sábado, 26 de novembro de 2022

Agtur promove visita estratégica a atrativos em Taquaruçu Grande

A Agência de Turismo do Município de Palmas (Agtur) em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Tocantins (Abrajet-TO) participou nessa sexta -feira, 25, de visita à empreendedores de Taquaruçu Grande em prol do compartilhamento das demandas e oportunidades para a região.

Foto: Divulgação

A equipe multidisciplinar composta pelo presidente da Agetur, Tom Lyra, empresários, jornalistas, turismólogo, gestores e outros profissionais, se reuniram a fim de conhecer os empreendimentos locais e traçar ações para transformar a região em um polo turístico forte, integrando à rota Destino Taquaruçu.

Taquaruçu Grande é berço de exuberantes belezas naturais como mirantes, cavernas e cachoeiras. Mas muito além disto, existem atrações únicas como o paredão de pinturas rupestres recentemente catalogadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a culinária afetiva e a experiência de hospedagem acolhedora. A junção de natureza preservada, aventura e receptividade transformam esta região em uma valiosa oportunidade de ecoturismo.

“Estamos fazendo este roteiro para conhecer in loco os atrativos e suas especificidades para que possamos fazer, a partir daí, um manual de divulgação para que abra mais esse leque nos roteiros que nós temos ultimamente. Nós temos mais de 40 cachoeiras não catalogadas que estão disponíveis para os turistas de modo geral”, assinala o presidente da Agtur, Tom Lyra.

O turismólogo Marcos Aurélio acrescenta: "a Agtur já vem há um tempo trabalhando com os donos e proprietários dos atrativos da região de Taquaruçu para integra-los nas rotas do circuito turístico geral do Destino Taquaruçu. Essa visita tem o intuito de se aproximar dos proprietários e conhecer mais detalhadamente suas demandas. Assim fortalecer o turismo, tanto pra conhecimento de Palmas quanto do turista".

A Capital tocantinense é rota para o visitante do Jalapão e hoje um dos maiores objetivos é que se possa ofertar opções de atrativos próximos a cidade para estas pessoas. Assim como para que o próprio palmense possa ser instigado a conhecer sua cidade com consciência ambiental. 

O morador da região e também empreendedor turístico Rui Bucar mostra a importância do protagonismo local que transforma dificuldades em oportunidade. Hoje possuem trilhas chamadas Caminhos do Fogo. Criadas para o combate ao incêndio, estas trilhas interligam uma propriedade a outra e são atração para grupos de corrida e pedal. Um dos muitos exemplos da vocação turística de seus moradores e o amor à Taquaruçu Grande que cativa os visitantes.

Conheça os atrativos visitados

Cachoeira do Vale
Localizada no Km 16, cachoeira de fácil acesso, espaço infantil e área de pesca. A empreendedora Gardênia Oliveira investe no turismo de conservação ambiental e tem grandes planos de investimento local com foco em atrações para toda a família.
Agendamento de visitas: 98420-0420

Estância Marina
Localizado no km 18, a estância oferece o aconchego da família assim como atrações de relevância histórica. Nela se localiza o paredão de pinturas rupestres aberto à visitação agendada. Também conta com a culinária afetiva de Marina Bucar, ganhadora da Festa da Colheita da Jabuticaba 2022, no quesito prato doce. 
Agendamento de visitas: 99201-5757

Aventura e Cia 
Localizado no Km 20, a localidade oferece visitação com trilhas que passam por cachoeira e a Caverna do Cabeludo. Osmar e a esposa Juliana compartilham sua paixão pelo esporte de aventura. Bombeiros que já viajaram pelo País em um motorhome, agregam suas experiencias pelo Brasil além de diversas premiações esportivas. Planejam eventos nacionais esportivos no local.
Agendamento de visitas:98439-5696

Estância Garra
Propriedade localizada no Km 18, possui 8 alqueres de terra. Trilhas com quatro belas cachoeiras para visitação, mirante com vista para as serras e um café da manhã/almoço regados com muita receptividade pelo morador Gilson Rocha, que compartilha sua história de amor à natureza.
Agendamento de visitas: 99213-7667

Celia's Restaurante
Com uma culinária caseira e temperada com carinho, o restaurante é parada obrigatória para os aventureiros da região abastecerem as energias com a criatividade da Celia Vieira.
Contato: 99223-6044

Fonte: Secom Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário