quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Atuação na defesa do turismo sustentável rende prêmio a empreendedora do Tocantins

Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins

Parceira do Naturatins, Fernanda Castro teve o reconhecimento público por meio de premiação do Sebrae, pelo seu trabalho de promoção do desenvolvimento regional sustentável, por meio da exploração turística responsável e ambientalmente correta nas Serras Gerais


Fernanda Castro (esquerda) recebe prêmio Mulher de Negócios, por causa de sua atuação na região das Serras Gerais (Divulgação)

O trabalho realizado pela engenheira agrícola Fernanda Tainã Castro em prol do desenvolvimento regional do turismo nas Serras Gerais lhe rendeu o prêmio de Mulher de Negócios, entregue pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fernanda Tainã Castro é proprietária de uma agência e uma pousada em Rio da Conceição (290 Km a Sudeste de Palmas). Seu esforço para promover o turismo responsável e sustentável na região das Serras Gerais já impactou positivamente na vida de pelo menos 200 famílias na região.

Caverna Caldeirão é um dos atrativos turísticos do município de Taguatinga, nas Serras Gerais (Fernando Alves/Governo do Tocantins)

A empresária é parceira do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), tendo auxiliando o órgão ambiental na construção da portaria Nº 113/2021, que dispõe sobre os procedimentos para o licenciamento de Atrativos Naturais Especiais.  

“Quando iniciei o projeto de turismo na região foi representando o Naturatins, no sentido de que o turismo tinha que ser feito de forma responsável, com o máximo de apoio possível ao meio ambiente”, narra Fernanda, acrescentando que seu objetivo é que cada vez mais pessoas conheçam as belezas naturais da região, rica em cachoeiras e cavernas.

Cachoeira da Fumaça, no município de Almas, nas Serras Gerais (Fernando Alves/Governo do Tocantins)

“Esse movimento em busca de um turismo responsável, que respeitasse as condições da natureza e evitasse a degradação, foi crescendo e minha família vem se envolvendo cada vez mais e, hoje, atuamos como empresários do setor”, completa.

Portaria

Para garantir que os atrativos naturais da região pudessem ser explorados turisticamente, mas tendo suas características respeitadas, como forma de garantir sua integridade, Fernanda auxiliou na construção da Portaria N° 113, publicada em 9 de julho de 2021, que normatiza o licenciamentos desses atrativos.

“Essa portaria foi um marco para nossa região e, hoje, o Tocantins é um dos poucos estados que têm um termo de referência para licenciar cavernas, que também foi uma sugestão nossa, uma vez que esse tipo de atrativo é comum em nossa região”, ressaltou a empresária.

A portaria tem finalidade, descrita em seu artigo 1°, “disciplinar, no âmbito do Naturatins, procedimentos para o licenciamento ambiental de atrativos naturais do Estado do Tocantins, de conformidade com as características e peculiaridades das atividades ou empreendimentos, em função do seu porte e potencial poluidor/degradador”.

Já o artigo 2º conceitua: “Entende-se como Atrativo Natural Especial aqueles cujo objetivo esteja relacionado ao Ecoturismo, Turismo Rural e Turismo de Aventura, localizados em ambientes sensíveis e de relevância ecológica, tais como: lagoas, cachoeiras, mirantes, dunas, cânions, surgências hídricas (fervedouros) e atividades relacionadas tais como: trilhas ecológicas, prática de rapel, ancoragem, boia-cross, rafting e visitação em cavernas e ambientes naturais que não possuam estruturas permanentes”.

Cartilha

O engajamento de Fernanda Castro com o meio ambiente levou-a a produzir uma cartilha explicando de maneira clara e ilustrada todas as questões relacionadas ao licenciamento ambiental dos atrativos naturais especiais.

A cartilha ainda está sendo finalizada, mas Fernanda tem orgulho de dizer que foi a primeira pessoa de sua cidade a escrever também e publicar um livro. “É uma fábula, que conta a história de uma tribo que protege a natureza nas Serras Gerais”, resume a autora.

Serras Gerais

As Serras Gerais estão situadas no sudeste do Tocantins e fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil. Seus atrativos turísticos naturais estão distribuídos em vários municípios, como Natividade, Almas, Dianópolis, Rio da Conceição e Aurora do Tocantins.

Entre esses atrativos estão o rios Azuis, a Lagoa da Serra, a Cachoeira das Orquídeas, a Praia do Pequizeiro, a Cachoeira da Cortina, o Cânion Encantado e o Arco do Sol.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário