sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Livro “O maior desafio” conta detalhes da implantação da primeira universidade de Palmas

A obra trata da implantação do maior complexo educacional de Palmas – Tocantins, a Universidade Luterana de Palmas. Seu lançamento integra a 14ª Roda Literária da Fundação Cultural de Palmas

O professor doutor Wolfgang Teske, primeiro diretor geral da Universidade Luterana do Brasil em Palmas, Tocantins, lançará a sua mais recente obra literária “O maior desafio” no próximo dia 08/11, às 19 horas, na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Detalhes da obra:

O livro contém 68 crônicas do tipo histórico, narrativo e descritivo e 353 páginas, ilustradas com fotografias da época.

“Nesta obra descrevo a implantação e construção do complexo Ulbra em Palmas - TO, entre os anos de 1992 a 1997, quando fui Diretor Geral do Câmpus. Entretanto, conto os detalhes e os bastidores, os conflitos, as alegrias, os projetos implantados, tanto as conquistas e também as dificuldades encontradas em uma cidade em construção”, informa Teske.

A data escolhida para o lançamento se dá pelo fato de fazer 30 anos do início da construção da Ulbra na Capital tocantinense.

Outro fato marcante narrado no livro trata sobre a construção do câmpus da Ulbra na Avenida Teotônio Segurado, que ainda não tinha sido aberta em 1995. Mesmo assim, o desafio era iniciar tanto a obra como o uso das instalações ainda naquele ano, visto que não havia mais espaço físico para os novos alunos e cursos que estavam iniciando. Tudo é narrado em detalhes.

A história da implantação da Ulbra se confunde com a construção de Palmas, e, por este motivo, as crônicas também relatam aspectos da infraestrutura, da política e cultura da capital tocantinense, pois tudo está entrelaçado.

O livro traz surpresas e revelações que ficarão marcadas na história de Palmas.

Sobre o autor:

Wolfgang Teske é jornalista, educador e teólogo. Doutor em Ciências do Ambiente/Natureza, Cultura e Sociedade; Mestre em Ciências do Ambiente/Cultura e Meio Ambiente; Especialista em Docência do Ensino Superior; Especialista em Ciência Política; Graduado em Comunicação Social/Jornalismo e Teologia. Atualmente é professor dos cursos de Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão do Agronegócio, da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, câmpus de Paraíso-TO. É pesquisador com vasta experiência nos estudos da teoria de Folkcomunicação e com comunidades quilombolas. É membro efetivo da Academia Palmense de Letras-APL, e possui os títulos honoríficos de Cidadão Palmense e Tocantinense.

Outras obras já publicadas:

A Roda de São Gonçalo na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias-TO, 4ª edição;

Cultura Quilombola na Lagoa da Pedra, Arraias-TO, 2ª edição;

Fotolivro Projeto Fotográfico A Roda de São Gonçalo;

Comunicação, Cultura e Identidade: Folkcomunicação no Tocantins;

Diretor de Produção do filme curta metragem A Promessa.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário