sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Região do Jalapão pode ganhar nova unidade de conservação

Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins

Proposta para ampliação e criação de unidades de conservação municipais foi discutida durante audiência pública, realizada na manhã de quinta-feira, 17, no Centro de Convenções de São Félix

Crédito da foto: Naturatins/Divulgação

“A proposta é muito positiva, uma vez que fortalece o mosaico de unidades de conservação da região do Jalapão e a gestão ambiental”. A avaliação do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Warley Rodrigues, se refere à proposta de criação de uma área municipal de proteção ambiental, bem como a ampliação do Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (Monacc), no município de São Félix do Tocantins.

A proposta de ampliação e criação de unidades de conservação municipais foi discutida durante audiência pública, realizada na manhã desta quinta-feira, 17, no Centro de Convenções de São Félix.

Realizada pela prefeitura do município, a audiência contou com a participação de representantes do órgão ambiental do Estado, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, proprietários de terras, setores empresariais, associações comunitárias e público em geral.

O diretor informa que São Félix foi o primeiro município tocantinense a criar uma unidade de conservação, o Monacc, há dez anos. A proposta de ampliar a área de abrangência do Monumento, que é uma unidade de conservação de proteção integral, e ainda criar uma nova unidade, favorece a região do Jalapão como um todo.

“O Mosaico do Jalapão existe com a missão de promover, entre outras coisas, a integração e a conectividade entre as áreas protegidas, o desenvolvimento econômico e social sustentável e a conservação da biodiversidade, por isso a criação de novas áreas protegidas são sempre bem-vindas”, ressalta o diretor.

Monacc

O Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono foi a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins, criada por meio do Decreto Municipal nº 034, de 02 de julho de 2012, com apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) à Prefeitura de São Félix do Tocantins.

Dotada de belezas naturais que inspiram o ecoturismo, a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável da região, essa unidade de proteção integral possui atualmente 1.457,60 km².

O Monacc foi criado com o objetivo de regulamentar o potencial ecoturístico e paisagístico do Rio Sono, preservar e recuperar os remanescentes naturais marginais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário