segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Sebrae Tocantins investe mais de R$ 1 milhão para fomentar o turismo

Recurso foi aplicado na elaboração participativa de inventários e planos turísticos de 34 municípios

Divulgação

Com o objetivo de promover e fomentar o empreendedorismo, potencializando a geração de emprego e renda nos municípios, o Sebrae Tocantins investiu recursos na ordem de R$1.220.000,00 para a construção participativa dos inventários e planos turísticos de 34 municípios com vocação para o turismo.

Os Inventários Turísticos e os Planos Estratégicos foram entregues aos gestores de 18 municípios da região Norte, Médio Norte e Bico do Papagaio, durante o seminário “A Força do Turismo para o Desenvolvimento Regional”, realizado nesta sexta-feira, 18, em Araguaína. Os demais municípios receberão os inventários em Palmas, nesta terça, 22 e em Gurupi, 23/11.

O Seminário é uma realização do Sebrae em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur) e contou com a participação da Embratur, das lideranças públicas e institucionais estaduais e municipais, da comunidade, além das empresas ligadas ao turismo na região.

Para o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, os inventários e planos turísticos são resultado deste grande projeto do Sebrae que é o Cidade Empreendedora. “Um projeto que de fato veio para transformar a realidade local e tornar os municípios mais competitivos e produtivos, apresentando para a sociedade novos atrativos turísticos ainda não explorados de forma organizada e sustentável, sempre com foco na geração de renda para os pequenos negócios”, ressaltou.

O Secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, enfatizou que o Governo do Estado, no último ano, trabalhou na construção de um ambiente de negócios mais favorável no Tocantins, não só no turismo, mas em todas as áreas das atividades econômicas para o processo de atração de investimentos. O gestor também ressaltou que o Estado implantou o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), ação que trabalha oito pilares estruturantes para a criação de um ambiente de negócios mais atrativo. “Dentro desses pilares existe um pilar que é muito importante e do qual o Sebrae é um grande parceiro, que é o pilar do planejamento estratégico. O Sebrae está de parabéns com a elaboração desse material que irá nos auxiliar muito na construção das políticas públicas”.

Para Eliana Castro, diretora técnica do Sebrae, os estudos trazem indicadores e informações que permitirão aos gestores públicos definirem projetos estratégicos para o fomento do turismo, uma das cadeias econômicas com maior potencial no Tocantins.

Na oportunidade, o assessor executivo do Departamento de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Alexandre Nakagawa, ministrou a palestra Inteligência de Mercado da Embratur. Um dos focos da palestra foi a economia criativa. Para ele, o artesanato com capim dourado – o “ouro do Jalapão” – é um exemplo da abertura do estado para os turistas internacionais, além do turismo de natureza e à pesca esportiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário