terça-feira, 5 de março de 2024

Festa da Uva 2024 encerra com público de 400 mil visitantes

Maior presença de turistas, iniciativas de inovação, como a criação de espaços Téti, Tendenza e Vila das Cervejas, e a agricultura familiar marcaram esta edição; a próxima será de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026

Crédito: Matheus Teodoro


A 34ª Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul-RS, chegou ao fim com número de visitantes estimado em 400 mil pessoas (dado apurado até as 19h deste domingo, 3 de março). Em balanço ainda parcial feito pelo presidente da Festa, Fernando Bertotto, foram cerca de 37 mil pessoas de público nos três shows nacionais realizados aos sábados do evento.

Já as seis noites de Desfiles Cênicos, na rua Sinimbu, reuniram 64 mil pessoas, sendo 20 mil no último deles, no sábado, 2. Ao longo de 18 dias de evento, 120 toneladas de uva foram distribuídas aos visitantes, tanto no Parque da Festa da Uva quanto nos corsos.

 

“A primeira Festa da Uva pós-pandemia foi um sucesso. O turista brasileiro voltou a prestigiar e participar dela, e isso precisa ser salientado. Houve muitas excursões de visitantes, não somente no Parque, mas também nos Desfiles", afirma.

 

Outro aspecto considerado positivo foram as inovações apresentadas nesta edição, como a criação dos espaços Téti, voltado ao público infantil; Tendenza, dedicado ao setor de moda da região; e Vila das Cervejas, com a missão de agradar o público apreciador dessa bebida. “São mudanças significativas e importantes, que podem permanecer em outras edições”, destaca Bertotto.

A retomada do espetáculo Som & Luz, depois de oito anos, encantou os espectadores, assim como outros atrativos, como a novidade tirolesa e o já conhecido passeio de helicóptero.

 

Outro ponto ressaltado foi o deslocamento do setor de alimentação da Festa para o Pavilhão 1, enquanto o espaço multissetorial passou a integrar o Pavilhão 2, reorganizando o fluxo de visitantes.

A presença de pequenas ilhas de serviços de alimentação em diferentes pontos estratégicos do Parque também foi importante para o atendimento ao público, otimizando o suporte ao público. Além disso, a agricultura familiar foi essencial para a Festa da Uva 2024. Tanto no papel de expositor quanto como fornecedor, os agricultores se fizeram presentes trazendo uma importante amostra da produção e do seu empenho para o desenvolvimento da região.

 

Data da 35ª edição já definida


Na noite deste domingo, uma cerimônia marcou a despedida da 34ª Festa Nacional da Uva. Estiveram presentes, além de integrantes das comissões Comunitária e Social, a Rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho.


A Festa Nacional da Uva, que em 2024 deu início às comemorações dos 150 anos da chegada dos imigrantes italianos à região, voltará a ser realizada em 2026, entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março.

No ano que vem, a população será presenteada com a Festa das Colheitas: dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março, 7 a 9 de março e 14 a 16 de março, nas sextas-feiras, sábados e domingos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário