domingo, 19 de março de 2023

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda no Jalapão

Guilherme Lima e Adenauer Cunha/Governo do Tocantins

Equipe do Governo do Tocantins esteve junto com moradores, comerciantes, empresários, profissionais da área turística da região do Jalapão, com intuído de trazer melhorias imediatas para a cidade de São Félix do Tocantins 


Diálogo com a comunidade e gestores públicos, profissionais ligados ao turismo e associações – Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Abrindo a ampla agenda governamental na Região do Jalapão, o governador Wanderlei Barbosa esteve na manhã de sexta-feira, 17, na cidade de São Félix do Tocantins. No município, ele e sua equipe técnica dialogaram e receberam demandas dos gestores públicos, profissionais ligados ao turismo, associações e comunidade, a fim de alinhar e viabilizar melhorias para a região.


Governador Wanderlei Barbosa e comitiva abre agenda governamental na Região do Jalapão com ações em São Félix – Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O encontro faz parte de uma ação itinerante do Governo do Tocantins para acompanhar a realidade dos municípios tocantinenses. A reunião com os moradores aconteceu no Centro de Convenções Antônio Pereira Reis, na área central da cidade de São Félix, contando com a presença, também, de grupos empresariais, equipe do secretariado estadual e políticos do município.

“Viemos aqui ouvir os moradores e a população. Vamos realizar os projetos com o aval da população. Tudo será feito em conjunto com a comunidade, pois somos servidores públicos e temos a obrigação de fazer as ações com coerência, para atender, principalmente, os moradores do Jalapão”, destacou o governador Wanderlei Barbosa, durante o encontro.

A cidade de São Félix do Tocantins engloba alguns dos principais atrativos turísticos da área do Jalapão, como as praias do Arapuá e Alecrim, as cachoeiras da Jalapinha e do Prata, Serra da Catedral, fervedouros, dentre outros. Pontos que contribuem para o giro econômico do município, movimentando o setor de hotéis, comércio e restaurantes, destacando ainda o estado do Tocantins, na rota do turismo nacional e internacional.

Foi nesse contexto que a comunidade participou de forma incisiva da reunião, tendo abertura para falas e, assim, externando suas demandas, críticas, sugestões e elogios. Marcos Oliveira é morador de São Félix, tem comércio na cidade e também é proprietário do fervedouro Bom Sucesso. O empreendedor solicitou melhorias nas estradas, principalmente nas comunidades rurais. 

“Existem locais que necessitam ter acesso a cidade, além disso alguns pequenos povoados ficam nas proximidades de fervedouros e outros pontos turísticos. Portanto, seria importante a estruturação dessas vias, dando acesso a cidade e ajudando no turismo”, comentou Marcos Oliveira.

O presidente da Agência de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, anotou a demanda e avaliou as possibilidades de viabilizar um estudo e acompanhamento, in loco, junto com a prefeitura de São Félix, para que a parceria seja formalizada e o projeto siga em andamento nos trâmites legais. O presidente destacou, também, as obras que estão avançando. 

Dentre elas, os serviços na Rodovia TO-247, do trecho de Lagoa do Tocantins, nas proximidades do km 51, até o município de São Félix do Tocantins, que já passam por licitação, tendo o Governo do Tocantins 30% do recurso em mãos. “Sabemos da dificuldade do Jalapão e por questões geográficas, os serviços exigem mais atenção. Atualmente 25% das máquinas do Governo estão no Jalapão, o que representa um avanço em relação ao ano passado. Queremos mais e vamos trabalhar para isso”, afirmou o presidente.

O prefeito de São Félix, Carlos Ribeiro, também apresentou as suas propostas para o Governo do Tocantins, viabilizando um documento para ser discutido junto à equipe estadual. O gestor municipal destacou, ainda, que a presença do governador é importante para que os trabalhos no turismo e outras áreas essenciais sejam realizados.  

“Esse é um momento de grande relevância para nossa cidade, pois quando o governador deixa o Palácio Araguaia para acompanhar de perto as nossas demandas, vemos que o Governo do Tocantins se preocupa com o povo do Jalapão. Como prefeito, afirmou que esse momento é um marco histórico para a região, já que estão procurando as nossas prioridades para trazer melhorias para nossa cidade”, comentou o prefeito de São Félix.

O município recebe milhares de turistas anualmente, fluxo que a Iracilene Barros conhece bem. Moradora de São Félix, ela decidiu abrir o próprio negócio, mantendo há 32 anos uma pousada no centro da cidade, sendo essa a primeira do município. O turismo tem ajudado a manter o sustento e a empreendedora está confiante com a reunião realizada na cidade. “Estou em São Félix desde quando não tinha nada. Hoje muito mudou e precisamos de mais. Estou otimista com a visita do governador Wanderlei Barbosa. Ele é do Estado e está conhecendo de perto as nossas necessidades”, expressou a comerciante.

Após amplo diálogo com os participantes, o Governador analisou cada proposta e articulou com a equipe de Governo o que seria mais viável, quais as demandas necessitam de um planejamento mais apurado, e se comprometeu em articular com as frentes necessárias para atender os anseios da população. “Somos favoráveis ao turismo, a quem vai investir nessa região, no comércio e na produção, mas queremos priorizar quem fica aqui, os moradores. Quem vive na cidade são os verdadeiros protagonistas do Jalapão. Vamos analisar cada ponto para atender a todos e principalmente aqueles que fazem desta cidade um dos pontos principais da região”, finalizou o governador Wanderlei Barbosa.

Estão acompanhando o Governador em agenda no Jalapão, a senadora Dorinha Seabra, secretários do Governo do Tocantins, deputados estaduais, representantes de empresas privadas, vereadores de São Félix e cidades circunvizinhas, e autoridades da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário