quinta-feira, 30 de março de 2023

Meio Ambiente recebe proposta de sinalização para o Lago de Palmas da Marinha e do trade turístico sustentável

por Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Durante a reunião, foram traçados planos para promover o esforço conjunto de efetivação da etapa de sinalização do projeto


Reunião contou com a presença do comandante da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, Artur Roberto e representantes do trade turístico. Foto: Marcel de Paula

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, recebeu nesta quinta-feira, 30, o comandante da capitania Fluvial Araguaia- Tocantins, Artur Roberto Quirino da Silva, acompanhado de representantes do Centro Empresarial de Turismo da Fecomércio (Cetur), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e da Sociedade Amigos da Marinha do Tocantins (Soamar). Durante o encontro foi apresentada a Carta Batimétrica e a proposta de sinalização para o Lago de Palmas.

Participaram ainda da reunião o diretor da Soamar, João Lúcio Perim,  a assessora do Palmas Convention & Visitors Bureau, Maria Antônia Valadares, presidente do Cetur, Marcelo Perim, a presidente da Abrajet, Susana Barros e  o diretor administrativo da Abrajet Nacional, Luiz Pires.

O secretário Marcello Lelis considera a proposta extraordinária e disse que a sinalização vai potencializar o turismo sustentável, eventos nacionais e internacionais no Lago de Palmas. 

Marcello Lelis ressaltou que a proposta eleva o potencial ecoturístico do Lago a outro patamar, com vista a uma pista segura para o tráfego no leito do Rio Tocantins. ”A reunião foi muito produtiva, traçamos planos para que juntos, Marinha, trade turístico, Turismo e Governo do Tocantins possamos promover a efetivação dessa etapa do projeto que será extraordinário”, concluiu.

Maria Antônia Valadares apresentou um breve panorama da Carta Batimétrica e estimativas de investimentos necessários para implantação da sinalização. Reforçou ainda que o grupo busca apoio de instituições ligadas ao uso do Lago.

O comandante da Marinha enfatizou a importância da sinalização para o ordenamento e bom uso do Lago. Arthur Roberto pontuou que a sinalização náutica vai contribuir tanto com as ações ambientais quanto com as iniciativas de turismo sustentável, como a pesca esportiva e demais usos.

A carta batimétrica é resultado do trabalho conjunto da Marinha, com apoio da Secretaria de Turismos do Estado e órgãos parceiros. O próximo passo é a instalação da sinalização no Lago de Palmas.


Secretário Marcello Lelis recebeu a carta Batimétrica e a proposta de sinalização - Marcel de Paula 

Nenhum comentário:

Postar um comentário