sexta-feira, 1 de março de 2024

Documentário “O Rio e a Cobra Grande” será lançado nesta sexta-feira, em Porto Nacional

Um dos primeiros projetos audiovisuais do Tocantins finalizados com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), o videodocumentário “O Rio e a Cobra Grande” será lançado nesta sexta-feira, 1º, em Porto Nacional

A exibição acontecerá no Centro de Convenções Comandante Vicentão, às 20 horas. A entrada é franca.

A direção-geral é do artista Everton dos Andes, com patrocínio da LPG, via Prefeitura de Porto Nacional. A produção audiovisual, de 12 minutos, conta a história da mais famosa lenda do Município – a da serpente Boiúna, que acorda uma vez por ano, sempre no Carnaval, para animar os foliões da cidade. Toda a locação se passa na cidade de Porto Nacional e as gravações aconteceram no mês de fevereiro, com entrevistas de pioneiros da cidade, carnavalescos e comunidade em geral.

O filme conta com entrevistas de pessoas pioneiras da região. Dentre eles está José Dias, que afirma que a produção resgata e valoriza a história da buiúna em Porto Nacional. “É providencial e deve ser escrito, deve ser propagado, deve ser levado a sério, contando essa história, resgatando essa história para gerações futuras em Porto Nacional”, declarou.

O médico e músico Célio Pedreira, pioneiro na cidade de Porto Nacional, afirmou que o filme perpetua a tradição para as novas gerações. “A importância do registro do contexto lendário da buiúna possui lugar ímpar. A buiúna habita o imaginário popular de Porto Nacional de maneira definitiva. Empresto minha escrita poética para este incrível encontro da arte e cultura portuense”, relatou.

O jornalista e escritor Edvaldo Rodrigues destacou que a iniciativa de Everton dos Andes e equipe é de fundamental importância para o crescimento e fortalecimento da Cultura em Porto Nacional. “Esse registro é a força que nós temos que dar, que nós temos que providenciar para essas gerações que aí estão. É de fundamental importância para que possamos, num futuro próximo, consolidar definitivamente a cultura do Porto Nacional. Além do resgate cultural, é uma iniciativa que mostra que temos capacidade técnica, que temos vivência e que possamos mostrar através dos nossos poetas, dos nossos cantadores, nossos violeiros, nossos cantores e compositores continuar desenvolvendo o seu trabalho com um apoio tão grande como esse que ocorreu agora através dessas leis”, ressaltou.

Patrimônio

De acordo com Everton dos Andes, o roteiro traz como pano de fundo o debate em torno da preservação do patrimônio imaterial local, tendo em vista, o surgimento do Lago da Usina de Lajeado, que impactou, profundamente, a cidade de Porto Nacional, em seu patrimônio simbólico. “O vídeo revela o espetáculo da “Buiúna” como arranjo produtivo local, criado com a finalidade de manter viva as tradições da cultura popular (mitos, lendas, causos, histórias de pescadores), presentes em Porto Nacional”, afirma o artista.

Patrocínio

A direção-geral é de Everton dos Andes, que também assina o roteiro juntamente com João Luiz Neiva Brito. A direção de fotografia é de Caio Brettas e Produção de Rodrigo Paschoal e Natália Schreder. O projeto foi contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal via Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Porto Nacional, via Secretaria de Cultura e do Turismo.

Lançamento

O lançamento do videodocumentário “O Rio e a Cobra Grande” integra a programação da  Semana do Audiovisual em Porto Nacional foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Nacional. A programação incluiu palestras e oficinas, desde terça-feira, 27, e finaliza com exibições cinematográficas na sexta-feira, 29.

Além de “O Rio e a Cobra Grande”, Everton dos Andes lança também o curta-metragem “Terceiro Paredão”.

Dia 01/03/2024 (sexta-feira)

Lançamento Documentário “O Rio e a Cobra Grande” e curta-metragem “Terceiro Paredão”

Local: A partir das 19h no Centro de Convenções Comandante Vicentão, Porto Nacional – TO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário