quinta-feira, 23 de março de 2023

Nando Cruz lança LP no Lambretta Rock Bar, dia 30, em Palmas

Thiago Ramos de França

O disco físico, em formato de LP faz parte do projeto “Muçurana, Nando Cruz, 30 anos de estrada sonora”, contemplado pelo Edital 03 Aldir Blanc do Estado do Tocantins em 2020

O cantor e compositor Nando Cruz está às voltas com o seu novo projeto: “Muçurana, Nando Cruz, 30 anos de estrada sonora”. Em virtude da efeméride tudo o que envolve Muçurana é abrangente, especial e agregador.

Como parte do trabalho de divulgação do projeto, Nando Cruz se apresentará no próximo dia 30 de março no Lambrettas Rock Bar, situado na ARSE 51, em Palmas, a partir das 21 horas. Imperdível.

“Estão sendo lançados 16 videoclipes de canções inéditas e algumas releituras do repertório autoral, um mini documentário com os bastidores desse processo de produção e para deleite de colecionadores, um disco físico em formato de LP para coroar não só esse projeto, mas toda nossa trajetória”, afirma Nando. 

Muçurana é um projeto contemplado pelo Edital 03 Aldir Blanc do Estado do Tocantins em 2020, e por ele participaram, de maneira direta e indireta, mais de 200 profissionais entre músicos, produtores, técnicos, apoiadores e artistas diversos, como os músicos Marcos Ruas, Erasmo Dibell, Chiquinho França, as cantoras Anna Paula Bastos e Dicy.

Uma presença destacada é também a de Dona Romana, em imagens diretamente do seu Santuário em Natividade, TO. Todo esse trabalho está disponível no canal do Youtube do artista: https://youtube.com/nandocruzoficial num percurso que envolveu a passagem por lugares históricos e paradisíacos de Tocantins, Maranhão e Pará, registrando em áudio e vídeo tais passagens ao mesmo tempo em que se alimentava da força e da beleza de suas pessoas. “Um enorme congraçamento de potências que, generosamente, contribuiu para este resultado maravilhoso. O um que só o é pelo todo”, Ressalta Nando. 

O título Muçurana foi escolhido pelo artista em primeiro lugar por sua sonoridade e, consequentemente, por derivar de uma lenda, sendo ela, muçurana, a cobra preta que mama e que é título da toada bachiana tema do projeto. É daí, inclusive, que parte a definição para a capa do disco.

A representação visual dessa mesma lenda foi feita (especialmente para Nando) sobre tecido de chita florida pelo artista plástico mineiro Gildásio Jardim.

Por entre as composições encontramos um aceno à world music a partir da influência e mistura de ritmos como xaxado, baião, maracatu, bolero, valsa, salsa, reggae, country rock, blues, música caipira brasileira, folk europeu, etc. Nando faz, a partir de sua voz, gaita e violão, uma espécie de folk latino americano, e por entre esse arcabouço, conflui uma série infindável de referências. Frutos, sem dúvida, não só desses 30 anos de estrada, mas, obviamente, de uma busca constante por renovação e aprofundamento. 

Nando Cruz além de cantor e compositor é multi-instrumentista. Mesmo atualmente radicado como tocantinense, define-se como "poti-pará-mara-toca", num mix de Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão e Tocantins. Em grande parte por passagens, vivências e inspirações desses mesmos lugares. Possui 55 anos de idade com uma longa trilha entre bandas de baile, bares e festivais. Tem dois discos lançados, os excelentes "Besouro Barroco" (2003) e "Passopreto ou blues e aboios" (2011) além do DVD PROMO Déjà Vu (2016). Muçurana (2022) é o terceiro álbum e um registro sem igual de um artista em seu apogeu estético: Conciliando elementos como maturidade e consciência dentro de sua trajetória, territorialidade, poética, musicalidade e técnica. 

Serviço

O vinil de Muçurana está em pré-venda. Para mais informações:

Whatsapp: 63 98434 4692 

Facebook: https://www.facebook.com/nandocrruz

Instagram: https://www.instagram.com/oficialnandocruzz/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário