sábado, 11 de março de 2023

Roberto Pires recebe diagnóstico do setor de mineração

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, recebeu na manhã desta sexta-feira, 10/03, o Diagnóstico da Cadeia de Mineração de Calcário e Agregados encomendado pelo Sindicato das Indústrias dos Produtos Minerais não Metálicos do Estado do Tocantins (SIPMME/TO) ao Instituto de Desenvolvimento Educacional, Social e Profissional (IDESP). 


A entrega foi feita pelo presidente do SIPMME, Wagno Milhomem acompanhado pelo diretor geral do IDESP, Luciano Rocha, na sede da Federação em Palmas.

O estudo traz dados de 2022 e atende a uma demanda por informações do segmento que tem grande potencial de exploração no estado, tomando como exemplo o calcário. “O Tocantins é um grande produtor de calcário para a região central do Brasil com jazidas que chegam a percorrer 1.450 quilômetros, detendo inclusive a maior mina de calcário do país que está sendo explorada em Bandeirantes, norte do estado”, explicou Wagno Milhomem.

A FIETO é demandante de importantes estudos como o das Cadeias Produtivas da Indústria em parceria com o Governo do Estado. “A tomada de decisão precisa ser embasada por dados e informações confiáveis, sendo muito bem vindo mais um estudo de uma importante cadeia aqui do Tocantins. A Federação é uma grande defensora dos dados e informações de qualidade que se concretizam por meio de pesquisas que muito contribuem para as políticas públicas do estado”, destacou o presidente Roberto Pires.

O Diagnóstico aponta as 3 principais regiões produtoras de minérios que abrange os municípios de Xambioá, Bandeirantes do Tocantins, Pugmil, Lagoa da Confusão, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Natividade, Taguatinga e Palmeirópolis, conforme explicou o diretor do IDESP, Luciano Rocha.

Por Priscila Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário