sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Tocantins apresenta à COP 27 programa de baixas emissões de carbono

Por Fábia Lázaro/Governo do Tocantins

O programa torna o Estado acessível para acessar recursos na ordem de 200 milhões de toneladas de crédito em Carbono. O Tocantins também apresentará ao mundo, durante a conferência, as ações de redução de desmatamento e queimadas

Durante a COP 27 Tocantins irá apresentar ao mundo ações de redução de desmatamento e queimadas. Foto: Fernando Alves

A delegação que acompanhará o governador Wanderlei Barbosa para participar das discussões da 27ª. Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas -  COP 27, em Sharm EL Sheikh, no Egito, que será realizada no período de 06 a 18 de novembro, é composta por nove servidores, além da ativista indígena Narúbia Werreria. A relação dos membros da comitiva foi publicada no Diário Oficial do Tocantins de quinta-feira, 27.

Durante a conferência, o Tocantins irá apresentar ao mundo as ações de redução de desmatamento e queimadas e, também, mostrar a líderes de países e Ceos de empresas internacionais que estão no mercado de carbono que o estado está elegível perante à Comissão Nacional de Redd+ (CONAREDD+) para acessar recursos provenientes de pagamentos por resultados na ordem de 200 milhões de toneladas de créditos de carbono no bioma Amazônia e Cerrado.

“Será um momento importante de mostrar aos países dos diversos continentes que o Tocantins vem agindo com responsabilidade na condução do desenvolvimento sustentável, com respaldo legal e compromisso com a governança ambiental, o que o torna apto para ingressar no mercado de carbono jurisdicional”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

A agenda de compromissos do governador Wanderlei Barbosa inicia-se dia 10 de novembro com a apresentação do Programa Jurisdicional de REDD+ e da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável no Hub Amazônia. Ainda no dia 10, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Miyuki Hyashida acompanha o governador na mesa-redonda do Consórcio da Amazônia Legal com o Tema Financiamento Climático: o Papel da sociedade Civil.

Miyuki Hyashida  destaca que “O Programa  REDD+ Jurisdicional do Tocantins é uma arquitetura robusta de planejamento e uso da terra em larga escala, oferece segurança e subsídio ao programa de economia de baixa carbono com a  transformação de recursos ambientais em ativos financeiros, redução de pressão do desmatamento e da degradação e garantia das salvaguardas socioambientais que devem promover a cidadania e o protagonismo dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares”.

No dia 12 de novembro, Narubia Werreria falará sobre “A importância dos povos indígenas para o programa jurisdicional de REDD+ do Tocantins”. A programação segue até o dia 17 de novembro, onde o governador terá importantes encontros bilaterais em busca de recursos para investir nas ações ambientais do Tocantins.

Segundo a superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, os recursos oriundos de créditos de carbono podem contribuir para que o estado invista no desenvolvimento da sua estratégia de baixas emissões de gases do efeito estufa, que é a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, que visa o desenvolvimento em quatro eixos: infraestrutura, social, econômico e ambiental.

A superintendente pontua que na COP 26 o Tocantins assinou Memorando de Entendimento com a organização internacional BEEF para acessar recursos de pagamento por resultados de REDD+ e, integrou, também, a assinatura de um memorando do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal com a Coalisão Leaf para acessar fundo bilionário.

“Com relação a BEEF nós assinamos um acordo de cooperação técnica e evoluímos nos estudos da possível transação dos créditos históricos. Já em relação à Coalisão Leaf, recentemente, recebemos da Coalização uma Carta de Intenções para aquisição do nossos créditos futuros e esta Carta de Intenções está sendo analisada e temos a expectativa que esta negociação resulta em frutos na COP 27”, explicou.

Delegação

Além do governador Wanderlei Barbosa, a delegação do Governo do Tocantins é composta pela Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, o secretário de Estado da Governadoria, Jairo Mariano, o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho, a Secretária-executiva  de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Karynne Sotero, o repórter fotográfico, João Di Pietro, a Superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente, Marli Santos, o ajudante de Ordens do Governador, José Roberto de Oliveira Mendes, a assessora especial do gabinete do governador, Katiuscya Barbosa Chaves Cintra e pela assessora de apoio à Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos , Mayra Beatriz de Jesus Dias.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário