quarta-feira, 20 de março de 2024

Turismo Regenerativo no Brasil pode beneficiar destinos e fortalecer comunidades

O que falta para irmos além do Turismo Sustentável?


Pousada Uacari, em Tefé, na Amazônia. Divulgação

Com os efeitos das crises globais cada vez mais acelerados, estamos nos dando conta de que a sustentabilidade não é mais solução para salvarmos o planeta. Precisamos agir com urgência para restaurar o que já destruímos, e isso vale também para os impactos causados pelo turismo.

A proposta do Turismo Regenerativo nasceu exatamente com este olhar, a partir do entendimento de que precisamos mudar completamente o modo que viajamos e fazemos as coisas hoje, já que o sistema atual não está funcionando.

Mas será que o Brasil está preparado para promover e abraçar o Turismo Regenerativo? De acordo com os membros do MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável, o Brasil tem todo potencial e inclusive já desenvolve muitas iniciativas de Turismo Regenerativo, mas ainda precisamos falar mais no assunto, desfazer alguns mitos e estereótipos criados sobre ele e, principalmente, entendermos que, para agirmos de forma regenerativa, precisamos transformar nossa visão de mundo.

Para a comunicadora e fundadora do Por Um Recomeço, Renata Ferreira, que viaja em busca de projetos regenerativos, “para o Brasil abraçar o turismo regenerativo, precisamos de uma reaproximação com a ideia de que nós somos natureza.

Renata Ferreira. Foto: Ana Duek

Hoje o turismo, infelizmente, tem a visão predominante de que a natureza está ali para ser explorada. Assim, os ambientes naturais precisam se adaptar aos exageros humanos e sofrem grandes transformações”.

Entre os princípios do Turismo Regenerativo está a ideia de colocar a natureza no centro e o homem se entender como parte da natureza, assim como fazem a maioria dos povos originários. 

Além disso, o Turismo Regenerativo é baseado no pensamento sistêmico, que entende o mundo como uma rede de sistemas vivos que interagem e coevoluem. Ele também está muito mais focado no cuidado com o destino, buscando a valorização do senso de lugar, da cultura local e de respostas específicas para questões locais.

De acordo com Mariana Madureira, sócia da Raízes Desenvolvimento Sustentável, o cenário de poli crises que criamos com um desenvolvimento insustentável pede que o turismo também se adeque não só para impactar menos, mas para apoiar a restauração do que foi perdido.

“Para além da restauração ambiental, que é urgente e fundamental, gosto de pensar sobre o resgate da nossa relação de sacralidade com a natureza. A dissociação nos levou a destrui-la e a conexão com modos de vida tradicionais podem nos ajudar a reaprender esse vínculo. Por isso, o Turismo de Base Comunitária é tão importante nesse contexto”, pondera Mariana.

A turismóloga integrativa, especialista em educação ambiental e conservação da natureza e fundadora da EkoWays Caminhos Regenerativos, Amanda Selivon, é colaboradora local da Iniciativa Global de Turismo Regenerativo (IGTR) e oferece workshops de formação e consultoria sobre o tema.

Amanda Selivon. Foto: Ana Duek

De acordo com Amanda, “o Turismo Regenerativo tem potencial para o fortalecimento de comunidades e suas cadeias produtivas com foco na conservação da biodiversidade e na regeneração da paisagem, facilitando o engajamento e a ecologia social, com metodologias como o planejamento e design participativo e a gestão adaptativa, desenvolvendo suas capacidades baseadas na visão bioantropocêntrica e nos saberes da geometria sistêmica apresentados pela IGTR”.

“Para alcançarmos a regeneração nos ambientes social, político, econômico, cultural e espiritual os pilares e princípios do Turismo Regenerativo devem ser trabalhados de forma transversal, olhando para os destinos com a proposta de criar valor de saúde e bem-estar natural e humano”, complementa. 

Conheça 6 pilares do Turismo Regenerativo:

Pensamento sistêmico: um pensamento holístico e abordagem abrangente que vê os sistemas vivos como integrados e dependentes uns dos outros. Olhar para o todo.

Honrar o senso de lugar: valorizar a cultura, identidade, individualidades do local sem tentar transformá-lo e encontrando soluções locais para suas necessidades.

Comunidade local como protagonista: apesar de considerar todos os stakeholders, as comunidades locais precisam ser os principais decisores sobre as escolhas para o turismo que será desenvolvido no lugar.

- Natureza como pilar central: o homem volta a se entender como parte da natureza e coevolui com ela. A natureza é o pilar principal, mas a regeneração também considera os pilares social, cultural, político, econômico e espiritual.

- Cocriação: trabalho em colaboração com todos os atores envolvidos, buscando sempre benefícios mútuos.

- Coevolução contínua: a regeneração não é temporal. Ela evolui continuamente e é preciso estar consciente de sua evolução. A adaptação contínua é a essência da regeneração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário