quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Associação Amigos do Palacinho é vencedora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Prêmio concede o Selo de reconhecimento do Iphan às ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro

Primeira reunião para criação da associação Divulgação 

A Associação Amigos do Palacinho foi uma das vencedoras do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, edição 2022 (35º edição) e recebeu o selo de mesmo nome. O prêmio é realizado anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prêmio reconhece ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro. A entidade não governamental foi fundada em 2020 por um grupo de amigos com o objetivo de resgatar, reestruturar e preservar o Museu Histórico do Tocantins Palacinho, que acaba de alcançar mais uma conquista.

Da região Norte, apenas a Associação Amigos do Palacinho passou da etapa classificatória regional para o prêmio em nível nacional. O resultado já foi publicado e pode ser conferido aqui.  O prêmio é dividido em duas categorias: pessoa física e pessoa jurídica. São premiadas 10 ações na etapa Nacional, sendo cinco em cada categoria. A Associação Amigos do Palacinho foi classificada em 4º lugar na categoria Pessoa Jurídica com o projeto “Associação Amigos do Palacinho e a Inserção do Museu na Rota do Turismo no Estado do Tocantins”.

Na ação inscrita, a Associação Amigos do Palacinho relatou as atividades de restauração, revitalização e manutenção do museu Palacinho, de grande importância para a história do estado, consolidando-o como um dos principais atrativos turísticos histórico-culturais no estado.

Essa iniciativa, associada à uma forte divulgação, despertou o interesse do público para visitação e preservação do Palacinho, permitindo então a ampliação do acesso ao museu e a sua inserção no cotidiano da capital do estado, Palmas, atraindo turistas de todo o mundo para sua visitação.

A cerimônia de entrega do selo será realizada pelo Iphan em data a ser definida. A Associação Amigos do Palacinho comemora a conquista. “Esse reconhecimento por parte do Iphan engrandece o nosso objetivo de reinserção do Museu Palacinho no cotidiano da sociedade tocantinense e como atrativo turístico do estado do Tocantins. Isso reforça a importância da Associação Amigos do Palacinho para com a população tocantinense”, destacou Aida Amaral, presidente do Conselho de Administração da associação.

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

É realizado desde 1987 e se consolidou como o principal concurso do país voltado para a valorização do Patrimônio Cultural. Em sua 34ª edição, o prêmio faz homenagem ao Patrimônio Cultural do Nordeste, mas contempla propostas de todo o território nacional.

Em 2022, a premiação tem como tema a Sustentabilidade Socioeconômica do Patrimônio Cultural. O objetivo é engajar os proponentes para a ação, estimulando o desenvolvimento coletivo de soluções criativas. Tais ações apresentam impactos socioeconômicos de valor permanente, consequência de esforços coordenados e canalizados para o bem-estar social. As iniciativas constituem importante ferramenta para o desenvolvimento de contribuições ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

Em 2021 foram inscritos 400 projetos. O número de concorrentes da edição 2022 ainda não foi divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário