1 milhão de hóspedes e mais de 2 mil eventos realizados demonstra a confiança do mercado no nosso trabalho. Esses resultados reforçam nosso compromisso de continuar investindo e evoluindo para atender às novas demandas dos clientes”, finaliza o diretor do Intercity BH Expo.

Informações

https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-belo-horizonte/hotel-intercity-bh-expo

PIC empossa nova diretoria

O Pampulha Iate Clube (PIC) realizou, no dia 18 de junho, a cerimônia de posse de sua nova Diretoria Executiva para o biênio 2026–2028. Na oportunidade, deu posse aos novos membros do Conselho Fiscal e Deliberativo e aos conselheiros que se tornaram Natos. O evento reuniu associados, ex-presidentes, conselheiros, familiares, gestores e colaboradores em uma solenidade marcada pela emoção, pelo reconhecimento da trajetória do Clube e pela celebração de um novo ciclo administrativo.

À frente da nova gestão está Wilson Alvarenga de Oliveira Filho, que retorna à Presidência do PIC após ter comandado a instituição entre 2018 e 2022. Nos últimos quatro anos, exerceu a Presidência do Conselho Deliberativo e integrou o Conselho Consultivo do Clube.

Natural de Barão de Cocais (MG), Wilson Alvarenga é empresário, fazendeiro e administrador de empresas. Casado com Maria Lúcia de Araújo Alvarenga, é associado do PIC desde 1998. Sua história com o Clube, entretanto, teve início há quase quatro décadas, quando atuou nas áreas de Recursos Humanos e Financeira. Posteriormente, assumiu a Vice-Presidência Fiscal e Financeira, tornou-se Conselheiro Nato e consolidou uma trajetória marcada pelo compromisso e pela dedicação à instituição.

Ao assumir novamente a Presidência, Wilson Alvarenga reafirmou seu compromisso com o trabalho desenvolvido, pautado pela responsabilidade administrativa, pela valorização do quadro associativo e pelo fortalecimento da posição do PIC como uma das mais importantes entidades sociais, esportivas e recreativas de Minas Gerais.

Em seu discurso de posse, o presidente emocionou os presentes ao recordar sua trajetória no Clube e destacar a importância dos associados para o futuro da instituição. “Hoje tenho a felicidade e a honra de ser empossado novamente como presidente do Pampulha Iate Clube. São quase 40 anos de dedicação a esta instituição, que se tornou parte da minha vida e da história da minha família. Ao longo dessa caminhada, tive a oportunidade de servir ao Clube em diferentes funções, desde a área administrativa até a Presidência do Conselho Deliberativo e a Presidência do PIC. Cada experiência me ensinou algo valioso e fortaleceu ainda mais meu compromisso com esta instituição”, enfatizou.

“Retorno à Presidência com a convicção de que a experiência acumulada ao longo desses anos pode contribuir para que o Clube continue crescendo, se modernizando e ampliando sua relevância, sempre preservando os valores que construíram sua história. Acima de tudo - afirmou ele -  volto motivado a trabalhar pelos associados, que são a verdadeira razão de existir do PIC. É por eles que dedicamos nossos esforços, nossos projetos e nossa dedicação diária.

Para finalizar, o novo presidente disse que recebe esta missão com muita responsabilidade, entusiasmo e gratidão. “Espero corresponder à confiança que me foi depositada e conduzir uma gestão marcada pelo diálogo, pela união, pela inovação e por importantes conquistas para o nosso Clube.”

Fotos: Equipe Túlio Barros

Diretoria Executiva do Pampulha Iate Clube – PIC

Biênio 2026–2028

Presidente
Wilson Alvarenga de Oliveira Filho

Vice-Presidente da Área de Saúde Jamil Nahass

Vice-Presidente Comercial João Henrique Franco Garcia

Vice-Presidente de Esportes 1 Pedro Eduardo Pimenta Cortez Vice-Presidente de Esportes 2 Carlos Augusto Moreira

Vice-Presidente Fiscal e Financeiro Arnaud Gazzi e Veiga

Vice-Presidente Jurídico, de Secretaria e de Recursos Humanos Ricardo Scalabrini Naves

Vice-Presidente de Obras Carlos Roberto Rodrigues Teixeira

Vice-Presidente de Operações Hudson Venâncio

Vice-Presidente Social Cláudio Roberto Ferreira Gontijo

Vice-Presidente de Tecnologia da Informação Marcos Alverni Nannetti

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 

informações para sergio51moreira@bol.com.br

 







 










sexta-feira, 19 de junho de 2026

Dia do Cinema Brasileiro: atuação de Eduardo Gomes no PL do Streaming promete injetar recursos no cinema em todo o Brasil

Celebrado oficialmente em 19 de junho, o Dia do Cinema Brasileiro é uma homenagem às primeiras imagens em movimento capturadas e produzidas no país pelo cineasta italiano Afonso Segreto, a bordo do navio Brésil, em 1898, registrando a chegada à Baía de Guanabara.

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) atua fortemente no fomento do cinema tocantinense por meio da relatoria de projetos de lei estruturantes e da destinação de verbas para o setor. Na foto, ao lado da cineasta tocantinense Eva Pereira.

Hoje, a regulamentação do mercado de vídeo sob demanda no Brasil ganhou um forte componente regional com a atuação do senador Eduardo Gomes (PL-TO). Como relator do Projeto de Lei do Streaming (PL 2.331/2022) no Senado Federal, o parlamentar lidera as negociações que prometem garantir investimentos bilionários para o setor e, simultaneamente, fortalecer a produção audiovisual independente em todo o país, com reflexos diretos no Tocantins.

Na prática, o trabalho do senador se concentra em três frentes principais que impactam a cultura e a economia local:

1. O marco regulatório e o Fundo Setorial

Na relatoria do PL 2.331/2022, Eduardo Gomes tem coordenado a articulação entre o Governo Federal, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e os grandes players da indústria do setor. O objetivo central da proposta é a unificação das alíquotas de cobrança das plataformas. A expectativa é que a medida injete mais de R$ 1,5 bilhão por ano no Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), beneficiando diretamente criadores e produtoras de médio e pequeno porte em estados do Norte, como o Tocantins.

2. Descentralização e diálogo regional

Para garantir que as especificidades locais não sejam engolidas pelas grandes produções do eixo Sul-Sudeste, o senador mantém um canal direto de diálogo com a Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV) e com cineastas da região. Em reuniões frequentes, os produtores tocantinenses buscam alinhar demandas prioritárias à legislação federal, cobrando maior segurança jurídica, a garantia dos direitos de propriedade intelectual e a descentralização efetiva dos recursos de fomento.

3. Emendas e leis de incentivo

Além da atuação legislativa de longo prazo, o gabinete do parlamentar atua na articulação imediata de verbas federais para o estado. Recursos provenientes de mecanismos como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura têm sido viabilizados para o Tocantins. Na ponta do processo, esses repasses financiam festivais locais, curtas, longas-metragens e documentários. O fortalecimento da cena já projeta o cinema tocantinense nacionalmente, abrindo espaço para indicações de obras da região ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

O Barulho da Noite

O filme O Barulho da Noite, que contou com apoio total do senador Eduardo Gomes para sua realização, é o maior fenômeno e orgulho do cinema tocantinense. Escrito e dirigido pela cineasta Eva Pereira, o longa-metragem fez história ao ser a primeira produção rodada no estado a competir no Festival de Cinema de Gramado.

O reconhecimento da obra ultrapassou as fronteiras regionais e chegou a festivais internacionais, destacando a força do audiovisual nortista. Entre as principais premiações estão:

* Melhor Longa-Metragem, Roteiro e Atriz (Emanuelle Araújo) no LABRFF, nos Estados Unidos.

* Melhor Filme de Ficção no Agenda Brasil (Festival Internazionale di Cinema Brasiliano), em Milão.

* Melhor Filme no Inffinito Brazilian Film Festival, em Miami.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Park Hotel Recife, excelente localização e conforto para sua estada na capital Pernambucana

Localizado ao lado da Pracinha de Boa Viagem a apenas 3,4 km do aeroporto do Recife, o Park Hotel tem localização privilegiada, cercado pela beleza natural da Praia de Boa Viagem, próximo aos principais centros empresariais, de atrações turísticas e de excelentes opções gastronomicas.

Você se sente em casa e seguro logo na chegada ao Park Hotel Recife. O preparo da recepção e o aconchego do lobby lhe deixa à vontade. Logo à esquerda da entrada do hotel fica o restaurante, onde é servido o café da manhã, e oferta pratos à la carte de qualidade e preços honestos.

Pracinha de Boa Viagem. Francisco Andrade/Secretaria de Turismo de Pernambuco

Curtir o artesanato da feira permanente da Pracinha de Boa Viagem, a comida simples da feira gastronômica situada ao lado do hotel e frequentar restaurantes de primeira linha que ficam nas proximidades do hotel, aumentam sua experiência e a sensação de prazer em estar no Recife.

O Park Hotel dispõe 193 apartamentos modernos e aconchegantes, disponibilizando também piscina com linda vista panorâmica no rooftop, academia, amplo restaurante climatizado e lobby bar que garantem deliciosos momentos de lazer, além de internet sem fio gratuita aos hóspedes.

A estrutura para eventos do hotel é um dos mais completos de Recife, com 10 salões de convenções, business center no lobby do hotel e todo apoio necessário de equipamentos e serviços para fazer de seu evento um sucesso.

Acomodações

Standart - Localizado nas laterais do hotel, o apartamento standard acomoda até duas pessoas confortavelmente.
Equipado com duas camas de solteiro ou uma cama casal.

Standart família - O standard família tem dois ambientes e acomoda até quatro pessoas. Equipado com uma cama de casal em um dos ambientes e duas camas de solteiro no outro ambiente. Não possui vista para o mar.

Luxo - Com vista para a praia de Boa Viagem, o apartamento luxo acomoda até quatro pessoas confortavelmente. Equipado com quatro camas de solteiro ou uma cama casal e duas camas de solteiro.

Suíte - Com vista para a praia de Boa Viagem, a suíte tem dois ambientes e acomoda até duas pessoas.
Equipado com uma cama casal e um sofá na antessala.

Eventos - A área de eventos do Park Hotel é ideal para a realização de reuniões, palestras, congressos, seleções, treinamentos, eventos sociais e outros. O hotel possui 10 salões de convenções com diversos tamanhos e estrutura de apoio e serviço adequados para todos os tipos de eventos. Estão disponíveis equipamentos como flip-chart, quadro branco, tela, sonorização e outros (conforme consulta e disponibilidade).

Serviços oferecidos

Coffee break, almoço, jantar, coquetel, brunch, serviço de chá, café da manhã e outros.

Localização

O Park Hotel fica localizado próximo a polo médico; polo judiciário; polo gastronômico; aeroporto  do Recife (3,4km); Shopping Recife (2,9k)km); Shopping Riomar (6,5km); Centro de Convenções (14,7km); Recife antigo (10,8km) Olinda )20,4 km); Praias litoral sul/norte (50/55 km).

Reservas - +55 81 2122 4601

https://park.com.br/

@parkhotelrecife


Festival Viola Caipira de São Lourenço - MG

Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira

Contagem regressiva para o 3º Festival Viola Caipira – O Som das Minas Gerais, que será realizado entre os dias 9 e 12 de julho de 2026, na Praça João Lage, em São Lourenço, no Sul de Minas.

O evento chega à terceira edição consolidado no calendário cultural da cidade e promete reunir artistas, moradores e turistas em torno da música raiz e da valorização da cultura mineira.

O 3º Festival Viola Caipira – O Som das Minas Gerais tem patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais / Descentra Cultura, conta com apoio do IEPHA, Prefeitura Municipal de São Lourenço, Secretaria de Turismo e Cultura, Carrossel e Villela Campos. É realizado pelo Governo de Minas e pela empresa Realiza Minas. A Cemig é a maior incentivadora da cultura no estado de Minas Gerais.

O apoio do Governo de Minas e da Cemig reforça o compromisso com a valorização da cultura popular, incentivando iniciativas que preservam as tradições mineiras e fortalecem os artistas da música raiz em diferentes regiões do estado.

As inscrições estarão abertas de 20 de maio de 2026 até 25 de junho de 2026, às 23h59, e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço: realizaminas.com.br/festivalviolacaipira/. A participação é gratuita e destinada a duplas interessadas em mostrar talento e manter viva a tradição da viola caipira. A lista dos selecionados será divulgada no dia 29 de junho de 2026.

Criado com o objetivo de promover a cultura musical da viola caipira, o festival busca resgatar, preservar e difundir saberes, linguagens e expressões ligadas a esse importante patrimônio imaterial de Minas Gerais. A proposta é fortalecer a identidade cultural do estado e abrir espaço para novos intérpretes e instrumentistas do gênero.

Cada participante poderá inscrever até duas músicas, desde que estejam inseridas no cancioneiro raiz da viola caipira, no formato de dupla. As apresentações poderão ocorrer em duas formações: viola caipira, violão, voz 1 e voz 2, ou duas violas caipiras, voz 1 e voz 2. Serão avaliados critérios como afinação, desempenho instrumental, interpretação no estilo da viola caipira e entrosamento da dupla.

As fases eliminatórias serão realizadas nos dias 10 e 11 de julho de 2026, em São Lourenço (MG), na Praça João Lage, Centro. Já a grande final acontecerá no dia 12 de julho de 2026. Ao todo, o festival distribuirá R$16.500,00 em premiação, além de troféus aos finalistas.

O primeiro lugar receberá R$7 mil, seguido de R$4 mil para o segundo colocado, R$3 mil para o terceiro, R$1,5 mil para o quarto lugar e R$1 mil para o quinto colocado. A premiação reforça o incentivo aos artistas e o compromisso do festival com a valorização da música de raiz.

Um dos grandes diferenciais desta edição será o apoio oferecido às duplas classificadas. A Comissão Organizadora disponibilizará hospedagem em apartamento duplo, com café da manhã no hotel e uma refeição (jantar), em hotéis credenciados da cidade de São Lourenço.

As 30 duplas classificadas para participação no festival receberão uma diária de hospedagem cortesia, em apartamento duplo, com café da manhã e jantar inclusos. Já as cinco duplas classificadas na eliminatória do dia 10 de julho terão direito a duas diárias de hospedagem, entre os dias 10 e 12 de julho. As cinco duplas classificadas na eliminatória do dia 11 de julho terão direito a duas diárias, entre os dias 11 e 13 de julho de 2026.

Os hotéis e pousadas serão definidos exclusivamente pela Comissão Organizadora, não cabendo aos participantes solicitar alteração de hospedagem, categoria de acomodação ou substituição do benefício concedido.

De acordo com a diretora da Realiza Minas, Rebecca Geyerhahn Cortês, a terceira edição demonstra a força e a continuidade do projeto cultural em São Lourenço.

“Chegar ao terceiro ano consecutivo mostra que o Festival de Viola Caipira já se tornou uma tradição da cidade. A cada edição percebemos o carinho do público e o interesse crescente dos artistas. Queremos novamente ver a praça cheia, com famílias emocionadas e celebrando esse patrimônio tão importante para Minas Gerais”, destaca.

Rebecca ressalta ainda que o festival também impulsiona o turismo e a economia local. Segundo ela, a expectativa é receber visitantes de diversas cidades, movimentando hotéis, restaurantes, comércio e gerando emprego e renda para a população durante os dias de evento.

“Com apoio do Governo de Minas e patrocínio da Cemig, o festival também se consolida como importante ferramenta de desenvolvimento cultural, turístico e econômico para o Sul de Minas, ampliando o acesso da população às manifestações tradicionais da cultura mineira.”

Além da competição musical, a programação contará com shows culturais, apresentações de orquestras de violeiros, praça de alimentação com comidas típicas mineiras e de boteco, além de atividades ligadas à cultura da viola e à valorização das tradições mineiras.

A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar e acolher a cultura mineira em toda a sua diversidade.

Os projetos e atrações patrocinados pela Cemig têm o objetivo de beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Ao investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais, a Cemig contribui para dar vida à arte, refletindo o posicionamento da companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.

Informações e inscrições

realizaminas.com.br/festivalviolacaipira/

Travel Next Minas impulsiona o turismo


Travel Next Minas 2025 – Foto: Anderson Gradischer

A cerca de três meses de sua realização, a Travel Next Minas 2026 já ultrapassa a marca de 90% da área comercializada, consolidando um desempenho superior ao registrado no mesmo período da edição anterior. O resultado reforça o crescimento da feira e a ampliação do interesse do mercado turístico nacional em participar de um dos principais encontros de negócios do setor no Brasil.

Travel Next Minas será no Expominas

O avanço na comercialização também reflete o aumento no número de empresas expositoras confirmadas para a edição de 2026, fortalecendo a diversidade de segmentos representados no evento — que reúne destinos, operadoras, hotelaria, cruzeiros, tecnologia, mobilidade, experiências de luxo e diferentes nichos do turismo.

Com o cenário positivo, a organização da feira também anuncia uma novidade para este ano: no dia 12 de agosto, a abertura da Travel Next Minas será realizada às 11h para expositores, autoridades convidadas e imprensa. Para os demais públicos, o acesso ao evento será liberado a partir das 13h.

A Travel Next Minas 2026 será realizada nos dias 12 e 13 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte , reunindo os principais players do turismo nacional em uma programação voltada à geração de negócios, capacitação e integração do setor. 

Mais informações estão disponíveis no site https://travelnext.com.br/

Em Monte Sião: Festas juninas e Brasil em Campo

Em junho o evento ocorre todos os dias, de segunda a quarta com apresentações juninas das escolas municipais, quinta com o tradicional “Double Chopp”, e de sexta a domingo repleto de atrações: destaques da semana para Bee Gees Forever e Transmissão do jogo do Brasil x Marrocos

Saiba mais: Instagram: @turismomontesiaomg 

Desde 1º de maio o Festival acontece em seu recinto e configuração definitiva, ocupando a Alameda coberta da Praça Prefeito Mário Zucato onde reúne 6 operações de gastronomia pica mineira, lounges instagramáveis, iluminação temá ca, aquecedores e mais de 400 lugares sentados para garan r o conforto do munícipe e turistas. Considerado como um dos principais eventos culturais e turís cos do Sul de Minas Gerais, o evento consolida Monte Sião — conhecida como Capital Nacional da Moda em Tricô — como des no de inverno, gastronomia, música e entretenimento. 

Desde os anos 2000 o Festival cumpre com sua estratégia de fortalecer o turismo durante o inverno e ampliar o fluxo de visitantes que já procuravam a cidade pelas malharias e pelo comércio de tricô. Ao longo dos anos, deixou de ser apenas um conjunto de shows de inverno e passou a se transformar em um fes val mul cultural de longa duração, fortalecendo a economia local, impulsionando o comércio, o turismo e gerando empregos diretos e indiretos em diversos setores. Hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lojas, malharias, artesãos e prestadores de serviços são beneficiados com o aumento da circulação de turistas durante toda a temporada. 

Com público histórico de milhares de visitantes todos os anos, o fes val ganhou destaque desde 2025 na programação cultural e turís ca da nova gestão, produzido com robustez e se destacando na região com visibilidade ampliada como destino turístico.

Com foco na valorização da cultura, do esporte e da economia, a secretaria responsável pela gestão do evento investe em realizações concomitantes como:

ESPORTE: Kenda Cup – O maior desafio de Mountain Bike do Brasil realiza a 2ª etapa com o Circuito Monte Sião, entre os dias 16 e 17 de maio 

ECONOMIA: FENAT — Com início programado para o dia 30 de maio, a Feira Nacional da Moda em Tricô é o evento mais importante para o setor de malharias e da moda no município 

EDUCAÇÃO E CULTURA: Concentração das apresentações juninas das escolas do município durante todo o mês de junho, mantendo a tradição viva, omizando o invesmento municipal no aproveitamento da ampla estrutura já desenvolvida.  Movida pela valorização e incen vo a ar stas locais e regionais, a programação carrega mais de 150 shows distribuídos em sua programação.

Com destaque para a agenda deste final de semana, confira o que te espera: 

ATRAÇÕES CULTURAIS 

Quinta-feira (11/06) 18h: CRISTIANO REIS Sexta-feira (12/06) 21h: BEE GEES FOREVER Sábado (13/06) 12h: GRUPO AMIGOS DA VIOLA  15h30: VIVART 

19h: TRANSMISSÃO DO JOGO DA COPA: BRASIL X MARROCOS 

21h: SAMBA DO DIGÃO 

Domingo (14/06) 12h: PATY & ISA  

15h30: IRMÃOS TOLEDO E BANDA 

 20h: PAGODIN COM OS PARÇA’S ÁREA KIDS Infláveis com cobrança de ingresso (sábado e domingo), no entorno do coreto

O festival segue até 26 de julho com programação variada. na Praça Prefeito Mário Zucato - Avenida Presidente Getúlio Vargas, Monte Sião.

A entrada é gratuita. Pets são bem-vindos. 

Realização: Prefeitura Municipal de Monte Sião por meio da Secretaria de Industria, Comercio, Esporte, Turismo, Cultura e Lazer

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, é padroeira  de Monte Sião. A cidade abriga a primeira igreja do mundo dedicada a essa devoção. O templo atrai milhares de romeiros e turistas anualmenteNossa Senhora da Medalha Milagrosa, localizado no centro de Monte Sião, Minas Gerais, é um dos templos marianos mais importantes do Brasil.

A cidade abriga a primeira igreja do mundo dedicada a essa devoção. O templo atrai milhares de romeiros e turistas anualmente
Informações – (35) 92000-4664 

www.montesiao.mg.gov.br

@turismomontesiaomg

Musical ‘ELZA’ mostra a trajetória de Elza Soares

Visto por mais de 100 mil espectadores, a montagem, que teve a aprovação irrestrita da homenageada, volta à capital mineira. O musical é vencedor do PRÊMIO BIBI FERREIRA nas categorias: Melhor Musical Brasileiro, Melhor Atriz em Musicais, Melhor Direção em Musicais, Melhor Arranjo Original em Musicais e Melhor Roteiro Original em Musicais. Também é vencedor do PRÊMIO SHELL de Melhor Música. Do PRÊMIO REVERÊNCIA nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Autor e Especial – Arranjos. Vencedor do PRÊMIO APCA de Melhor Dramaturgia. E vencedor do PRÊMIO CESGRANRIO nas categorias Melhor Direção e Categoria Especial – Elenco

A trajetória de Elza Soares é sinônimo de resistência e reinvenção. As múltiplas facetas apresentadas ao longo de sua majestosa carreira foram o ponto de partida para o musical “Elza”, que estreou em julho de 2018 no Rio de Janeiro e já passou por 16 cidades, sendo visto por mais de 100 mil pessoas.  

Agora, após imenso sucesso popular e a aprovação irrestrita da homenageada, as atrizes Janamô, Josy.Anne, Júlia Sanchez, Julia Tizumba, Sara Chaves, Sara Hana e a atriz convidada Naruna Costa sobem ao palco do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, para celebrar a memória de Elza Soares. As apresentações acontecem nos dias 27 e 28 de junho, sábado, às 20h e domingo, às 17h. Após a apresentação de domingo, haverá bate-papo com o elenco. 

Em cena, as atrizes se dividem ao viver Elza Soares em suas mais diversas fases e interpretam outros personagens, como os familiares e amigos da cantora, além de personalidades marcantes, como Ary Barroso (1903-1964), apresentador do programa onde se apresentou pela primeira vez, e Garrincha (1933-1983), que protagonizou com ela um notório relacionamento.

Naruna Costa teve sua estreia na temporada de 2025, interpretando papel de destaque no espetáculo, consagrando sua trajetória como atriz, cantora, diretora artística e diretora musical. Naruna é vencedora do prêmio Shell 2024 na categoria de Melhor Diretora Musical. Ao longo de sua carreira, já foi indicada e ganhou diversos prêmios como o de Melhor Diretora no Prêmio APCA e Aplauso Brasil e Melhor Atriz nos prêmios CPT e APCA e VI FBCI Festival Brasileiro de Cinema Internacional. 

Com texto de Vinícius Calderoni e direção de Duda Maia, o espetáculo tem a direção musical de Larissa Luz. Além disso, o maestro Letieres Leite (in memoriam), da Orquestra Rumpilezz, foi o responsável pelos novos arranjos para clássicos do repertório da cantora, tais como Lama, O Meu Guri, A Carne e Se Acaso Você Chegasse. A idealização e produção artistica do projeto é de Andrea Alves. 

Ainda que muitos dos conhecidos episódios da vida da homenageada estejam no palco, a estrutura de Elza foge do formato convencional das biografias musicais. Se os personagens podem ser vividos por várias atrizes ao mesmo tempo, a estrutura do texto também não é necessariamente cronológica. Da mesma forma que músicas recentes (A Mulher do Fim do Mundo, a emblemática A Carne e Maria da Vila Matilde) se embaralham aos sucessos das mais de seis décadas de carreira da cantora, como Se Acaso Você Chegasse, Lama, Malandro, Lata D’Água e Cadeira Vazia.

Marcada por uma série de tragédias pessoais – a morte dos filhos e de Garrincha, a violência doméstica e a intolerância –, a jornada de Elza é contada com alegria. 

A Elza me disse: sou muito alegre, viva, debochada. Não vai me fazer um musical triste, tem que ter alegria. Isso foi ótimo, achei importante fazer o espetáculo a partir deste encontro, pois assim me deu base para saber como Elza se via e como ela gostaria de ser retratada”, conta Vinicius Calderoni, que leu e assistiu a infindáveis entrevistas que a cantora deu ao longo da vida e também pesquisou a obra de pensadoras negras, como Angela Davis e Conceição Evaristo, cujos fragmentos de textos aparecem na peça.

O espetáculo foi desenvolvido ao longo de um período em que Elza se encontra no auge de uma carreira marcada por reviravoltas e renascimentos. Ao lançar seus últimos dois discos, A Mulher do Fim do Mundo (2015) e Deus é Mulher (2018), a cantora não somente ampliou ainda mais seu repertório e sua base de fãs, como conquistou, mais uma vez, a crítica internacional, e se consolidou como uma das principais vozes da mulher negra brasileira.

Vinícius Calderoni, autor do texto, chama a atenção para a coletividade presente em todo o processo de criação da montagem. Após ter escrito as primeiras páginas, ele começou a frequentar os ensaios e estabeleceu um rico intercâmbio com Duda Maia e as sete atrizes. ‘Hoje poderia dizer que elas são coautoras e colaboradoras do texto. São sete atrizes negras e múltiplas, como a Elza é. Diante da responsabilidade enorme, eu estabeleci limites de fala para mim, por exemplo, em relação a alguns temas. Limitei a minha voz e disse que não escreveria nada, queria os relatos delas e as opiniões. Pedi a colaboração delas, das experiências vividas por uma mulher negra. Do mesmo jeito que a Duda propôs muitas coisas, as atrizes também tiveram este espaço’, conta o dramaturgo.

Tal processo colaborativo se estendeu para a música, com a participação ativa das atrizes e das musicistas nos ensaios com os diretores musicais, e o maestro Letieres Leite, que liderou algumas oficinas com o grupo no período dos ensaios. O processo gerou ainda duas canções inéditas que estão na peça: Ogum, de Pedro Luís, e Rap da Vila Vintém, de Larissa Luz.

A estreia de Elza marca o encontro, a convite de Andréa Alves,  da dramaturgia de Vinícius Calderoni com a direção de Duda Maia, dois nomes que se destacaram no recente panorama teatral brasileiro. Pela direção de Auê (2016), estrelado pela Cia. Barca dos Corações Partidos, ela conquistou os prêmios Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural de Melhor Direção, além dos prêmios APTR e Cesgranrio de Melhor Espetáculo e o Bibi Ferreira de Melhor Musical Nacional. Enquanto isso, Vinicius já ganhou o Prêmio Shell de Melhor Autor por Ãrrã (2015), o APCA por Os Arqueólogos (2016) e coleciona outras indicações e troféus por espetáculos da companhia Empório de Teatro Sortido, que lidera ao lado de Rafael Gomes.

Em paralelo à carreira de escritor, Vinícius é também ator e músico – ele integra a banda 5 a Seco e tem dois discos lançados. A experiência musical foi determinante no processo de criação do texto. Já Duda trouxe todo o seu trabalho corporal para o desenvolvimento da linguagem da encenação.

A sintonia entre Duda e Larissa Luz foi determinada por uma característica fundamental: a escuta e a participação das intérpretes. ‘Foi um processo de ensaios muito vivo, em que partimos do princípio que a voz não é nossa, é das atrizes. Fizemos este trabalho para elas e a partir de propostas delas também. Precisamos olhar para o grupo, para a troca’, conta Duda, ressaltando que tudo só foi possível graças à parceria com a Sarau. 

Nos últimos anos, a Sarau foi responsável por montagens tais como As Centenárias, Nossa História com Chico Buarque, Azira´i, A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa, Jacksons do Pandeiro, Gonzagão – A Lenda, Ópera do Malandro, Auê e Suassuna – O Auto do Reino do Sol, da Cia. Barca dos Corações Partido e Gota D’Água [a seco]. Sempre comprometida com a cultura nacional em seus mais variados aspectos, a produtora também assina a direção do Festival TOCA que trouxe a canção brasileira para o centro da discussão, através de shows gratuitos, oficinas e debates.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Duda Maia/ Texto: Vinícius Calderoni/ Direção musical e arranjos vocais: Larissa Luz / Arranjos: Letieres Leite/ Idealização e Direção de Produção: Andréa Alves/ Diretora de projetos: Leila Maria Moreno/ Elenco: Janamô, Josy.Anne, Júlia Sanchez, Julia Tizumba, Sara Chaves, Sara Hana. Atriz convidada: Naruna Costa/ Musicistas: Lorena Martins, Ana MaGa, Marfa Kurakina e Cris Ariel/Diretora Assistente: Ana Carbatti/ / Produção musical e codireção musical: Danillo Panda/ Design de Som: Gabriel D’Angelo/ Cenário: André Cortez / Figurinos: Kika Lopes e Rocio Moure / Iluminação: Renato Machado / Visagismo: Uirandê de Holanda / Coordenadora de produção: Hannah Jacques/ Produtor Executivo: Cissa Moreira/ Assessoria de imprensa em Belo Horizonte: Luz Comunicação - Jozane Faleiro 

Musical ‘Elza’

Classificação etária: 14 anos.   Duração: 150 minutos - 2h30 sem intervalo

Data: 27 e 28 de junho - sábado, às 20h e domingo, às 17h (bate-papo com o elenco, após a apresentação de domingo)

Local: Grande Teatro – Sesc Palladium - Rua Rio de Janeiro, 1046, Belo Horizonte - Minas Gerais

Ingressos: 

Venda:  

https://bileto.sympla.com.br/event/121683/d/390015?utm_term=musical%2Cmusical%2Cmusical

Informações: (31) 3270-8100

Lei Rouanet

Patrocínio: Laranjinha Itaú 

Correalização: SESC Serviço social do Comércio 

Realização: Sarau Cultura Brasileira 

Ministério da Cultura, Governo do Brasil – Do Lado do Povo Brasileiro

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  Informações para sergio51moreira@bol.com.br