sexta-feira, 1 de março de 2024

Aldeias Karajá preparam realização do Hetohoky, cerimônia de passagem para a vida adulta

Evento ocorre durante todo o mês de março nas aldeias Karajá, na Ilha do Bananal e espera receber entre seis a sete mil pessoas e conta com apoio do Governo do Tocantins

Fotos: Manoel Júnior/Governo do Tocantins

Evento de passagem dos adolescentes Karajá para a vida adulta espera receber de seis a sete mil pessoas

Sepot oferece apoio logístico para o Hetohoky

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), é parceiro na realização do Hetohoky, cerimônia de passagem dos adolescentes indígenas Iny para a vida adulta, que espera entre seis e sete mil pessoas. 

O evento ocorre durante todo o mês de março, nas aldeias Karajá, situadas na Ilha do Bananal. A prefeitura de Lagoa da Confusão, a prefeitura de Pium e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também são apoiadores do rito de passagem.  

Para a realização de todo o Hetohoky, a Sepot oferece apoio logístico e a cobertura jornalística do evento. Somente para convidados, a cerimônia ocorre nos dias 09 e 10 na Aldeia Santa Isabel; 14 e 15 na Aldeia Macaúba; e no dia 23 na Aldeia Fontoura.

Para Célio Thorkã Kanela, diretor de Fomento e Proteção à Cultura da Sepot, o evento marca a transição dos adolescentes indígenas Iny para a vida adulta, sendo um evento de grande magnitude. “O Hetohoky não apenas celebra a transição para a vida adulta, mas também preserva e promove a tradição e cultura Iny e a Sepot muito se orgulha em poder prestigiar de perto”, diz.

O Hetohoky

No Hetohoky, a "casa grande" venerada pelos povos Iny (Karajá, Karajá-Xambioá e Javaé), os adolescentes passam por uma cerimônia de transição para a vida adulta. Durante o ritual, os espíritos da mata, conhecidos como "aruanãs", cercam a casa, entoando cânticos. Vestidos com indumentárias feitas de palha de palmeira, decorados com adereços coloridos e penas, representam animais.

Os aruanãs orientam os adolescentes a participar ativamente das atividades, e os ensinam sobre a cultura, tradições e valores da cultura Iny. Ao longo da cerimônia, recebem lições de disciplina e respeito. No encerramento, participam de rituais simbólicos, como banho no rio, remoção de penas, cuidado com os cabelos e pintura corporal, simbolizando a transformação em adultos guerreiros.

Por Elâine Jardim - Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário