quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Evento Mulheres das Águas ‘Plantando Águas’ tem início em Natividade

Cleide Veloso/Governo do Tocantins 

A abertura do encontro dedicado às mulheres reúne mais de 300 participantes entre representantes do poder público, sociedade civil e usuários de água no Colégio Agropecuário de Natividade


Público do Mulheres das Águas no auditório do Colégio Agropecuário de Natividade. Foto Marcel  de Paula - Governo do Tocantins

Na manhã dessa terça-feira, 29, teve início o encontro Mulheres das Águas - Plantando Águas, realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Manuel Alves e Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Semarh) no auditório do Colégio Agropecuário de Natividade, com apoio de instituições e parceiros do setor privado.

A abertura do evento reuniu mais de 300 participantes entre representantes do poder público, sociedade civil e usuários de água. Na ocasião, os presidentes dos Comitês de Bacia do Estado, bem como autoridades municipais e estaduais elogiaram o trabalho realizado e os avanços da gestão dos recursos hídricos do Estado com o trabalho dos Comitês.

O encontro dedicado ao empoderamento da mulher na gestão dos recursos hídricos enfatizou sua força, habilidade e atuação nas ações de preservação desse recurso natural e recuperação da vegetação nativa em áreas degradadas.  

O presidente do CBHMA, Mário Senna, anfitrião do evento, pontuou a relação da água com a essência humana e destacou a participação da mulher nos Comitês.  Mário Senna ressaltou a importância de todos olharem para a água com amor e inspirar a mobilização do trabalho de preservação da água e recuperação de áreas degradadas.

O diretor do Colégio Agropecuário de Natividade, Odair José, elogiou e atribuiu a participação significativa da força feminina no trabalho desenvolvido para a preservação da água à presença de mulheres virtuosas na parceria com o Comitê de Bacia, nas ações de recuperação da vegetação e produção das águas.   

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, destacou a grandeza do Comitê ao dedicar o evento à presença da mulher na gestão dos recursos hídricos e recuperação de áreas degradadas que contribui com a produção de créditos de carbono. Aldo Azevedo elogiou ainda o viveiro e a parceria do Colégio Agropecuário com o CBHMA, pontuou que atualmente os CRADs [Centro de Recuperação de Áreas Degradadas] têm capacidade de produzir de 200 a 300 mil mudas de espécies do bioma Cerrado e comentou perspectivas de novos investimentos.

A secretária da Semarh, Miyuki Hyashida, parabenizou o envolvimento das mulheres na gestão, preservação e produção das águas do Tocantins, bem como na recuperação de áreas degradadas através do trabalho realizado nos Comitês.  Miyuki Hyashida pontuou que a Política Estadual de Recursos Hídricos do Estado acompanha os eixos da política nacional.

Após os pronunciamentos foram entregues lembranças simbólicas às mulheres que tiveram destaque nos trabalhos relacionados aos comitês e, em seguida, foi prestigiada a apresentação de um grupo de Sussa de Porto Alegre, dança tradicional. Na programação que estende até esta quarta-feira, 30, estão previstas ainda palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo e visita técnica ao viveiro de mudas do CRAD de Natividade instalado no Colégio Agropecuário do município para plantio de sementes.  

O Colégio Agropecuário de Natividade está localizado na BR 010, Km 228, s/n, Zona Rural e as atividades do evento terão início a partir das 8h. Para mais detalhes sobre as palestras, data e horário das apresentações, basta clicar em Programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário