quinta-feira, 14 de março de 2024

Secult realiza Audiência Pública para a PNAB na regional de Araguaína

Audiência aconteceu na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) nesta terça, dia 12. A próxima será realizada em Gurupi, nesta quinta-feira, 14

Foto: Kadu Souza / Governo do Tocantins

Quase 100 pessoas participaram presencialmente do segundo dia de audiência pública para a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), realizada no campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, nesta terça-feira, 12, em uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Na oportunidade, fazedores de cultura, gestores e sociedade civil da região puderam apresentar demandas e discutir, junto à equipe técnica da Secult, questões necessárias para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) e de futuros editais.

Além da superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores, e equipe, o evento contou com a participação do secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, Edson Carvalho, e do pró-reitor de Assistência Estudantil da UFNT, José Manoel Sanches, que na ocasião representou Airton Sieben, reitor da instituição.

 A audiência também contou com a presença de representantes dos municípios de Arapoema, Aragominas, Colinas, Darcinópolis, Juarina, Pedro Afonso, Muricilândia e Xambioá, o que totalizou o número de 94 credenciados.

“Nós estamos muito felizes de fazer esse trabalho de aproximação das pessoas e conhecer a realidade delas. Nós queremos trazer essas vivências para os instrumentos que precisamos construir”, disse a superintendente Kátia Maia Flores durante a reunião.

Em sua fala, o secretário do Esporte, Cultura e Lazer da cidade de Araguaína, Edson Carvalho, discorreu sobre a importância da participação de todos para a retomada das políticas culturais. “A PNAB tem cinco anos garantidos para quem estiver formalizado e nós queremos que ela seja permanente durante esse tempo. Então temos que nos organizar e partir para a formação de políticas públicas culturais de igualdade”, disse.

De acordo com José Manoel Sanches, a PNAB é a resposta do Governo Federal para as questões do sentimento humano, colocando na arte a responsabilidade de humanização. O pró-reitor ainda colocou a Universidade à disposição para o fomento de políticas culturais. “Farei o possível para que a UFNT seja cada vez mais esse espaço apoiador de cultura e de humanização”.

Durante a plenária, os fazedores de cultura apontaram suas sugestões para a elaboração do PAAR e dos editais. Eles dialogaram sobre a descentralização dos recursos e capacitações técnicas para os municípios do interior do Tocantins, além de uma avaliação de acompanhamento para saber como os recursos foram investidos. Além disso, sugeriram editais mais específicos e de fácil entendimento, e um mapeamento dos fazedores de cultura das regiões.

Gustavo André faz parte do grupo de Cultura Popular de Araguaína e comentou sobre a necessidade da chegada dos cursos de qualificação para elaboração de projetos nas cidades do interior. “É preciso que os cursos de formação e elaboração de projetos cheguem até o interior, pois muitos têm dúvidas em como construir um”, disse.

Para Ayra Galdino, moradora do município de Juarina, a realização das audiências públicas nas regionais do Estado é necessária para que as demandas dos municípios do interior sejam levadas até a capital, Palmas.

“Essa aproximação do poder público estadual com o municipal é importante para que os recursos cheguem até nós”, disse Salim Bucar Neto, secretário da Cultura e Esporte do município de Pedro Afonso.

Já o agente cultural Thiago José comentou que as audiências públicas servirão para que o Governo veja quem são os artistas e suas principais atividades culturais. “Isso é importante para que entendam quantas pessoas, quais culturas são feitas por elas e de que forma elas podem ser contempladas”
Próximas audiências públicas

14/03 (Quinta-feira) 8h - Gurupi (Câmara dos Vereadores)

15/03 (Sexta-feira) 8h - Arraias (Câmara dos Vereadores)

22/03 (Sexta-feira) 9h - Palmas (Auditório da Assembleia Legislativa)

Ana Carolina Monteiro/Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário