quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Abrajet-TO: uma entidade em prol do Turismo tocantinense

A seccional Tocantins da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) celebra 30 anos de sua criação nesta quinta-feira, 17. O evento será no Five Senses Resort.


 Uma história de muito trabalho e de imensuráveis contribuições ao turismo tocantinense. Assim se resume a história da Abrajet Tocantins, entidade criada há 30 anos, com a proposta de divulgar o setor do Turismo, que teve seus primeiros passos em defesa da criação de uma seccional no Tocantins, por volta do terceiro ano de implantação do Estado.
“Precisamente em 6 de outubro de 1992, foi realizada a primeira reunião, com a proposta da instituição de um Comitê local da entidade, convocada e coordenada pela jornalista Susana Barros, que já fazia parte da Abrajet Piauí”, relembra a jornalista integrante Arlete Carvalho, acrescentando: “estávamos em quatro jornalistas: além de Suzana, eu, Penaforte Diaz e Maria Arienar, in memoriam”.


Jornalistas pioneiros da Abrajet Tocantins.  Divulgação 
“A criação do Comitê foi o primeiro passo para que a Abrajet viesse a se tornar uma Associação, com título de seccional, representando os jornalistas escritores de Turismo, no mais novo estado da Federação Brasileira”, relata Suzana.
​Segundo Barros, dois anos depois, outros jornalistas abraçaram a causa da divulgação do Turismo e, em número de 10, foi possível sair da condição de Comitê para Seccional.


O Five Senses está com 52 por cento das obras estruturais concluídas 
 
Primeira diretoria
 
​A implantação definitiva da Abrajet/TO, como seccional, concretizou-se em 8 de abril de 1994, com a posse da primeira diretoria, tendo como presidente a mentora da instituição no novo Tocantins, Suzana Barros.
​Realizada no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, a solenidade contou com a presença do então presidente nacional da Abrajet, Carlos Casais, e de mais dois diretores da entidade: Hélio Casaes e Nelcy Arnou. Na programação de posse, foi feito city tour nas cidades de Lagoa da Confusão e Porto Nacional.
​A Abrajet, por meio da sua primeira diretoria, pôde participar ativamente da elaboração do Primeiro Inventário da Oferta Turística do Estado do Tocantins. Os diretores Penaforte Diaz, Suzana Barros e Maria Arienar participaram do processo de redação e revisão desse importante levantamento que revelou os primeiros atrativos turísticos do Estado.
 
Os projetos
 
​Além das atividades de divulgação turística do Tocantins, dentro e fora do Estado, a Abrajet/TO contribuiu, ao longo desses anos, apresentando projetos técnicos para desenvolvimento e/ou fomento da atividade turística. Dentre eles, destacam-se o Projeto Núcleo de Turismo; Projeto Tocantins para o Brasil, Projeto Caravana de Turismo, o Jornal Abrajet News, e o Amigos da Abrajet.
 
​A grande contribuição da proposta de divulgação do turismo tocantinense é mantida pelas ações do Caravana do Turismo, projeto por meio do qual a Abrajet-TO leva jornalistas de veículos nacionais e tocantinenses para conhecer, in loco, os atrativos turísticos, com o propósito de divulgá-los. Desde a sua primeira edição, em 2001, o projeto já levou cerca de 300 jornalistas a quase 40 atrativos, de diversas cidades do Estado.
 
Parcerias
​Reconhecida como uma das seccionais mais corretas e participativas do País, a Abrajet/TO credita seus resultados às parcerias realizadas ao longo dos anos. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo, é um dos principais parceiros, além das prefeituras, e das instituições que envolvem o trade e/ou que trabalham com a oferta do Turismo. “Como somos entidade sem fins lucrativos, sem essas parcerias não teríamos bons resultados em nossas ações”, revela Luiz Pires, atual presidente da seccional.
 
Foestur e Cetur
Vale destacar que a Abrajet-TO tem cadeira no Fórum Estadual de Turismo (Foestur) e no Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), tendo registrado participação nas reuniões. A valorização e divulgação dos atrativos turísticos norteiam as reuniões, oportunidade em que a entidade pode dar sua contribuição com propostas voltadas ao setor.
 
Associados e presidentes
​A atual diretoria está assim composta: Luiz Pires, presidente; Mara Rita Rhoden, vice-presidente; Arlete Carvalho, diretora de Finanças; Maju Cotrin, secretária-geral; Thelma Maranhão, Promoções e Eventos; Rohas Gregório, Comunicação; Penaforte Diaz, Jurídico, e Suzana Barros, diretora de Projetos Especiais.
​Até agora, em 2022, assumiram a presidência da entidade: Suzana Barros, Maria Arienar, Raimundo Penaforte, Thelma Maranhão, Arlete Carvalho, Luciano Matos, Belmiro Gregório (que também assumiu a Abrajet Nacional), Luzinete Bispo, Selêucia Fontes e Luiz Pires, que já assumiu a vice-presidência da Nacional, e preside a atual gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário