quarta-feira, 29 de março de 2023

Araguaína faz teste com sirenes do novo sistema de emergência da Usina Corujão nesta quarta-feira, 29

Equipamento faz parte do Plano de Ação de Emergência para a usina que está sendo implantado pelo Município

O trabalho irá ocorrer no período da manhã, não sendo necessária nenhuma ação dos moradores. Foto: Marcos Filho/Secom Araguaína

A Enel Green Power, empresa responsável pela elaboração do PAE (Plano de Ação de Emergência) da Usina Corujão em Araguaína, irá realizar nesta quarta-feira, 29, o teste técnico de instalação das sirenes que compõem o sistema de emergência da barragem. O trabalho irá ocorrer entre as 07 e 12 horas, não sendo necessária nenhuma ação dos moradores.

A ação faz parte das etapas para implantação do Plano de Ação de Emergência, que conta com a instalação de placas sinalizando rotas de evacuação e pontos de encontro para atendimento da população que poderia ser impactada em uma situação de emergência.
 
“É importante deixar claro para a população que a Usina Corujão está segura e que este teste faz parte de um plano atualmente exigido dentro da Política Nacional de Segurança de Barragens. A sirene deverá ser ouvida durante os testes apenas nas regiões que foram mapeadas como áreas de impacto em caso de emergência”, explica o secretário da Defesa Civil em Araguaína, Ricardo Isaias.
 
Plano de ação

O Plano de Ação é desenvolvido pela Enel Green Power para adequar a usina à Lei nº 14.066, de 2020, que alterou a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010). A elaboração do plano já passou por um trabalho de mapeamento das áreas impactadas, cadastro da população e propriedades, definição de pontos seguros e rotas de fuga, articulação com o Poder Público, e palestras educativas com a comunidade.
 
Ao todo, 558 moradores foram cadastrados e estão dentro da zona de autossalvamento, em um raio de 3 km da usina. O Plano de Ação de Emergência estabelece trajetos específicos para que os moradores possam sair das áreas de impacto com rapidez, sendo acompanhadas pelas forças de segurança, incluindo a Defesa Civil de Araguaína e o Corpo de Bombeiros Militar.
 
As placas estão instaladas nas regiões ribeirinhas ao rio Lontra, nos bairros Nova Araguaína, Araguaína Sul, JK, nas áreas de chácaras da Vila Azul, e nas regiões do Unitpac, Laticínio Santa Fé, estação de tratamento de esgoto da BRK, Hotel Pacífico e Vila Frimar.

Simulação

Após a conclusão dos testes técnicos será marcado uma simulação com os moradores localizados dentro da área de impacto, garantindo a utilização das rotas de evacuação de forma rápida e segura, considerando o tempo de trajeto realizado por idosos e pessoas com deficiência física. O trabalho contará com servidores públicos municipais voluntários que passaram por treinamento, militares do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, dando a poio à população durante a simulação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário