sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Governo do Tocantins promove I Encontro de Rabecas e Violas de Buriti em comunidades tradicionais

Wladimir Machado/Governo do Tocantins

O projeto visa incentivar o surgimento de novos artistas para manter viva a tradição cultural local.


Com objetivo de apoiar, promover, e fomentar a Cultura Tradicional do Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur), inicia neste sábado, 12, no munícipio de Mateiros, a 305 Km de Palmas, no povoado do Mumbuca, o I Encontro de Rabecas e Violas de Buriti.

De acordo com o superintendente de Cultura da Sectur, Relmivam Milhomem, durante o encontro, que vai ocorrer em três cidades, serão realizadas oficinas de transmissão de saber para confecção de viola de buriti e apresentação artísticas com violeiros e representantes da comunidade local. “Além do povoado do Mumbuca, o evento também ocorrerá em Palmas, no distrito de Taquaruçu, além do município de Santa Tereza, no povoado Barra do Aroeira”, explicou.

O projeto visa incentivar o surgimento de novos artistas para manter viva a tradição cultural local. “ Preservar a cultura por meio do repasse de conhecimentos pelos detentores dos saberes dessa arte, além de motivar os mais jovens, contribui para atrair visitantes interessados em interagir com a cultura dessas comunidades”, destacou o secretário da Cultura e Turismo, Hercy Filho.

As oficinas serão ministradas pelos mestres Arnon Ribeiro Tavares, Horlei Tavares da Silva, Diego Silva Brito e Márcio Bello dos Santos.

O projeto do I Encontro das Rabecas e Violas de Buriti, é uma realização do governo do Tocantins, por meio da Sectur e conta com parcerias Culturais, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e prefeituras municipais de Mateiros e Santa Tereza do Tocantins.

Rabeca e Viola de Buriti

A viola de buriti é um instrumento cordofone e uma das variantes regionais da viola brasileira. Foi criado na década de 1940, na comunidade Mumbuca, situada no Jalapão, região do Tocantins.

Produto artesanal feito com a madeira da árvore buriti, também conhecido como violinha de vereda. Tem quatro cordas de nylon e sua forma não tem tampo nem fundo ou bojo. O corpo consiste de uma base retangular de onde o braço sai direto. O braço é preso à base com grampos de taboca, tem uma pequena boca e não possui trastes. As cravelhas e o cavalete são feitos de vinhático, pois essa madeira garante melhor sonoridade do que o buriti.

O Buriti é uma palmeira característica da região do Tocantins, dessa árvore se extraem os talos depois de seco, o que garante a sustentabilidade do processo, ou seja, a coleta do talo seco não compromete a vida da planta, isso significa que a ação de extração é ambientalmente correta e permitida. Os equipamentos utilizados para a confecção dos instrumentos, tanto na Rabeca como na Viola, são os mais rústicos possíveis: facão, faca, serrote, dentre outros, tendo como matéria-prima o talo do buriti e cera de abelha como cola ou então uma resina vegetal de uma orquídea nativa da região

Programação

Mateiros/povoado Mumbuca -12/11/2022

Local: Casa de Cultura do povoado

08h - Abertura – e início da oficina

17h - Encerramento das oficinas

19h - Apresentação musical com os mestres violeiros.

Palmas/Taquaruçu (oficinas) - 25/11/2022

Local: Escola Crispin Pereira de Alencar

08h - Abertura – e início da oficina

17h – Encerramento das oficinas

19h - Apresentação musical com os mestres violeiros.

Santa Tereza do TO/povoado Barra da Aroeira - 26/11/2022

Local: Casa da Cultura

08h - Abertura – e início da oficina

17h - Encerramento das oficinas

19h - Apresentação musical com os mestres violeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário