segunda-feira, 20 de março de 2023

Governo anuncia ações que fomentarão melhorias para o turismo da região de Mateiros

Mais uma rodada de conversas foi realizada na região do Jalapão pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, que esteve na cidade de Mateiros, no sábado, 18. 


Crédito: Esequias Araújo/ Governo do Tocantins

“Não viemos aqui de forma aleatória. Tenho escutado muitos empresários, empreendedores e a população sobre as questões do Jalapão, envolvendo o turismo. A nossa gestão pensa como a população de Mateiros, fazer ações discutindo de maneira social. Não faremos nada sem dialogar com os moradores daqui ”, afirmou o Governador. 

"O que foi discutido e alinhado entre o trade turístico e comunidade de Mateiros serão estudadas e revertidas em benefícios para a população", ressaltou ainda Wanderlei Barbosa, que reuniu centenas de pessoas, no Centro de Convenções da cidade. 

De acordo com a Associação de Comerciantes do município, cerca de 70% dos atrativos turísticos do Jalapão estão no município de Mateiros. São 31 pontos de visitação que proporcionam aos turistas pelo menos quatro dias de permanência na cidade. A atividade gera mais de 500 empregos diretos no município. 

Entretanto, segundo o presidente da Associação, Marcelo Lima, a atividade turística no Jalapão sofreu queda de 20% entre 2021 e 2022. Foram 47.871visitantes no ano passado contra 59.240 registradas no ano anterior. "Eu acredito no governador Wanderlei Barbosa que tem se mostrado amigo da comunidade e do turismo. A vinda dele e de seus secretários é importante e positiva para o trade turístico. Ajudará a resolver a situação do déficit do turismo no parque", afirmou.

Parcerias

O Governo do Tocantins está viabilizando parcerias que possam, a curto e médio prazos, trazer melhorias imediatas. É o caso do Tocantins + Turismo, um projeto do Sebrae, em conjunto com a Gestão Estadual, que trará consultorias e capacitações para o setor turístico do estado do Tocantins, incluindo a área do Jalapão. 

O superintendente do Sebrae, Rérison Castro, conferiu as ações que estão sendo realizadas, no que se refere à capacitação de frentes do turismo, como serviços de atendimentos em restaurantes, hotéis e artesanatos.  “O Sebrae tem divulgado material do Jalapão, de forma ampla em várias vertentes. Atualmente  estamos com o projeto Tocantins + Turismo, que  fornecerá capacitação e divulgação dos nossos atrativos turísticos, o que inclui o Jalapão.  Reforço a toda população de Mateiros que estamos à disposição. Queremos fornecer os serviços que forem necessários para o benefício do turismo local”, compartilhou Rérison Castro, no encontro.  

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou a importância do Jalapão para o turismo no cenário nacional, ressaltando o interesse do Governo do Tocantins nas ações a favor da região. “O Governador está  vendo de perto as demandas da comunidade. E se tratando do Jalapão, que é o grande atrativo do Estado, colocando o Tocantins na rota do turismo nacional, é algo muito representativo para a região. O Governo do Tocantins não pensa só no turismo do Jalapão, mas também na comunidade que vive aqui. Temos que incluir os moradores no êxito turístico, para que todos se beneficiem”, afirmou o secretário.

Para o prefeito de Mateiros, João Martins, a reunião foi extremamente proveitosa, já que unir as gestões, municipal e estadual é a forma mais assertiva de articular trabalhos em prol da população. “O Governador está compromissado, tem intenção de interligar as cidades do turismo, englobando Jalapão, Serras Gerais a estados vizinhos. Ficamos muito entusiasmados, pois nossa população esteve aqui reclamando, demandando, e sugerindo, e o Governador está sensível com a nossa gente”, pontuou o prefeito. 

Acompanharam o governador Wanderlei Barbosa na reunião em Mateiros a senadora Dorinha Seabra, deputados estaduais, vereadores da cidade, secretários do Governo do Tocantins, classe empresarial da região, associações municipais e outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário