terça-feira, 29 de novembro de 2022

Capitólio viabilizará obras nos cânions

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira

Um convênio entre o governo de Minas e a prefeitura de Capitólio foi firmado dia 16 de novembro, para viabilizar obras de revitalização nos cânions

Em encontro no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva, realizaram a assinatura do documento.

O acordo tem a intenção de oferecer ainda mais segurança para o turismo local, a partir do trabalho de prevenção, garantindo que os visitantes possam fazer passeios com tranquilidade no lago de Furnas.

O orçamento total previsto é de R$ 2.919.929,24 (dois milhões, novecentos e vinte e nove mil reais e vinte e quatro centavos), sendo R$ 2.000.000,00 (dois milhões) aporte direto do governo e o restante contrapartida do município.

O Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, detalhou que será construída uma contenção em algumas partes para evitar o risco de queda das rochas futuramente.  “Essa revitalização é um esforço de tornar o destino mais seguro. É importante também dizer que há cerca de dez meses os cânions estão sendo monitorados cotidianamente, com relatórios sendo produzidos toda sexta-feira. E nosso trabalho tem sido todo voltado para consolidar esse processo de estabilização dos cânions”, comentou.

O prefeito Cristiano Geraldo da Silva agradeceu a parceria com o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), recordando como o apoio do estado, além dos empresários de Capitólio, foi essencial para que pudessem retomar o turismo na cidade em cerca de 80 dias após o acidente em janeiro deste ano. “Agora esse convênio vai servir para que possamos realizar mais alguns complementos. Nós já vínhamos trabalhando com responsabilidade, e essa ação vai permitir que possamos aumentar ainda mais os feitos na região dos cânions, trazendo mais segurança para os turistas e para as pessoas que dependem dessa movimentação turística para sua subsistência”, afirmou.

Convênio assinado pelo secretário de Estado da Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira e prefeitura de Capitólio

O convênio foi construído, a partir de análises produzidas por uma equipe composta por técnicos da prefeitura de Capitólio e por geólogos da UNESP e da UFG, que deram origem ao Plano de Trabalho.

O objetivo das obras consiste na estabilização de taludes rochosos nas áreas 3 e 4, localizadas próxima à cachoeira do cânion apontadas no Plano de Trabalho como de maior risco para visitação.

A técnica a ser empregada na obra, cujo prazo inicial previsto é de dois anos, já é utilizada em larga escala no território brasileiro.

Um exemplo é a estabilização do talude da mina de águas claras em Nova Lima.

A operação consiste, resumidamente, em combater o movimento das colunas rochosas locais, por meio do método de rocha grampeada com o faceamento em tela metálica.  Concluído esse trabalho, a visitação poderá ser ampliada no local que é o mais procurado pelos turistas. Ali as lanchas costumam passar numa velocidade mais lenta, proporcionando um momento contemplativo, o que poderá se estabelecer de forma mais completa também a partir dessa obra de revitalização.

O resultado disso será não só a garantia de mais segurança, mas uma melhor experiência turística, o que pode favorecer o aumento do fluxo de turistas para o município e região que tem o turismo como principal atividade econômica.

Intercity BH Expo 

O ano de 2022 está sendo uma temporada de grandes conquistas para o Intercity BH Expo, o maior da rede Intercity Hotéis no Brasil e o terceiro maior hotel da capital mineira.

O hotel lança na próxima semana um novo andar com 4 suítes de luxo. O investimento que deve gerar um incremento de 25% no faturamento do empreendimento, conta com unidades nas categorias master e executiva, hidromassagem com vista da cidade, espaço para reuniões de trabalhos, enxoval e kit de amenities da Trousseau que incluem roupão, pantufas e cardápio de travesseiros, cafeteira com cápsulas cortesia, etc.


Rodrigo Cançado

De acordo com o diretor do Intercity BH Expo, Rodrigo Cançado, a expansão também faz parte de um pacote de iniciativas em comemoração aos seis anos do hotel, além do objetivo de melhorar a experiência do hóspede e ampliar o market share do hotel com as novas oportunidades do mercado de eventos e de sua retomada após a pandemia.

"Estamos mais preparados do que nunca para atender toda demanda de turismo de negócios e eventos locais. Nosso espaço de luxo tem o objetivo de oferecer momentos de tranquilidade, comodidade e bem-estar aos hóspedes, aliando serviços e soluções práticas que atendam as reais necessidades do nosso público”, explica.

As suítes executivas contam com uma sala de reunião para proporcionar a praticidade e o conforto que o público corporativo precisa para fazer reuniões ou conferências virtuais durante a hospedagem.

Já a suíte master é equipada com hidromassagem com uma vista espetacular da capital mineira para oferecer a possibilidade de noivas, recém-casados e outros hóspedes curtirem um spa day e relaxar durante sua estadia.

Entre outras praticidades ofertadas nas novas suítes estão as roupas de cama Trousseau, cafeteira com cápsulas de cortesia, produtos de banho L’Occitane e Smart TV de 55 polegadas. Intercity BH Expo – Avenida Amazonas, 7702.

Lei Geral do Turismo

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou proposta (PL4339/19) que altera a Lei Geral do Turismo (Lei 11771/08) para proibir prestadores de serviços turísticos não cadastrados ou com cadastro vencido no Ministério do Turismo de divulgarem ou promoverem serviços.


O relator na comissão, deputado Bibo Nunes (PL-RS) destacou que a Lei já prevê a necessidade de autorização, mas não veda, por exemplo, que empresas irregulares façam propaganda dos seus serviços, o que acaba prejudicando os consumidores.

“Tem-se observado que muitas vezes prestadores não devidamente cadastrados vem divulgando os respectivos serviços de turismo. Tal situação acaba por criar uma concorrência desleal entre empesas ou profissionais regularizados cumpridores assim das devidas obrigações normativas com os correspondentes ônus operacionais e financeiros”.

Ainda segundo o texto aprovado, a prestadora de serviço poderá ser multada e ter o local e a atividade interditados até a completa regularização do cadastro junto ao Ministério do Turismo.

A proposta, que agora vai ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, também inclui entre os prestadores de serviços turísticos os microempreendedores individuais, as empresas individuais de responsabilidade limitada (Eirelis), as associações privadas de turismo e os produtores rurais que oferecem serviços de turismo.

Thermas da Mata

Futebol, praia, família reunida...poucas coisas são tão brasileiras quanto essa combinação. A Copa do Mundo começa neste final de semana, no Catar, e os brasileiros começam a se animar em busca de um lugar para assistir aos jogos.


Pensando nisso, o Thermas da Mata, localizado em Cotia, a cerca de 30 minutos da capital paulista, preparou uma programação especial de transmissões do campeonato em seu espaço.

O parque aquático vai dispor de telões em pontos estratégicos para exibir as partidas desde a abertura, do dia 20 de novembro, até a final, em 18 de dezembro. Nos dias de jogo do Brasil, haverá ainda a Torcida Thermas, uma festa com música, sorteio de brindes, promoções e muita diversão!

O local conta com uma estrutura de atrações para a família inteira, com destaque para o Space Music, segundo toboágua musical da América Latina, reunindo música e efeitos visuais à medida em que o visitante desce e faz curvas; o Hot Island, espaço com piscina de águas quentes, ofurôs e cascata; a Beach Kids, que integra as áreas Kids e Baby (especial para menores de 5 anos) e conta com escorregadores, balde maluco, e diversos brinquedos; o Cyclone, toboágua com cinco pistas em um percurso de 65 metros; e a tirolesa, uma experiência de tirar o fôlego em um percurso de 400 metros com uma vista privilegiada das belezas naturais do parque e seus arredores.

E, além disso, abriga a Praia da Mata, uma área que inclui piscina de ondas com águas cristalinas e quentes, a uma temperatura de 32 graus, além de quiosques, bar pé na areia, Beach Club (área vip), cabanas para experiência vip, espreguiçadeiras, entre outros.

É o espaço ideal para curtir a Copa do Mundo com clima de praia, mas sem perder horas no trânsito para o litoral paulista!

O Thermas da Mata ainda oferece aos seus visitantes: lago para pedalinho, bosque, cabanas, piscina de água natural e a Praça das Águas, espaço interativo e lúdico para toda a família.    www.thermasdamata.com.br

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário