segunda-feira, 28 de novembro de 2022

2º Festival do Pequi de Gurupi

Fernando Gonçalves se consagrou o grande campeão depois de roer 108 caroços de pequi, deixando uma marca histórica na competição

Foto: Ricardo Pelizzari – Secom Gurupi

Muitos gurupienses se reuniram na noite de sexta-feira, 25, para prestigiar o 2º Festival do Pequi, que premiou os melhores pratos feitos à base do fruto e também quem conseguiu roer mais pequi em 10 minutos. O evento foi realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com a Prefeitura de Gurupi.

A disputa entre os roedores de pequi foi dividida nas categorias masculino e feminino. Entre as mulheres, a vencedora foi Francinalva Barros Rodrigues, que roeu 64 caroços de pequi. “Estou muito feliz. É a segunda vez que participo e da primeira vez não deu certo, roí 48 e agora foram 64. Tudo foi pela minha filha, o dinheiro vai para cirurgia dela. Estou muito feliz”, contou Francinalva.

Entre os homens, Fernando Gonçalves se consagrou o grande campeão depois de roer 108 caroços de pequi, deixando uma marca histórica na competição. “Ser tocantinense já é o grande segredo. Pequi gostoso, qualidade boa, foi só se esforçar para conseguir chegar aos 108 caroços em 10 minutos”, contou animado o Fernando, quando foi questionado sobre o segredo para conseguir roer tanto pequi.

A Prefeita Josi Nunes, que foi jurada nesta competição, contou que o evento já está se tornando uma tradição em Gurupi. “O Festival do Pequi já faz parte do nosso calendário cultural. É organizado pela UFT, mas com toda a parceria da Prefeitura. E o Festival do Pequi é um evento com muito humor e alegria, onde as pessoas vem se divertir e espero que realmente continue encantando Gurupi”, afirmou a Prefeita.

Todos os vencedores receberam premiação em dinheiro. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também foi parceiro do 2º Festival do Pequi de Gurupi.

A disputa na área gastronômica aconteceu nos dias 23 e 24, quando várias pessoas elaboraram receitas diversificadas feitas à base de pequi:

Vencedor - Prato Salgado com pequi
Candidata: Ângela Maria de Morais
Nome do prato: Salmão ao molho de pequi

Vencedor - Comidinha Salgada ou Doce com pequi
Candidata: Márcia Geraldo de Sousa
Nome do prato: Pequiche

Vencedor - Prato Doce com pequi
Candidato: Willian Gomes Ferreira
Nome do prato: Manjar de pequi com castanha de pequi

Neste ano, a novidade foi o envolvimento dos jovens por meio de vídeos sobre o fruto tipicamente tocantinense. As melhores produções também foram premiadas.

Vencedor - Vídeos com pequi com alunos do Ensino Médio
Candidata: Marcela Borges Dias da Silva
Nome do vídeo: Pequi tocantinense
Nome da Escola: Centro de Ensino Médio Bom Jesus

Vencedor - Curta-metragem Pequi na Tela
Candidata: Hadassa Raquel de Oliveira Freire
Nome do vídeo: Pequi: Espinhos e Doçuras

Nenhum comentário:

Postar um comentário