sábado, 12 de novembro de 2022

Vila gastronômica movimenta Festa da Colheita da Jabuticaba

O público que for prestigiar a Vila Gastronômica poderá saborear os diversos produtos confeccionados com o uso da jabuticaba, como os bolos, pães, tortas, coxinhas, geleias, bombons, sucos, licor, vinho, cerveja e outras variedades.


Crédito da foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Com muita diversão, arte e comidinhas gostosas foi dado o pontapé inicial na 4ª Festa da Colheita da Jabuticaba que já chegou dando um colorido todos especial da cor roxa característica da fruta que deu origem à festa. Com destaque para os vinte quatro pratos culinários produzidos à base da fruta que movimentou a Vila Gastronômica, sem esquecer as atrações musicais e circenses. O evento teve início nessa sexta-feira, 11, e segue até domingo, 13, na Praça da Criança, sempre a partir das 17 horas.

Abrindo a programação, os alunos da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar realizaram uma exposição de desenhos produzidos na unidade de ensino. Em seguida, a criançada se divertiu com o espetáculo circense dos artistas do Circo Kinkintura. O cantor Fernando Magoo,  com um repertório eclético, fechou as apresentações desta sexta, no palco do evento.

Priscilla Fagan, empresária que empreende no setor turístico voltado a experiências com jabuticabas em Casa Branca (SP), que pelo instagran soube do evento, e logo quis vir conhecer com sua comitiva, as experiências aqui em Taquaruçu. "Meu Avô produz jabuticaba há mais de 50 anos, e há um ano abrimos nossos pomares para visitação, com isso introduzir novas experiências com a produção de derivados da jabuticaba, para assim, agregar valor ao produto. Aqui  pudemos até agora conhecer muitas receitas e produtos que não temos lá, e até levar um pouco a experiência de vocês aqui, estou gostando muito da festa, e tem sido muito produtiva" disse a turista/empreendedora.

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedem), Gustavo Bottós, ressalta a importância para o poder público apoiar iniciativa que desenvolvam os pequenos negócios, fomentando e desenvolvendo o turismo. “A festa é muito importante, pois apoia os pequenos produtores rurais da região, e os coloca em destaque na produção e venda de alimentos, e também valoriza a cultura local, é importante apoiarmos esse evento para o desenvolvimento local, por meio do turismo, da gastronomia e da economia criativa por meio do circo, da música, esse é o nosso papel apoiar para que esses eventos possam promover o desenvolvimento da região”, ressaltou o gestor.

Uma atração muito procurada  é a visitação aos pomares, mas é necessário fazer o agendamento prévio nos seguintes contatos: 63 99113-1387 (Pomar da Eliana), 6399211-1848 (Pomar do Fábio e Meire) e 63 98489-0599 (Pomar da Ilza), e pagar taxa de entrada com valor definido pelos proprietários.

Concurso Gastronômico
O evento deste ano conta com uma competição gastronômica entre os empreendedores da localidade, com cardápios que levam a fruta como ingrediente principal ou acompanhamento. Os pratos concorrentes estão sendo avaliados por profissionais das áreas de alimentação e de bebidas de Palmas. No total, serão 24 concorrentes ao título de melhor prato da Festa, em três categorias, sendo 11 de comidas salgadas, nove doces e quatro de drinques. Os vencedores da competição ganharão uma premiação simbólica da organização do evento, que serão anunciados no domingo, 13.

A empresária e empreendedora local, Kênia Borges, que participa do evento desde sua primeira edição, destaca o crescimento e qualidade do evento. “Essa festa vem se consolidando cada vez mais, e vem também se superando, é uma festa completa, pois as pessoas chegam cedo e vão aos pomares, e depois tem a oportunidade de degustar o produto final, em forma de bombons, licores, geleias, etc, e hoje estamos aqui com o prato que é file ao molho de jabuticaba e risoto de bacon, ansiosa para       que o público possa experimentar e gostar”, a empreendedora.

A Chef Tati Barros, umas das juradas técnicas do evento, disse estar muito feliz com a evolução da festa e das preparações com o fruto da jabuticaba. “A festa só merece parabéns, já na quarta edição, e a segunda que possui o concurso gastronômico, eu me sinto com muita responsabilidade e honrada, pois já estou em Taquaruçu há cinco anos exercendo minha profissão de cozinheira, um evento que cresce diante dos nossos olhos, uma estrutura melhor, mais acolhedora, gente bonita, eu estou muito orgulhosa de fazer parte desse evento”, destacou a jurada.

A edição deste ano conta com o total apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), que viabilizou parcerias com demais órgãos para inserir a festividade no calendário da gastronomia turística no município.

Confira programação completa

Sábado, 12

17h - Exposição Fotográfica Jabuticaba e Flores do Cerrado 
18h - Apresentação da  Banda Musical da Guarda Metropolitana de Palmas
20h - Show musical com Marcos Ruas

Domingo, 13 

17h - Lançamento do livro Memórias de Taquaruçu da historiadora Simone Moura
18h - Apresentação do Circo OS KACOS
20h - Show Musical com Edi Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário