terça-feira, 22 de novembro de 2022

Queijaria Virtual é sucesso em Minas Gerais

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira 

Minas Gerais vem se destacando no Brasil e exterior como o estado com os melhores queijos do mundo.


Osvaldo Filho.  Divulgação

A história de sucesso no calendário do SEBRAE este mês, com mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, a Queijo D’Alagoa-MG é pioneira na venda de queijo pela internet e na entrega em todo o Brasil. A queijaria completa aniversário de 13 anos transformando novembro no Mês do Queijo e concedendo 5% de desconto em todo o site através do cupom: QUEIJODALAGOAMG.

O senhor Jeremias Sene era tropeiro, empilhava os queijos embrulhados em folhas de bananeira dentro de balaios de bambu, colocava-os em cima do lombo dos burros e atravessava a Serra da Mantiqueira por trilhas para vender os queijos no Vale do Paraíba-SP, e por vezes, em Resende-RJ. 

Seu bisneto, Osvaldo Martins de Barros Filho tornou-se tropeiro digital ao fundar a Queijo D’Alagoa-MG em novembro de 2009 para ajudar o Sô Batistinha, produtor de queijo que na época enfrentava dificuldades pra escoar a produção, pois a pessoa que comprava seu queijo pagava um preço irrisório e tinha a bárbara coragem de dar um cheque para 40 dias.  

De lá pra cá isso mudou. Atualmente diversas famílias de pequenos produtores de queijo são parceiras da Queijo D’Alagoa-MG e conseguem escoar a produção artesanal em todo o país.

No início, o propósito era ajudar o Sô Batistinha com os queijos. Com o passar dos anos a missão foi muito além. O negócio virtual iniciou uma transformação social no município de Alagoa reconhecendo a importância do produtor e agregando valor ao produto; preservando a história, cultura e tradição; movimentando a economia local; fomentando o turismo e promovendo Alagoa como destino turístico através da Rota do Queijo e do Azeite e, ainda, mantendo a agência dos Correios aberta com o contrato de postagem.

Faltam palavras pra agradecer a Deus por chegarmos até aqui. Os desafios são diários e constantes. O que nos anima é ver o resultado do trabalho surgindo a cada dia e o legado que vamos deixar para o município. Como sempre falo no meu instagram @queijodalagoamg: imensamente gradicido!”, comemora o empreendedor, Osvaldo Filho.  

@queijodalagoamg:  www.queijodalagoa.com.br

Jabuticaba: Ouro Negro



Distante apenas 21 km de Belo Horizonte a histórica Sabará, às margens do rio das Velhas, volta a abrir suas praças para o Festival de Jabuticaba, Cultura e Gastronomia. De 24 a 27 de novembro será realizada a sua 36ª edição, com o tema a Virada do Tacho.

"É uma grande celebração da colheita da fruta, que está extremamente ligada à identidade do povo da cidade", diz Elizabeth Antônia Torres Braga, organizadora do evento e presidente da Associação de Produtores e Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas).

Mais de 40 produtos derivados da jabuticaba - geleias, pães, tortas, balas, temperos, licores, doces etc. - vão estar à vista em 26 estandes, para serem degustados, comprados e levados para casa. São receitas, transmitidas de geração a geração, carregadas do contexto histórico de Sabará, que surgiu no século 18, produzidas artesanalmente por 26 mulheres, associadas da Asprodejas.


As pessoas podem alugar pés de jabuticabas para deliciar a fruta

"As famílias esperam o ano todo para a chegada do festival, pois ele movimenta a economia da cidade. A expectativa para este ano é atrair mais de 140 mil pessoas nos quatro dias", relata Elizabeth Braga.

No Brasil, existem mais de 20 espécies de jabuticabas e a produzida no município tem o nome de Sabará, a mais doce. "Hoje, os produtos derivados da jabuticaba de Sabará já têm a certificação de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP)". Eles foram certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A meta agora, segundo a presidente da Asprodejas, com o selo, é crescer mais ainda de forma a exportar a fruta e seus derivados. "A jabuticaba é nosso ouro negro".

Elizabeth Braga informa que no festival, considerado bem imaterial da cidade, terá concursos de melhor geleia, licor e produto inovação. Haverá ainda aulas com chefs renomados, que vão fazer receitas com jabuticaba.

Quem abre o evento, no dia 24/11, às 18h, com a Cozinha Show é o chef Flavio Trombino, do restaurante Xapuri, de Belo Horizonte. Em seguida, haverá seresta com Acir Antão, radialista, locutor, cantor e jornalista. Durante o todo o festival, haverá shows musicais, artes cênicas, apresentações de grupos de congado e da tradicional banda de música Santa Cecília.


Nas barracas, as pessoas encontram tudo sobre o “Ouro Preto”, diversos produtos das jabuticabas

Realizado desde 1987, o Festival de Jabuticaba, Cultura e Gastronomia de Sabará é patrocinado pelo Instituto Vale e apoiado pela Prefeitura do Município.

Estão na organização, além da presidente da Asprodejas, os chefs Felipe Leroy, do Cozinha Vitrine; e Danilo Simões, da Danilo Simões Gastronomia. O evento terá 26 estandes de derivados de jabuticaba (geleias, balas, licores, doces, tortas, pães etc.) e artesanato, além de cerveja;30 barracas da fruta in natura; Espaço kids; Aulas com chefs renomados, entre eles Flávio Trombino, do restaurante Xapuri e Felipe Leroy, do Cozinha Vitrine; Seresta com o radialista Acir Antão e Vesperata (dia 24/11 - na abertura do evento); Show com Maurício Tizumba, artes cênicas, apresentações de grupos de congado e da banda de música Santa Cecília e Concursos de melhores geleia, licor e produto inovação.

https://jabuticaba.sabara.mg.gov.br/?fbclid=IwAR0un0yM--6ZmR4Xt2qeHmq9HrzKZ3ZdbSVTeslp2GpBseKwwK8cWElTnFE

Festuris na Minha Vida

A organização do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, já trabalha para a edição dos 35 anos do evento. A melhor feira de negócios turísticos das Américas acontece de 9 a 12 de novembro de 2023.

O lançamento da identidade visual dos 35 anos foi feito no happy hour de encerramento do Festuris no dia 5 de novembro. O mote da nova edição evidencia as pessoas com o slogan: “O centro do turismo é você”. “Não existe turismo sem pessoas, ele é movimento o tempo todo. Nosso intuito é valorizar ainda mais cada indivíduo que desenvolve um turismo mais consciente e com muitas inovações”, ressalta Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris.


Eduardo Zorzanello e Marta Rossi

 

Sócio de Marta, Eduardo Zorzanello aponta, ainda, que foi dada a largada à 35ª edição com o desenho do mapa para iniciar comercializações. “Temos inúmeras solicitações para reserva, nos próximos dias faremos todos os contatos para fechar negócios”, confirma o empresário.

Na quarta-feira (9) foi ao ar o primeiro vídeo da campanha “Festuris na Minha vida”. O objetivo do projeto é destacar histórias de pessoas que têm envolvimento com a feira de negócios turísticos mais querida do Brasil. A cada semana, nas redes sociais do Festuris, uma história será destacada. Acompanhe em @festurisgramado.

O 34º Festuris foi considerado o maior e melhor de todas as edições. Registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, 16% comparado com 2019, mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais.

O embaixador Festuris Luciano Teixeira, da FRT (Porto Alegre) foi premiado porque trouxe o maior número de agentes de viagem para o evento, ao todo, 425 profissionais.

Bertolucci

O Hotel Bertoluci está localizado em frente ao Museu de Cera de Gramado, e dispõe de uma sala de estar luxuosa, além de um salão de jogos com mesa de bilhar. Você pode saborear lanches no bar, e um buffet de café-da-manhã no restaurante do hotel. O acesso Wi-Fi é gratuito. Todos os quartos contam com aquecimento central, TV a cabo, frigobar e banheiro privativo. Estão equipados com pisos de azulejo ou madeira. O serviço de quarto está disponível.

O Hotel Bertoluci fica a 3,5 km dos centros de Gramado e Canela, e a 130 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre. Para sua comodidade, a propriedade oferece estacionamento privativo gratuito.


Em 09 de agosto de 1880, surgiu o primeiro hotel da cidade de Gramado, “Hotel Bertoluci Familiar” localizado na época numa vasta mata aberta, onde campeiros, vendedores, carreteiros e pessoas da capital pernoitavam. Passado quatro gerações, Jerci e Vitória Bertoluci resolveram no ano de 1993, estruturar sua casa em uma Pousada familiar, hoje conhecido como Hotel Pousada Bertoluci. Inaugurado em 01 de dezembro de 2001, composto por apartamentos com uma estrutura moderna, deu-se inicio a nova era do Hotel Pousada Bertoluci, administrado até hoje pela família Bertoluci.

https://www.hotelbertoluci.com.br/

Gastronomia impulsiona o turismo


Além de conhecer belas paisagens e se aventurar em novos destinos, com o turismo, as pessoas também têm a oportunidade de descobrir a cultura gastronômica dos lugares visitados. As opções são variadas, seja conhecendo produtores da região, provando pratos típicos ou até realizando atividades locais. A gastronomia, sem dúvidas, é uma grande impulsionadora do turismo brasileiro.

Dados dos boletins do Turismo Doméstico Brasileiro – edições de 2021 e 2020, materiais produzidos e divulgados neste ano pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que a cultura e a gastronomia fazem parte dos motivos que incrementaram as viagens dos brasileiros, passando de 15,5%, em 2020, para 16%, em 2021.

E para 2022, de olho na Copa e nas festas de fim de ano, os empresários do setor de bares e alimentação fora do lar já planejam aumentar o quadro de funcionários, principalmente, para atender à alta demanda por estes serviços, especialmente neste ano, que é o primeiro sem restrições sanitárias.

A gastronomia vem sendo cada vez mais buscada como ferramenta turística diante da importância de se manter a identidade e a variedade de costumes gastronômicos, que são bastante ricos de uma região para outra. A comida, além de sua importância vital para o corpo, é conhecida por unir pessoas e promover experiências únicas e especiais. Portanto, o turismo gastronômico propõe ao turista conhecer a culinária local do destino, fazendo parte de sua experiência na viagem.


Do ponto de vista econômico, este segmento não só movimenta a economia local de cada região, como a economia nacional. O setor está em constante atualização, sempre contratando novos profissionais e abrindo novas filiais.

Dados do Ministério do Turismo mostram que a gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros. Desta forma, com toda a riqueza do nosso país, a tendência do setor de alimentação fora do lar é estar em permanente crescimento. Consulte seu agente de viagem, e faça seu pacote para desfrutar as belezas do Brasil. 

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63 informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário