sábado, 2 de março de 2024

Estande de Minas faz sucesso na Feira de Turismo de Lisboa (BTL)

O chefe do executivo português, Marcelo Rebelo de Sousa, degustou o Queijo Minas Artesanal, candidato a patrimônio imaterial mundial da Unesco e um dos produtos típicos levados especialmente para a feira

O chef Felipe Rameh, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que visitou o estande do Governo do Estado na BTL Lisboa e disse que 'a comida mineira é um sonho

“A comida mineira é um sonho”, confidenciou o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa ao secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ao inaugurar o estande do Governo de Minas na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2024), uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do mundo, dia 28 de fevereiro.

 

A Cozinha Mineira é a protagonista do estande, que também recebeu a visita do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ao todo, cerca de 300 pessoas passaram pelo estande mineiro no primeiro dia da BTL Lisboa.

As ações do Governo de Minas na feira lisboeta, por meio da Secult, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da TAP Air Portugal, fazem parte do programa “Minas para o Mundo: Mundo para Minas”.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, lidera a comitiva de Minas em Portugal e diz que a participação do Estado é fundamental, pois o país é muito importante para a conexão de Minas com a Europa. "Mostrar Minas Gerais e atrair turistas é o objetivo da nossa participação na feira. Minas para o Mundo, e o mundo para Minas”.

Até domingo (3), Oliveira participará de reuniões no estande ao lado dos representantes da Codemge, os executivos Lincoln de Farias, diretor de Administração e Finanças, e Paulo Guilherme, gerente de Comunicação. “Ao atrair turistas para conhecer toda a essência da Cozinha Mineira, além das belezas naturais do Estado, atraímos também uma cadeia de geração de novos negócios, atividades, empregos e renda. As cidades ocupadas por turistas trazem uma grande movimentação em toda uma cadeia de negócios”, afirma Thiago Toscano, presidente da Codemge, que firmou parceria com a Secult-MG para promover a cultura e o turismo em todas as feiras turísticas dentro e fora do Brasil. 

Fotos Marden Couto/Turismo de Minas

Pelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais tem um estande no evento com fotos do patrimônio histórico estampadas nas paredes, exibição de vídeos em painéis e TVs e distribuição de material promocional.

Os participantes da BTL Lisboa são atraídos também pelos aromas e sabores das Minas Gerais, que exalam pelos corredores da feira. O chef Felipe Rameh preparou em um showcooking purê de baroa com pequi, acompanhado de galinha na lata, que os participantes provaram e aprovaram. “Farei cinco aulas, ao vivo, com menus-degustação repletos de ingredientes que contam a história do nosso amado estado”.

Visitas ao estande - Além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, que se rendeu aos queijos, aos pães de queijo, às cachaças, aos doces e aos cafés que estão sendo oferecidos aos participantes, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, também prestigiou o estande de Minas Gerais e degustou os pratos preparados pelo chef Felipe Rameh. Carreiro destacou a importância da participação de Minas na feira: “Minas Gerais é um Estado tão grande quanto a BTL, e não poderia ficar de fora dessa feira que é um sucesso”. 

Jorge Rebelo, presidente do Vila Galé, também marcou presença no estande do mineiro. A rede abrirá um resort em Ouro Preto, no próximo ano, e está em negociação com o governo para abertura de outros hotéis pelo Estado.

BTL Lisboa - A programação da 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) se estende até domingo (3/3). O evento, realizado no Parque das Nações, ocupa quatro pavilhões, com 45 mil m², tem 1.400 expositores e espera receber mais de 60 mil visitantes. A BTL Lisboa reúne operadoras, redes hoteleiras, companhias aéreas e prestadores de serviços turísticos para desenvolvimento de negócios e promoção de networking. Minas Gerais se destaca entre os 75 destinos internacionais. São três dias exclusivos só para profissionais da área e no final de semana o evento será aberto ao público, que poderá conhecer destinos, hotéis, operadoras, cias aéreas, cruzeiros, locadoras, atrativos e fornecedores.

BH terá refúgio temático

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou dia 21 de fevereiro as obras do primeiro refúgio climático da capital. O espaço de resfriamento, que servirá para o cidadão se abrigar do sol, amenizar os efeitos do calor e descansar, começou a ser instalado na Rua dos Carijós, 679, no Centro da cidade. O secretário municipal de Meio Ambiente, José Reis, assinou, no local, a Ordem de Serviço para o início das intervenções.

 

A estrutura, que faz parte do programa Centro de Todo Mundo - que prevê a requalificação da região central da cidade -, funciona como uma “ilha verde”. Tendo como elemento central uma árvore, o refúgio contará com uma estrutura concebida a partir de técnicas de resfriamento passivo, contendo um conjunto de pisos permeáveis (gramado e também revestimento de micro eixos drenantes). Dessa forma, ele contribuirá para a correta infiltração da água da chuva no local, evitando acúmulo e, consequentemente, alagamentos. 

O espaço também contará com outras estruturas, como um banco sob a árvore, uma espreguiçadeira e um bebedouro. Dessa forma, o cidadão pode utilizar o refúgio para não apenas se abrigar do sol e reduzir a sensação de calor, mas também descansar e se hidratar. Ao todo, o refúgio climático ocupará uma área de 25,61 metros quadrados. 

A espécie de árvore escolhida para este primeiro refúgio climático foi o oiti, também chamada de goiti (Licania tomentosa), por questões dimensionais e também porque deveria ser uma espécie que harmonizasse com outras já existentes no hipercentro da capital. Teria que ser uma árvore cuja copa não interferisse com a marquise vizinha, e cujas raízes ficassem afastadas o máximo possível da caixa da rede de drenagem pluvial. Por fim, devia ser uma espécie que gerasse sombra em todo o perímetro do refúgio climático durante o maior número possível de horas durante o dia, para que se crie um microclima próprio. 

A obra, que tem orçamento de R$ 177.588,80, será executada pela empresa EPO Empreendimentos, de Belo Horizonte, por meio de compensação ambiental. A entrega do primeiro refúgio climático da capital mineira está prevista para acontecer entre o final de abril e início de maio. Outras unidades serão implantadas.

No caso dos refúgios climáticos que serão implementados na capital mineira, o diferencial está na árvore, que desempenhará o papel central no resfriamento do ambiente sob ela e ao seu redor. Segundo a Gerência de Ações para Sustentabilidade (GEASU), da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, não foram encontrados, no Brasil, espaços urbanos com essa combinação de atributos: árvore, pisos permeáveis, banco e bebedouro. 

Refúgios Climáticos - A implementação de espaços públicos para resfriamento é uma tendência já observada em outras cidades, tanto no Brasil quanto no exterior, como os cooling places de metrópoles como Paris e Barcelona. São equipamentos que contribuem para tornar os centros urbanos mais sustentáveis e menos suscetíveis aos impactos das mudanças climáticas. Parques arborizados contendo lagos também são considerados espaços de resfriamento, assim como uma praça com um chafariz.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém: Um espetáculo fascinante!

Por sua singularidade e grandiosidade, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é fascinante.

Atração para o público de todas as idades, o espetáculo emociona com uma dramatização impactante associada a um visual deslumbrante e recheado de efeitos especiais. A mega peça teatral, que conta a história de Jesus, é encenada em uma cidade-teatro com nove palcos-plateia localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife.

Realizada desde 1968, no que é conhecido como o maior teatro a céu aberto do mundo, a apresentação atrai, durante a Semana Santa, cerca de 70 mil pessoas do mundo todo que se emocionam com uma belíssima encenação realizada em magníficos cenários de cores vivas e concepção única criada por artistas pernambucanos.

Imersos nesse ambiente mágico da cidade-teatro, os espectadores são contagiados pela emoção que brota da história mais marcante da humanidade que, na peça, tem início com a cena do Ser- mão da Montanha e termina com a espetacular ascensão de Jesus aos céus.

Ao longo do espetáculo, as dezenas de personagens alternam cerca 2 mil figurinos produzidos pelas mãos delicadas das costureiras da localidade conhecida como Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus, sob o olhar meticuloso da arquiteta e figurinista Marina Pacheco, que coordena o desenvolvimento das peças que é produzido com base em extensa pesquisa sobre os trajes usados nos tempos de Jesus.

Nos palcos, a história é vivida por 50 artistas pernambucanos de grande talento, além de cerca de 400 figurantes e também por atores e atrizes da cena nacional que são convidados para participar do espetáculo todos os anos. Nos últimos 25 anos, cerca de 120 artistas renomados do teatro, cinema e TV do Brasil emprestaram seus talentos para ranking.

Em 2024, a Paixão de Cristo contará com a participação especial dos artistas convidados Allan Souza Lima, no papel de Jesus; Mayana Neiva, fazendo Maria e Dalton Vigh, interpretando o governador romano Pôncio Pilatos. A direção artística é de Lúcio Lombardi e do assistente especial de direção Alberto Brigadeiro.

 


Nos bastidores, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros, camareiras, entre outros. A coordenação geral de toda essa equipe é de Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova.
A temporada 2024 da Paixão de Cristo será realizada de 23 à 30 de março. Os ingressos já podem ser adquiridos antecipadamente com ranking.

www.novajerusalem.com.br.


NOVA JERUSALÉM - A cidade teatro de Nova Jerusalém, que tem título de patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e do Brasil, é uma verdadeira obra prima inspirada na arquitetura judaica e romana da época de Jesus, que levou 40 anos para ficar pronta.

Inaugurado em 1968, esse monumento foi idealizado e construído por Plínio Pacheco numa área de 100 mil metros quadrados. A magnífica cidade-teatro é cercada por muralhas de pedra granítica de três metros de altura e conta em seu perímetro com 70 torres de sete metros. Em seu interior, nove palcos-plateia reproduzem cenários naturais, arruados, lagos, jardins e palácios, além do Templo de Jerusalém.


Já na sua inauguração, essa obra fascinou os seus contemporâneos graças à riqueza, ecletismo e ou- sadia de seu plano arquitetônico e decorativo. Para realizá-la, Plínio cercou-se dos melhores artesãos e escultores de sua época.

Essa obra prima logo se tornou o mais grandioso dos teatros à céu aberto do mundo e, de tão magnífica, conquista, até hoje, o coração de todos os amantes da arte que a co- nhecem e vivem em seus espetáculos inigualáveis emoções.

POUSADA DA PAIXÃO - No interior da Nova Jerusalém, funciona o ano todo a bela e aconchegante Pousada da Paixão. Trata- se de um local diferenciado que tem como pontos de destaque sua programação temática e cultural, além da riqueza gastronômica e sua arquitetura diferenciada que remete a antiga Jerusalém de 2 mil anos atrás.


Além disso, a própria cidade-teatro, na qual a pousada está instalada, é uma atração à parte. Os jardins, os lagos e os pátios da Nova Jerusalém proporcionam um passeio inesquecível pelos cenários majestosos no horário do pôr do sol do agreste. Um verdadeiro charme autênticoeexclusivo.

Mas o que há de mais emocionante e romântico na Pousada da Paixão são os jantares temáticos realizados no cenário da Santa Ceia. Trajando figurinos da Roma antiga em um ambiente realista, os hóspedes experimentam uma viajem no tempo e sentem-se como se fossem habitantes da Jerusalém do passado.

Outra atração que os hóspedes da Pousada a Paixão não devem deixar de visitar é o Espaço Cultural Plínio e Diva Pacheco, que apresenta um rico acervo de fotos históricas, documentos e objetos pessoais dos idealizadores e construtores da Nova Jerusalém.

A mostra conta a surpreendente história da saga das famílias Mendonça e Pacheco marcada por muito trabalho árduo, coragem e perseverança, que teve início em 1951 quando as apresentações da Paixão de Cristo começaram a ser encena- das nas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, distrito do município do Brejo da Madre de Deus (PE).

BREJO DA MADRE DE DEUS - O Brejo da Madre Deus, município onde está localizada a Nova Jerusalém, também oferece atrações imperdíveis para o visitante, a começar pelo impressionante Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, que fica a apenas 2 km da cidade-teatro.

Nele, esculturas gigantes em monobloco graníticos- de figuras folclóricas da história e da cultura do homem nordestino estão espalhadas por uma área deslumbrante circundada pela exuberante vegetação da caatinga e impactantes formações rochosas.

Também não se deve hesitar em dar uma esticada até a sede no município para conhecer a autenticidade do Brejo da Madre de Deus marcada pelos centenários casarios de azulejos portugueses. Também não se deve perder a oportunidade de um passeio a pé pelas trilhas da Fazenda Encantado- para conhecer a maior reserva da mata atlântica do interior do Estado e experimentar o conforto de um microclima no qual a temperatura máxima não passa dos 22 graus.

COMO CHEGAR A NOVA JERUSALÉM - Para quem quer assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, existem várias opções de transporte. A mais comum é contratar um serviço de ônibus de turismo ou vans, que saem de diversas cidades e podem ser encontrados numa simples consulta à internet.

Outra alternativa é se juntar a uma caravana organizada por amigos, igrejas, clubes ou associações, que costumam oferecer pacotes especiais. Quem prefere ir de carro próprio também encontra facilidade, pois as estradas que ligam Fazenda Nova ao Recife e a Caruaru são duplicas em sua maior parte, bem conservadas e sinalizadas, garantindo uma viagem tranquila e segura.

Além disso, os turistas de qualquer parte do Brasil, que optarem por pacotes de hospedagem no Recife/PE, em Gravatá, em Caruaru/PE ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas/PE, podem adquirir o passeio, para assistir ao espetáculo, oferecido pela Luck Viagens (81 3366- 6222/ www.luckviagens.com.br), pelas lojas da CVC em todo Brasil e outras agências de viagens.

O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa comi- da regional. No Recife/PE, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas/PE, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas.

Contatos da Pousada da Paixão-(81) 3732-1574/ (81) 99673-0815/ WhatsApp (81) 99673-0805
/
www.pousadadapaixao.com.br).

Turistas estrangeiros visitam o Brasil no começo do ano

O verão brasileiro continua a ser a apoteose do turismo, e em janeiro a entrada de visitantes internacionais voltou a demonstrar o interesse mundial por nossos destinos, especialmente os de sol e praia. Ao todo, 956.737 turistas do exterior vieram ao Brasil, com aumento do fluxo de todos os principais emissores, com exceção da Argentina, que vive um agravamento da sua crise econômica.

Os dados registrados pela Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal demonstram a manutenção do patamar do verão anterior, com ligeiro recuo de -1,4%, puxado justamente pela menor frequência dos argentinos. No total, foram 14.538 turistas internacionais a menos, já que nos primeiros 31 dias de 2023 o país recebeu 971.275 visitantes de fora.

Os turistas da Argentina, principal emissor do Brasil, a queda chegou a 19%, ou -110.310 turistas na comparação com janeiro de 2023, quando 562.446 hermanos vieram curtir o verão e as festas pré-carnavalescas. Este ano, foram 452.136 argentinos. O resultado negativo foi atenuado devido às ações da Embratur, que estabeleceu um plano de contingência à crise econômica que atravessa o país vizinho.


Com informações de inteligência de dados, em contato com entidades na Argentina e com a análise de relatórios da Embaixada do Brasil na Argentina, desde maio de 2023 a Embratur reorientou suas ações em duas direções: a de reforçar a promoção do Brasil como uma alternativa aos turistas argentinos de alto poder aquisitivo, que recalcularam suas viagens devido ao preço do dólar e do euro; e reforçar a promoção do Brasil nos países da América Latina, para garantir um acréscimo de visitantes que compensasse a queda na chegada de argentinos.

Os argentinos seguem como principais emissores de turistas para o Brasil. Já o segundo maior emissor, no período, foi o Paraguai, que apresentou um aumento no número de entradas no país de 19.454, indo de 84.884 em janeiro de 2023 para 104.338 em 2024. O crescimento percentual foi de 22,9%.

O terceiro lugar em emissões, no mês de janeiro, ficou com o Chile, que apresentou, também, o maior crescimento percentual: 47,8%. O país foi de 52.217 turistas no Brasil no primeiro mês de 2023 para 77.221 em janeiro último, um acréscimo de 25.004 visitantes. Além disso, no acumulado de 2023, o Chile retornou ao patamar pré-pandemia registrado em 2018 e retomou a posição de terceiro maior mercado emissor de turistas para o Brasil, com um total de 458.576 chegadas.

Em quarto lugar, no mês de janeiro, o Uruguai passou de 56.438 turistas enviados ao Brasil para 62.848 no mesmo período deste ano - um aumento de 6.410, ou 11,3%. Na sequência, em quinto, vem os Estados Unidos, com alta no número de turistas em janeiro que chegou a 8,9%. O país foi de 47.651 em janeiro do ano passado para 51.919 este ano, 4.268 a mais.

Já a Bolívia enviou 17.686 turistas para o Brasil em janeiro último, um crescimento de 4.396, e ficou em sexto. O Peru, em sétimo, teve aumento de 2.194 visitantes, com 9.214 entradas registradas. O Equador vem em seguida, com 1.690 entradas e aumento de 78 turistas, e a Venezuela registrou 1.184 turistas nos primeiros 31 dias deste ano, um crescimento de 158 visitantes em relação a janeiro do ano anterior. Os demais países emissores cresceram, juntos, 40.636, passando de 167.639 para 208.275 no comparativo entre os períodos.

Culinária mineira bão demais


Comida mineira a melhor do país

O Guia Viajar Melhor divulgou, divulgou os três destinos brasileiros mais citados pelos turistas quando o assunto é viagem gastronômica. Os colocados demostram a diversidade culinária nacional e o valor cultural de cada região. Segundo a publicação, o ranking é um desdobramento da pesquisa realizada com os turistas, levando em consideração o número de menções durante o levantamento.

Em primeiro lugar, Minas Gerais levou o título de melhor destino para viajar e comer bem. Segundo a publicação, a culinária mineira tem a maior diversidade de pratos da gastronomia brasileira, com preparos conhecidos em todo o país.

A Bahia que, conforme apuração do guia de viagens, tem uma culinária diversa com influência de diferentes regiões do Brasil, ficou em segundo lugar.

Já na região Norte, os pratos do Pará conferiram ao estado o terceiro lugar entre os três principais destinos para viagens gastronômicas, tendo inclusive o tacacá, prato da culinária paraense, conquistado o reconhecimento internacional ao entrar na lista das 100 melhores sopas do mundo, pelo ranking assinado pelo TasteAtlas, uma plataforma especializada em gastronomia.

A feijoada é uma das mais representativas expressões da gastronomia do país. Não atoa ela foi eleita como o melhor prato típico do Brasil, de acordo com a pesquisa feita pela equipe do Guia Viajar Melhor, em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing turístico e análise de dados. Originada durante o período colonial, a feijoada tem raízes históricas e culturais profundas, refletindo a diversidade e a fusão de influências presentes na sociedade brasileira.

O levantamento reuniu as iguarias mais votadas e criou um ranking com os 10 melhores pratos típicos do Brasil. Entre os mais votados, a feijoada alcançou a primeira posição com um total de 568 votos, sendo 26,4% das respostas. Segundo reportagem do Guia Viajar Melhor, o sabor da combinação de feijão preto com carnes de porco fez com que o prato superasse as demais opções com folga.

Na segunda colocação entre os melhores sabores da culinária nacional ficou o tradicional churrasco brasileiro. Foram 379 votos a favor do preparo, sendo cerca de 17,58% do total das respostas. Completando o top 3, não poderia faltar o arroz com feijão, escolhido por 312 turistas que participaram da pesquisa. A publicação destacou que o prato é frequente na mesa dos brasileiros e vai bem tanto com o feijão preto quanto com o carioca.

Outras delícias entraram na lista do Guia Viajar Melhor, como a moqueca, que ficou com o quarto lugar do ranking que indica os melhores pratos típicos do Brasil, com 106 votos. De acordo com a pesquisa, o maior destaque ficou com a versão da moqueca baiana, feita com peixes, frutos do mar, vegetais, leite de coco e óleo de dendê, mas há também a versão capixaba, que segue um preparo similar, mas não leva leite de coco e óleo de dendê, além de ser servida com arroz e pirão.

O feijão tropeiro apareceu no quinto lugar, com 69 votos. Em seguida, os viajantes indicaram o baião de dois (6º lugar, 59 votos), o acarajé (7º lugar com 52 votos ao todo) e o tacacá (8º lugar com 47 votos). Na 9ª posição, porém, houve um empate entre os mais votados: o vatapá e o cuscuz receberam 38 votos cada. E, finalizando o ranking com os 10 dos melhores pratos típicos brasileiros, os viajantes que participaram da pesquisa elegeram o virado à paulista na décima posição do ranking. O Guia Viajar Melhor divulgou, também, os três destinos brasileiros mais citados pelos turistas quando o assunto é viagem gastronômica. Os colocados demostram a diversidade culinária nacional e o valor cultural de cada região. Segundo a publicação, o ranking é um desdobramento da pesquisa realizada com os turistas, levando em consideração o número de menções durante o levantamento.

Municípios mineiros preparam celebrações da Semana Santa


Os municípios mineiros estão preparando as celebrações da Semana Santa. São esperadas milhares de turistas de outros estados e até do exterior.

A Semana Santa, já gera resultados positivos para o estado. Uma das maiores companhias aéreas do país, a Azul terá 18 voos extras para Minas Gerais, durante a Semana Santa, sendo 16 para Belo Horizonte, um para Governador Valadares e um para Uberlândia.

O número, que representa 17,4% dos 103 voos extras anunciados pela companhia para todo o Brasil, reflete o sucesso do Minas Santa de 2023. Realizada pela Secult, a campanha, somada à Semana da Inconfidência, fez o fluxo turístico em Minas crescer 720% acima da média nacional em abril do ano passado.

“A ampliação da malha aérea é fundamental para suprirmos a demanda, especialmente porque este ano o Minas Santa está ainda maior. Temos cerca de 600 municípios participantes e esperamos em torno de 400 mil turistas. O turismo da fé é uma grande potência em Minas Gerais e a Semana Santa é um forte atrativo. Em Minas Gerais, as imagens barrocas saem às ruas e essa característica de termos um cenário onde o patrimônio histórico se confunde com a vida contemporânea é motivo de atração de muitos turistas”, declara o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. 

Valladolid, Salamanca e Sevilha inspiram Minas Gerais. Nas três cidades espanholas, a Semana Santa foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco e atrai turistas de todo o mundo. Para Leônidas Oliveira, a riqueza e diversidade das manifestações religiosas de Minas colocam o estado em posição privilegiada para o turismo da fé.

“Aqui, temos as encenações da Paixão de Cristo, as afromineiridades, as comemorações evangélicas. Promovemos todos os festejos em prol do bem comum. A meta final é posicionar Minas Gerais como o principal destino turístico nacional durante a Semana Santa, gerando emprego e renda”, complementa o secretário.

Minas Gerais, de fato, tem grande vocação para o turismo da fé. Segundo pesquisa do Observatório do Turismo do Estado, 36% dos visitantes têm como principal motivação conhecer os bens religiosos, além dos lugares de riqueza histórico-cultural presentes no território. O segmento gera uma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões por ano.

A segunda edição do Minas Santa contará com programação especial nos equipamentos culturais do Circuito Liberdade, incluindo a encenação da Via Sacra a céu aberto. Também será lançado o portfólio com a agenda de eventos dos municípios, que abrangem atrações como as tradicionais procissões, confecções de tapetes devocionais, encenações da Paixão de Cristo e missas. O catálogo pode ser acessado no portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br).  

A programação, que contempla expressões culturais e religiosas católicas, evangélicas e das afromineiridades e se estenderá até o domingo de Páscoa 31 de março, contará com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A reitoria do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade (padroeira de Minas Gerais), a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais são instituições que apoiam o projeto.

Páscoa encantadora em Monte Verde


Este ano a Páscoa chega no final de março, início de outono, e o feriado é perfeito para quem deseja conhecer ou revisitar Monte Verde. O clima ameno da estação no distrito combina perfeitamente com a celebração. Além disso, o destino é conhecido por suas diversas lojas e fábricas de chocolate, onde os visitantes podem se deliciar com uma variedade de doces irresistíveis.

Com uma variedade de opções de hospedagem, Monte Verde oferece experiências únicas para tornar sua estadia memorável. Confira abaixo três pousadas que se destacam no distrito pela estrutura e pelos serviços:

Pedras e Sonhos - Situada em um cenário deslumbrante com vista para a montanha, a Pousada Pedras e Sonhos é um convite para se perder na tranquilidade da natureza. Ali é possível desfrutar de um espetacular pôr do sol, relaxar em quartos com hidromassagem e saborear um café da manhã delicioso.

Acessível por via pavimentada, é o lugar perfeito para relaxar e se reconectar com a natureza.

Jardim da Mantiqueira- Localizada próxima ao centro, a Pousada Jardim da Mantiqueira oferece a comodidade de estar a uma curta caminhada das principais atrações da cidade. Cercada pela exuberante vegetação local, esta pousada encanta com seu café da manhã repleto de delícias caseiras e regionais.

Com diferentes categorias de hospedagem, é ideal para quem busca conforto e praticidade. A via bem pavimentada proporciona fácil acesso tanto de carro quanto para quem sai a pé para os passeios.

Encontro da Pedra - Com uma localização privilegiada com fácil acesso à avenida principal, a Pousada Encontro da Pedra garante exclusividade e conforto em suas duas suítes. Equipadas com rede, lareira e hidromassagem, as suítes são um convite ao relaxamento e proporcionam um ambiente tranquilo e intimista aos hóspedes.

A pousada também oferece um café da manhã saboroso, proporcionando uma experiência completa.

Informações: www.pedrasesonhos.com.br, www.pousadajardimdamantiqueira.com.br e https://dapedra.tripcombined.com

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br  


 















Nenhum comentário:

Postar um comentário