quarta-feira, 1 de março de 2023

Marinha finaliza estudo sobre o Lago da UHE Lajeado que será usado para fomentar produção e turismo

Planta Batimétrica foi resultado de uma parceria entre o Governo do Tocantins e a Marinha, tendo como resultado final medição da profundidade do Lago nas cidades Palmas, Porto Nacional e Lajeado


Governador Wanderlei Barbosa recebe da Marinha estudo sobre o Lago UHE Lajeado que será usado para fomentar produção e o turismo. Foto:  Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins 

O Governo do Tocantins conta agora com a Planta Batimétrica da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães ou Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE Lajeado), que foi entregue ao governador Wanderlei Barbosa, nesta quarta-feira, 1° de março, pela Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins. 

A Planta Batimétrica ou batimetria é a medição da profundidade de uma determinada massa de água. A cerimônia de entrega da Planta Batimétrica da UHE Lajeado foi realizada na sede da Capitania, em Palmas.

O Governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e a importância da Planta Batimétrica, já que agora a população vai ter conhecimento de forma mais assertiva de vários pontos do lago. “Esse estudo é muito útil para nós. O Lago é uma referência para o turismo e o lazer e, portanto, precisamos conhecê-lo. Esse levantamento nos possibilita, ainda, a realização de várias obras. Nosso Estado tem muito potencial. Temos projetos em andamento e a Planta Batimétrica vai nos ajudar muito, pois agora é do Governo, é do povo do Tocantins”, expressou Wanderlei Barbosa.

O levantamento foi realizado no Lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães em um eixo de extensão que engloba três municípios: Palmas, Lajeado e Porto Nacional. 

Entre suas principais aplicações, a Planta Batimétrica compreende a Batimetria para a agricultura, ajudando produtores a determinarem com precisão o volume de água dos reservatórios; o licenciamento ambiental, que viabiliza o estudo batimétrico como pré-requisito para a construção de barragens; a batimetria na mineração, possibilitando o cálculo da capacidade de extração mineral que determina o limite que cada localidade suporta; a batimetria na navegação, contribuindo para segurança e a eficiência no tráfego de embarcações; e as obras de dragagem, o que determina uma melhor tomada de decisão e o acompanhamento de obras de dragagem, possibilitando uma correta retirada dos sedimentos do fundo do leito.

O estudo foi realizado no decorrer de 2022, sendo o acordo firmado entre o Governo do Tocantins e a Marinha realizado no mês de maio do ano passado. 

O vice-almirante Vicente de Alvarenga Filho, destacou o quão gratificante foi realizar esse trabalho, com apoio da gestão estadual, já que a batimetria será de grande utilidade por todos que utilizam o Lago. “Agradecemos ao Governador por sempre dar apoio à Marinha, o Governo nos deu incentivo financeiro e logístico; e sabemos que essa Planta beneficiará a população do Tocantins, pois agora, muitas obras podem ser feitas, trazendo melhor fluxo fluvial no lago de Palmas”, comentou o vice-almirante Vicente de Alvarenga, que é comandante do 7º Distrito Naval.

Planta Batimétrica

No total, foram entregues três Plantas Batimétricas. A primeira estabelece a área secundária, sendo a linha de maior profundidade no leito do rio Tocantins, na direção sul, que vai da cidade de Porto Nacional até as proximidades do aeroporto de Palmas. 

A segunda Planta é a área principal, que corresponde a 116 quilômetros quadrados e tem seus marcos estabelecidos entre as proximidades do aeroporto de Palmas e a praia das Arnos. 

A terceira Planta Batimétrica também apresenta a linha de maior profundidade no leito do rio Tocantins, mas no sentido norte, que vai da Ponte Fernando Henrique Cardoso até as proximidades da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Lajeado.

A ação foi viabilizada pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação com a Marinha na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins. “Esse trabalho é extremamente importante para o turismo e o esporte náutico. Agora, contamos com uma radiografia completa, uma fotografia de profundidades de questões que aparecem no decorrer dos corredores de navegação e de exercícios de esportes náuticos. O Tocantins é um Estado de águas e a Marinha é nossa parceira no turismo, queremos atrair projetos que contribuam para que mais turistas possam usufruir das belezas e das atividades que podem ser realizadas no Lago, mas de forma segura”, destacou o secretário Hercy Filho. 

Para realizar a elaboração da Planta, foram utilizadas 352 horas de sondagem, totalizando 45 dias de mar, cobrindo uma área de 151 quilômetros quadrados, utilizando 1 Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha de 7 metros (LAEP7), equipada com ecobatímetro portátil monofeixe EA-440 para a realização da leitura batimétrica. Além dessa embarcação, foi utilizada uma lancha de casco semirrígido tamanho pequeno para apoio das equipes em campo.

Na extensão do lago, existem inúmeros bancos de areia, troncos e galhadas de árvores, que acabam contribuindo para acidentes envolvendo embarcações. Agora com o estudo detalhado do Governo do Tocantins, poderão ser realizados projetos e obras que vão possibilitar o tráfego, lazer e também o auxílio na produção tocantinense, por meio do Lago. 

“Nós queremos que as pessoas tenham segurança no Lago do Tocantins. Os projetos estão em andamento, temos para a área de pesca, piscicultura e tráfego fluvial. Queremos que o Lago seja mais um canal para o escoamento de nossa produção”, finalizou o governador.


Da esq p dir: Marcelo Lélis,secretário de Estado do Meio Ambiente; Tom Lyra, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da Agência de Turismo de Palmas; Marcelo Perim,  presidente do Cetur; Hercy Filho, secretário de Cultura e Turismo; vice-governador Laurez Moreira, Governador Wanderlei Barbosa e vice-almirante Vicente de Alvarenga Filho. 

Estiveram na cerimônia junto com o governador Wanderlei Barbosa e do vice-governador Laurez Moreira, o secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho; o secretário do Meio Ambiente,  Marcelo Lélis; o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Agência de Turismo de Palmas,  Tom Lyra; o presidente do Centro Empresarial de Turismo  (Cetur), órgão da Fecomércio,  Marcelo Perim; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; o comandante-geral do Corpo de Bombeiro, coronel Carlos Farias; o comandante-geral do 22° Batalhão de Infantaria do Exército, tenente-coronel Edmur Ramos; secretários estaduais; representantes de órgãos municipais; representantes de instituições bancárias e demais autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário