quinta-feira, 14 de março de 2024

Tocantins é uma das opções com parques naturais para relaxar na Páscoa

Parque Estadual do Jalapão está entre os mais desejados pelos brasileiros para visitar em 2024, segundo pesquisa do MTur


Parque Estadual do Jalapão - TO - Imagem: Wikipedia

Saem de cena os destinos badalados de Carnaval, entra a temporada de buscas por opções turísticas mais tranquilas para a Páscoa. Passada a euforia do agito carnavalesco nas praias, nas festas à fantasia nos clubes, nos bloquinhos de ruas nas cidades e nos desfiles das escolas de samba nos sambódromos, aumenta a procura por lazer em meio à natureza para relaxar no próximo feriado prolongado.  

Além das famosas praias, sempre bastante procuradas durante todo o ano, Tocantins também possui parques naturais entre os diversos que estão espalhados pelas cinco regiões do Brasil. O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, figura entre as principais atrações turísticas dos 15 lugares mais desejados por brasileiras e brasileiros para visitar, no país, em 2024, segundo uma recente pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos. 

Para Rodrigo Góes, gerente de políticas públicas do Instituto Semeia, a lista chama atenção pela relevância da natureza nesses destinos, e, apesar de os parques naturais não representarem a totalidade do ranking, diversos deles abrigam os principais atrativos que têm influenciado brasileiras e brasileiros em suas escolhas para viagens de lazer: “diversos parques brasileiros já são os principais indutores do turismo em suas regiões, que geralmente envolvem mais de um município e diversos atrativos abertos aos visitantes. Noronha, Lençóis e Iguaçu, por exemplo, já ocupam posições entre os mais visitados do Brasil e ajudam a movimentar toda a cadeia de turismo do território onde estão inseridos”

O estudo também apontou que natureza e ecoturismo, saúde e bem-estar, aventura e rural/campo estão entre os tipos de turismo preferidos das 2.029 pessoas entrevistadas, com mais de 16 anos de idade, nos 27 estados do país. 

Para aproveitar que o feriado nacional de Sexta-Feira da Paixão está próximo, indicamos Tocantins e outras cinco preferências turísticas com parques naturais, que compõem a lista do Mtur, onde visitantes poderão fazer trilhas, se refrescar com banhos em cachoeiras e rios, e ainda contemplar paisagens de tirar o fôlego.  

Parque no Tocantins 

Jalapão, no Tocantins, na região Norte do Brasil, está na lista de destinos. O Parque Estadual do Jalapão já foi cenário de reality shows internacionais, produções cinematográficas e novelas. Lá existem opções de atividades de aventura e para relaxar com cachoeiras, praias, dunas e vilarejos por onde são praticados rafting, canoagem, bóia-cross e trilhas.

Outros destinos com parques naturais

O Parque Nacional do Monte Roraima abriga um dos picos mais elevados do Brasil. Localizado em uma região de fronteira entre Guiana e Venezuela, tem opções para realizar trilhas, trekking fotográfico e observação de fauna e flora monitorados. O acesso ao pico é feito pelo lado venezuelano. Por aqui, para visitá-lo, é necessário obter uma autorização especial junto ao ICMBio. 

No arquipélago de Fernando de Noronha (PE), estão as duas unidades de conservação mais famosas de Pernambuco, que oferecem diversos atrativos: o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha - nesta, estão as estruturas da ilha de apoio ao visitante como pousadas e restaurantes. 

Lençóis Maranhenses (MA) é uma das atrações turísticas que mais despertam interesse neste ano. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, principal destino indutor de turismo do estado, abriga o maior campo de dunas do Brasil, praias com areias brancas, lagoas, mirantes e estrutura completa para recepção de visitantes e serviços de condução credenciados. 

Em Foz do Iguaçu (PR), o Parque Nacional do Iguaçu também tem despertado o interesse de ser visitado por ser o palco do espetáculo natural das Cataratas do Rio Iguaçu.

Na Chapada dos Veadeiros (GO), o visitante se depara com cânions, cachoeiras, corredeiras, trilhas e travessias demarcadas e sinalizadas no principal atrativo da região: o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, de onde se tem belas vistas, banhos de rio no meio do cerrado, com fácil acesso e infraestrutura completa.

Para quem estiver planejando relaxar no feriado em meio à natureza, o Brasil oferece uma vasta diversidade de destinos turísticos, que inclui mais de 70 parques nacionais, como: Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba/PI, Parque Nacional da Serra do Cipó/MG, Parque Nacional do Pau Brasil/BA, Parque Nacional do Rio Amazonas/AM, Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque/AP, Parque Nacional de Ubajara/CE, entre dezenas de outros. 

O fato de os parques naturais fazerem parte de um destino turístico mais amplo também aumenta as chances das pessoas se interessarem por eles, valorizando o patrimônio natural que protegem. Com isso, parques, que hoje ainda recebem poucas visitas, podem ter o seu impacto ampliado se pensados em conjunto com demais atrativos da região”, completa Góes. 

Sobre o Instituto Semeia - O Instituto Semeia é uma organização sem fins lucrativos que presta apoio ao ICMBio na implementação de parcerias e no desenvolvimento de modelos inovadores de gestão da visitação em unidades de conservação federais espalhadas por todo o Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário