segunda-feira, 6 de março de 2023

Projeto Palco das Manas lança DVD sobre a cultura do hip hop

Na segunda noite do Sempre Viva Festival, as mulheres do movimento hip hop palmense estiveram em destaque no lançamento do DVD do projeto ‘Palco das Manas’. 


Foto: Júnior Suzuki / FCP

O evento aconteceu na quinta-feira, 2, no Núcleo de Leitura e Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e recebeu crianças, jovens e adultos que consomem e fazem parte da cultura hip hop.

O projeto é uma iniciativa do Coletivo Batalha das Manas e da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, patrocinado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), por meio de recursos da Lei Aldir Blanc - Edital 018/2020. 'Palco das Manas' visa incentivar a produção artística de mulheres, criar perspectivas artísticas e dar voz aos grupos minoritários da sociedade, fortalecendo a cadeia de agentes e produtores culturais do rap. 

Durante o evento, a produtora cultural e idealizadora do 'Palco das Manas', Rossana Reis, falou sobre a sua trajetória até a realização do projeto. “Este é o resultado de uma caminhada de longa data e eu estou muito orgulhosa. Foi a primeira vez que um projeto voltado para as mulheres do hip hop recebeu apoio de um edital de políticas públicas aqui em Palmas. Ele nasceu da necessidade que existia de ter registro, de gerar produtos musicais das mulheres da cena que estavam ali no dia-a-dia, nas batalhas e afins”, disse Rossana.

Uma das artistas que participaram do DVD, Denise Melo (MC Áqua), falou sobre sua arte e motivação. “Esse foi um projeto incrível que tive a oportunidade de participar, a energia feminina estava aflorada e é isso que eu tento passar na música e no clipe, a exaltação do sagrado feminino, a importância de nós mulheres nos apoiarmos para sair do universo machista” disse Denise.

O DVD é composto por oito clipes de músicas das artistas Rare Brisa, MC IlÊ, Surapper, MC Iuna, OG Keice, MC Nana, MC Mel e MC Áqua. Todos os clipes poderão ser visualizados a partir das 19 horas desta sexta-feira, 03, na comunidade no  Facebook Batalha das Manas.

O secretário executivo da FCP, Nélio Lopes, fez a recepção do público e ressaltou o espaço que a Fundação oferece a todos. “O hip hop é uma cultura forte e presente, que vem da periferia e eu queria dizer que esse espaço de cultura e de decisão também é de vocês, nós estamos aqui para prestigiá-los, a FCP se alegra em poder recebê-los”, disse.

Sempre Viva Festival 

Promovido pela FCP em comemoração à Semana da Mulher, o Sempre Viva Festival tem a finalidade de destacar a produção de artistas e profissionais de diversas linguagens da arte e cultura em Palmas.

No Festival, além de apresentações artísticas, a produção cultural das mulheres da Capital também estará em debate em rodas de conversas sobre os desafios enfrentados por estas profissionais de cultura no seu fazer cotidiano.

O evento acontece no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho de 1º a 8 de março. Confira a programação completa aqui

Fonte:  FCP/Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário