segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Sectur realiza primeira edição da Sexta Cultural em Taquaruçu

Nayna Peres / Governo do Tocantins

O evento reúne os mais diversos tipos de expressões artísticas e culturais e terá apresentações em diversas cidades do Estado.

Primeira edição do projeto acontece nesta sexta-feira, 25, em Taquaruçu. - Créditos: Ascom Sectur / Governo do Tocantins

A Secretaria de Cultura e Turismo do Estado do Tocantins (Sectur), através do Instituto Cidadania Amazônia, realiza na próxima sexta-feira, 25, a primeira edição da Sexta Cultural, em Palmas. O local escolhido para o evento é a Praça Tarcísio Machado, no Distrito de Taquaruçu. A ação é a primeira de um total de 18 apresentações que vão reunir diversos tipos de manifestações culturais em várias cidades pelo Estado, os recursos para realização das atividades são oriundos do Fundo Estadual de Cultura e sua aplicação foi aprovada pelo Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC–TO).

O evento tem como objetivos promover e fomentar a produção e o intercâmbio cultural, buscando dar visibilidade às linguagens artísticas da música, do circo, da dança, do teatro, da cultura popular e tradicional e dos artesãos tocantinenses. Levando gratuitamente, para o público de Palmas e cidades do interior, músicas do cancioneiro popular do Tocantins e da nova geração da cena cultural tocantinense.

De acordo com o Superintendente da Cultura, Relmivam Milhomem, o Projeto Sexta Cultural já é um evento consagrado, que visa valorizar as diversas manifestações tradicionais do nosso Estado, além de dar vez aos novos talentos. “O projeto vai muito além da divulgação e valorização dos artistas regionais, por meio dele é possível revelar novos talentos e garantir acesso à cultura local nas mais diversas localidades do Tocantins”, pontuou.

Para o titular da Sectur, Hercy Filho, a ação vai muito além da difusão cultural das raízes tocantinenses. “O projeto fomenta toda a cadeia artística do Tocantins, além de oportunizar a geração de renda aos pequenos comerciantes, e ainda fortalece a economia criativa dos municípios”, apontou.

A primeira edição terá uma programação variada e contará com os cantores Matheus Mancine e Onassis Costa. Ainda no evento, haverá apresentação circense com a Cia Os Kako, teatro com a Cia Lamira, contação de histórias e lendas com a escritora Irma Galhardo e mostra de documentário com o cineasta João Paulo Costa de Almeida.

Sexta Cultural

O projeto Sexta Cultural é considerado um dos maiores eventos do calendário cultural do Tocantins, que conta com diversas atrações gratuitas, entre shows, intervenções artísticas circenses, dança e manifestações populares, além de exposição e comercialização de artesanato e de comidas regionais.

Serão realizadas 18 (dezoito) apresentações artísticas, sendo cinco (5) na cidade de Palmas e treze (13) em cidades do interior: 2 (duas) em Araguaína, 2 (duas) em Gurupi, 1 (uma) em Dianópolis, 1 (uma) em Tocantinópolis, 1 (uma) em Augustinópolis, 1 (uma) em Araguatins, 1 (uma) em Colinas do Tocantins, 1 (uma) em Guaraí, 1 (uma) em Paraíso do Tocantins, 1 (uma) em Porto Nacional e 1 (uma) em Natividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário