sexta-feira, 1 de março de 2024

Roda Literária: Hermes Leal lança livro que explica como as paixões se manifestam no cinema

O Projeto Roda Literária foi iniciado em 2024 em sua 29ª edição discutindo um tema caro a todas as pessoas com o lançamento do livro ‘O Sentido das Paixões – Teoria Semiótica da Narrativa e da Ficção’, do escritor, jornalista e cineasta tocantinense Hermes Leal



Fotos: Júnior Suzuki/Ascom FCP

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 28, no Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila) no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, sob mediação da curadora do Cine Cultura, Elisangela Dantas.

Pesquisador da Semiótica há cerca de três décadas, em ‘O Sentido das Paixões’, Hermes Leal apresenta uma nova abordagem da teoria, a ‘Semiótica das Paixões’ e como ela se manifesta no cinema.  Segundo o autor, a pesquisa nessa área ainda é nova, com cerca de três anos e trata da alma, dos sentimentos como a raiva, a melancolia, entre outros, que direcionam a construção dos personagens no cinema, tanto de forma consciente, quanto inconsciente. 

O livro expõe as estruturas narrativas e a densidade dos personagens que fizeram as grandes obras do cinema e da literatura por meio da aplicação da semiótica das paixões, oferecendo uma nova teoria para entender e seguir a estética e os personagens das principais obras de ficção da humanidade: de Fellini, Bergman, Truffautt e Godard a Camus, Poe, Proust, Baudelaire Sartre e Peter Handke. E, no Brasil, no cinema de Walter Salles e Kleber Mendonça Filho. 

Semiótica nas telas

Durante o encontro, Hermes apresentou como as paixões podem ser percebidas e foram fundamentais na construção dos personagens de filmes como Roma, Coringa, Parasita e Bacurau e também como esta está presente na literatura e como ela pode contribuir com o trabalho dos roteiristas. “É uma teoria que deve ajudar muito neste ponto da nossa dramaturgia, porque o brasileiro tem dificuldade em entender as emoções nas obras e, por isso, se torna mais difícil escrevê-las. É uma ferramenta para aquilo que fazemos somente pela intuição”, afirma. 

O evento contou com a participação do presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP) Giovanni Assis, do secretário estadual de Cultura, Tião Pinheiro, de jornalistas, cineastas e amantes do cinema e da literatura. “O assunto que ele aborda no livro é novo para mim. Eu só conhecia a Semiótica das coisas, aquela segundo a qual a imagem, sobretudo na política, quase nunca é aleatória.  Mas não conhecia esse viés da paixão, do mundo sensível. Portanto, para mim, abriu mais um campo de leitura, já que não sou necessariamente um pesquisador do assunto", disse o jornalista Rubens Gonçalves, que participou do lançamento. Sobre o autor

Hermes Leal, natural de Araguaína - TO, é escritor, com oito livros publicados, explorador e documentarista. É jornalista, formado na Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em cinema, com especialização em roteiro pela Escola de Comunicações e Artes da da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e doutor em Letras, com especialização em Linguística e Semiótica das Paixões pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário