sábado, 16 de março de 2024

Busca pelo tucunaré azul continua no lago de Palmas este final de semana

2ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva do Tocantins (TPE), começou nesta sexta-feira, 15, e continua até amanhã, 17 de março, na Praia da Graciosa.

O peixe pego deverá ser medido e devolvido imediatamente ao seu habitat. Divulgação

O evento é voltado para a pescaria do Tucunaré Azul (Cichla Piquiti), 100% pescaria esportiva, todo peixe deve ser pego, medido e devolvido pro seu habitat.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Além da competição, o torneio contará com uma programação musical com cantores regionais e praça de alimentação com comidas típicas variadas. A expectativa é que o torneio de pesca incentive o turismo na Capital, recebendo duas mil pessoas por dia.

Competição

Os participantes assistiram a palestra ‘Pesca Esportiva e Conservação Ambiental’, um incentivo para promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental no primeiro dia do torneio.  

A competição tem 155 equipes inscritas e conta com as categorias geral e mista que é destinada a equipes que tenham pelo menos uma mulher e/ou uma criança abaixo de 14 anos de idade. São três torneios: de Arremesso, no dia 15; de Pesca Esportiva, neste sábado, 16 e de Pesca Esportiva em Caiaque amanhã, dia 17.

A premiação é do 1º ao 10º lugar na categoria geral e para as 3 primeiras equipes da categoria mista, os prêmios variam entre varas, carretilhas, camisas, bonés, linhas, iscas e troféus. O sorteio será realizado somente para os inscritos. São cinco prêmios a serem sorteados: 1º prêmio é um barco e uma carreta; o 2º, um motor 15HP; o 3º, um caiaque; o 4º, uma bateria de Li-Íon e o 5°, um motor elétrico. 

Fiscalização

A fiscalização do torneio tem apoio da Marinha do Brasil, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Guarda Ambiental. A medição e conferência dos peixes fica a cargo da comissão cedida pela Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado do Tocantins.

Programação

Sábado, 16

7 horas| Largada do Torneio de Pesca Esportiva;

16 horas| Afeições e encerramento das atividades;

18 horas - 19h30| Premiação do Torneio de Pesca Esportiva e Torneio de Arremesso;

16 - 22 horas| Atrações musicais.

Domingo, 17

7 horas| Largada do Torneio de Pesca Esportiva em Caiaque;

12 horas| Finalização e premiações do Torneio de Pesca Esportiva em Caiaque;

12 horas| Atrações musicais;

18 horas| Encerramento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário