quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Cidades mineiras preparam decoração para o natal

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira

O Ano da Mineiridade está chegando ao fim e, para celebrar os bons resultados nos segmentos da Cultura e Turismo, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) dá início, em novembro, aos eventos de Natal que vão fechar esse ano de avanços e conquistas.


Árvore de Natal de 15 metros de altura foi montada na Praça Tiradentes, no centro de Ouro Preto. Os casarões do centro histórico também receberão iluminação natalina.

As ruas de Ouro Preto serão tomadas por decorações, luzes e atrações que vão encantar visitantes e moradores já no dia 12 de novembro. O Natal Luz de Ouro Preto promete iniciar as comemorações de fim do Ano da Mineiridade com programação para a família inteira, celebrando a vida pelas ruas e cantos da cidade declarada patrimônio mundial pela Unesco.

“Nosso estado cresce acima da média nacional pelo 15º mês consecutivo no segmento de turismo, segundo o IBGE. Ouro Preto é uma das grandes riquezas de Minas, com potencial turístico internacional. O Natal Luz de Ouro Preto é uma iniciativa que irá promover ainda mais a atividade turística na cidade nesta época, celebrando o final do Ano da Mineiridade. Momento de celebrarmos quem somos, nossas cidades, nossas conquistas”, define o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Uma grande árvore de natal com altura superior a seis andares será montada em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. O Museu da Inconfidência foi inaugurado em 1944 para preservar, pesquisar e divulgar objetos e documentos relacionados à Inconfidência Mineira, atualmente é um dos mais visitados do país.

O Natal Luz em Ouro Preto tem o apoio da Secult-MG, é uma realização da prefeitura de Ouro Preto e do Grupo Oliveira Costa, com patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura, e produção da Holofote.

Festividades

Tradição não falta mesmo em Minas. E a de montar presépios no natal será reforçada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que integra a programação do Natal Luz de Ouro Preto com a realização histórica da 50ª Edição do Concurso Nacional de Presépios. Entre 07/12 a 06/01 os presépios inscritos e selecionados no concurso serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno. Durante a mostra, o público votará no presépio mais bonito e o júri técnico também avaliará os trabalhos. Os vencedores receberão premiação em dinheiro.

A abertura da exposição será no dia 7 de dezembro (quarta-feira), com a presença do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e Orquestra do Rosário.

A Faop realiza também uma exposição de presépios vencedores em edições passadas em Belo Horizonte, no Centro de Arte Popular (CAP). Em Guaxupé a Faop tem apoiado a realização de um concurso regional, aos moldes do que é realizado em Ouro Preto há 50 anos. O apoio tem sido dado na elaboração do edital, na curadoria dos inscritos e, na montagem da exposição.

Os museus, biblioteca e equipamentos culturais que integram a Secult-MG também se preparam para o encerramento do ano da Mineiridade. O Museu Casa Guignard em Ouro Preto realiza a tradicional Oficina de Cartões Natalinos, direcionada ao público em geral. Em Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa encerra as celebrações do natal com a tradicional visita da Folia de Reis ao Museu para realizar a cerimônia de "Desmonte do Presépio", ocasião em que os membros da Folia - representando os três Reis Magos - prestam suas homenagens ao Menino Jesus.

Na Biblioteca Pública Estadual a exposição BAX - Poesia da Fé estará em cartaz a partir de 19 de novembro. Bax, mais conhecido como pintor, transitou também pela literatura, pela imprensa, pelo teatro e pelos meios acadêmicos. A exposição conta com telas, desenhos, raras edições e documentos da trajetória de Bax ainda pouco contemplada pelos apreciadores das artes e pelo público em geral.


Praça da Liberdade, na capital mineira, sempre recebe milhares de pessoas para celebrar a decoração de natal

A iluminação da Praça da Liberdade, um dos locais mais emblemáticos da capital mineira, é outro evento ansiosamente aguardado na época do natal. Este ano, a expectativa é que seja a maior e mais abrangente iluminação dos últimos tempos. Afinal, motivos para celebrar não faltam em Minas.

2022 – Ano da Mineiridade

A Mineiridade foi o tema de 2022, instituído pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). Inúmeras iniciativas que celebram a diversidade da produção artística no estado, aproximando municípios e promovendo uma maior transversalidade entre os setores da cultura e do turismo e de todos os profissionais envolvidos nesses segmentos, foram desenvolvidas tendo como norte a Mineiridade.

O secretário Leônidas Oliveira destaca a importância da iniciativa para despertar o sentimento de orgulho do povo mineiro. “Trabalhamos o ano de 2022 para tornar o destino Minas Gerais um dos mais escolhidos pelos turistas. E, para isso, nada melhor do que exaltar as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido. O jeito mineiro de ser e de receber. E os resultados alcançados têm mostrado que estamos no caminho certo”, finaliza o secretário.

Minas Gerais apresenta crescimento acima da média nacional, registrado para o setor de Turismo, pelo 15º mês consecutivo, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Turfest BH

Os empreendedores e profissionais do turismo de Minas Gerais, em especial da região metropolitana de Belo Horizonte, voltam agora a ter um evento festivo e exclusivo. 

As principais entidades do nosso setor: ABAV-MG, ABIH-MG, ABRASEL-MG, ACMINAS, BHC&VB, BELOTUR, CDL-BH, FBHA, FECITUR-MG, FECOMÉRCIO MG, SECULT, SINDIPROM-MG, SINDETUR reuniram-se para promover um evento inesquecível, a festa do trade turístico mineiro, o TURFEST BH.

Mercado Origem

O turismo pagou um alto preço, foram momentos difíceis nos últimos 2 anos, pandemia, lockdowns, distanciamento social, crises econômica e política, porém o setor mostrou a sua capacidade de recuperação e o quanto é importante na construção do desenvolvimento econômico e social brasileiro. Agora chegou a hora de confraternizar, comemorar e celebrar a retomada do turismo de Belo Horizonte e de ‘todas’ as Minas Gerais.


Na programação shows, praça de alimentação com deliciosos tira-gostos elaborado por renomados Chefs de cozinha, estação do chopp e cervejas especiais, cachaças premiadas, coquetéis inusitados e muita animação. O evento será um marco, sendo exclusivo para os profissionais que atuam no setor turístico: hotéis, motéis, bares, restaurantes, agências de viagens, operadoras turísticas, locadoras, guias, organizadores de eventos e demais profissionais do setor.

Também terá uma ação beneficente. Cada convidado contribuirá com 2kg de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, açúcar, café, leite e óleo) que serão doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar, através de instituições filantrópicas.

Para engrandecer ainda mais o evento foi escolhido um local que se tornará em breve em um dos principais atrativos turísticos de Belo Horizonte, o Mercado de Origem. Um completo centro de compras e de lazer, onde você encontrará o melhor do artesanato, da culinária e dos produtos mineiros. No dia 3 de dezembro, sábado, das 12h às 22h

No Mercado de Origem, Rua Adriano Chaves e Matos, 447 - Olhos D'Água, Belo Horizonte https://maps.app.goo.gl/iTTLdudRpxKcDje19 

Convite http://eventos.gofree.co/turfest-bh-_25861

Estrada Real com pontos de carregamento para veículos
elétricos


O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte realiza uma ação, em parceria com um dos maiores eventos sobre o ecossistema de mobilidade elétrica no Brasil, o Ampère, além do Instituto Estrada Real (IER) e a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, para inauguração da primeira rota turística da Estrada Real com pontos de carregamento para veículos elétricos. A iniciativa contará com um passeio turístico a bordo de dez carros elétricos pela famosa Rota dos Diamantes.  

O circuito ocorre nos dias 26 e 27 de novembro, com saída do aeroporto, onde os veículos poderão ser abastecidos antes seguirem viagem. Para contribuir na iniciativa, também foram instalados mais dois pontos temporários para carregamento de quatro veículos elétricos, que ficarão ativos do dia 7 ao dia 30 de novembro. Ao longo do percurso, que tem como destino Conceição do Mato Dentro, haverá outros pontos de abastecimento. “Essa é uma ótima rota para se fazer de carro para conhecer e apreciar as belezas e a rica história presente na região. A Estrada Real foi escolhida para ser o pano de fundo com objetivo de transformá-la numa rota turística conhecida mundialmente”, ressalta o diretor executivo da Ampère, Leonardo Veloso Brandão.  

Para o CEO da BH Airport, Kleber Meira, participar desse projeto contribui para fortalecer o aeroporto como o mais sustentável do Brasil. “O ESG é um dos nossos pilares estratégicos e fazer parte da Rota dos Diamantes como ponto de partida é uma satisfação imensa para o nosso terminal. Além disso, uma oportunidade de divulgar essa rota turística incrível que é a Estrada Real”, afirma. Ele acrescenta que a iniciativa contempla a instalação de ambientes instagramáveis no aeroporto com paisagens turísticas de Minas Gerais, o que certamente vai atrair a atenção dos cerca de 30 mil passageiros que passam diariamente pelo terminal. 

Para Daniel Junqueira, diretor-executivo do Instituto Estrada Real (IER), a ação contribui para ampliar o turismo na região com uma opção mais sustentável e em harmonia com o meio ambiente. “A estrada real é a maior rota turística do Brasil e, apesar de sua história começar em meados do século XVIII, ela continua atual até hoje, ligando Parati e o Rio de Janeiro até Diamantina. Cortando as montanhas de Minas, sentimos privilegiados em participar dessa iniciativa inovadora e atual, proporcionando mais uma opção para os desbravadores desse caminho maravilhoso”, afirma. 

Aeroporto Verde e reconhecido  

Em outubro, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebeu o selo de Aeroporto Verde, durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires (Argentina). Além disso, o terminal conquistou a renovação da acreditação de emissões de carbono, no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI). Essa é a terceira vez que o terminal recebe a certificação por atender a todos os requisitos necessários de redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa que saíram de 2.480 toneladas no primeiro ano de participação no programa, em 2017, para 584,6 toneladas em 2021. 

Hub Logístico Multimodal do aeroporto no Ampère 

De 22 a 25 de novembro, o aeroporto estará presente no Congresso Internacional Ampère, que acontece no Mineirão. Em foco, estará o Hub Logístico Multimodal, com a presença da coordenadora de Novos Negócios da BH Airport, Fabiana Drumond, em um painel em que terá a oportunidade de ressaltar o papel do Aeroporto Industrial para a produção de veículos elétricos. 

“O congresso será um momento em que poderemos ampliar a visibilidade do nosso Hub Logístico Multimodal e o seu potencial de oferecer soluções por céu, terra e mar. Nesse cenário, entra também o Aeroporto Industrial, um projeto pioneiro que visa incrementar a competividade das empresas, com benefícios logísticos e de impostos”, destaca, Fabiana Drumond. Ela acrescenta que a participação no painel será uma oportunidade de mostrar que o aeroporto também pode ser incluído quando o assunto é mobilidade sustentável.  

EDERSUL E VESTATECH

A Vestatech Engenharia Clínica é a mais nova parceira da Edersul.A Vestatech é uma empresa brasileira especializada em soluções personalizadas de engenharia clínica e hospitalar, fundada em 2002, sempre em busca de inovações e conectada as tendências do mercado de Engenharia Clínica em níveis nacionais e internacionais, sempre agregando ao quadro de colaboradores, profissionais de alta capacidade técnica, aprimorando assim metodologias de trabalho e ensino.


 
Presidente da Edersul, Braz Pagani é especialista na manutenção de equipamentos, inclusive suas partes e acessórios, com finalidade médica, odontológica, laboratorial ou fisioterápica, utilizados direta ou indiretamente para diagnóstico, tratamento, reabilitação e monitoramento em seres humanos, atua em todo o Brasil com excelência na elaboração e implantação de gerenciamento de equipes alocadas nos hospitais, faz a gestão dos equipamentos médicos hospitalares, segurança elétrica, qualificação térmica, calibração e manutenção preventiva, corretiva e preditiva.

Segundo o presidente da Edersul, Braz Pagani, essa parceria vem para trazer inovação, desenvolvimento e projetos para o setor de saúde em todo o estado de MG, aprimorando também o setor do turismo, com maior segurança para os visitantes.

Acesse a página e confira mais informações e como entrar em contato.  https://www.edersul.com.br/vestatech?fbclid=IwAR3PijaA26pabGGGgU-2lcz9Ya-l08FYBdsD154R-aAKoNCzL7Fs4O19-zY

 Roda gigante


A Roda Gigante Serra Gaúcha tem previsão de inauguração para outubro de 2023, sendo a primeira do gênero no Estado e uma das poucas existentes no Brasil, segundo os empresários. A Roda Gigante terá 52 metros de altura e será uma das estruturas mais altas da Serra Gaúcha, possuindo 32 modernas cabines de alta tecnologia e automação. As cabines também serão tematizadas dentro de um storytelling que está em construção e será apresentado ao público na inauguração do atrativo, ampliando ainda mais o ineditismo da proposta. Além disso, é a única roda gigante temática do mundo a que se tem conhecimento.

Durante o Festuris, realizado de 3 a 6 de novembro, em Gramado, o Parque Temático Mundo a Vapor esteve participando com stand próprio, a maior feira de negócios turísticos da América Latina. O tradicional empreendimento, com sede em Canela/RS, levou para dentro do evento uma cabine para apresentar o seu novo atrativo: a Roda Gigante Serra Gaúcha, que será instalada junto ao parque em parceria com a Interparques Holding. 


Entre as ações realizadas nos dois dias de feira, esteve uma mentoria para profissionais do turismo e uma coletiva de imprensa para jornalistas nacionais e estrangeiros. Na ocasião, detalhes inéditos do projeto de expansão do Mundo a Vapor e a instalação da roda gigante foram apresentados por Lenise Urbani (CEO do Mundo a Vapor), Cícero Fiedler (Diretor da Interparques), Aldair Machado (Diretor do Grupo Pianura) e o Prefeito de Canela Constantino Orsolin.

O investimento total será de cerca de R$ 60 milhões em todo o complexo, metade disso na implantação da Roda Gigante. Todo o aporte financeiro que está sendo feito é privado e em terrenos próprios. São esperados cerca de 300 mil visitantes no primeiro ano, mas a capacidade de operação do novo atrativo será ainda maior. O início das obras de ampliação do Mundo a Vapor está previsto ainda para o final de 2022 e representa um aumento de 1.500 metros quadrados na área externa do parque. A Interparques Holding, parceira na instalação da Roda Gigante Serra Gaúcha é uma empresa pioneira na implantação e operação de rodas gigantes no Brasil, com operações em Balneário Camboriú/SC e São Paulo/SP. O projeto de expansão do Mundo a Vapor é assinado por Carlinhos Volk, enquanto o projeto da Roda Gigante Serra Gaúcha vem sendo desenvolvido por uma equipe de profissionais multidisciplinares. 

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63 informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário