terça-feira, 12 de março de 2024

indígenas Karajá se tornam adultos em cerimônia marcada por respeito à cultura ancestral

Na Ilha do Bananal, mais de quatro mil pessoas acompanharam o ritual de iniciação da vida adulta da etnia

Fotos: Manoel Júnior/Governo do Tocantins

Adolescentes passam por diversas fases no ritual em preparação para a vida adulta

Aldeia Fontoura chega para competir com a aldeia Santa Isabel do Morro

Os aruanãs são os guias dos adolescentes e os orientam sobre as atividades do Hetohoky

Assim como as tradicionais festas de debutantes, é de encher os olhos a cerimônia de passagem para a vida adulta dos adolescentes Karajá, chamada de Hetohoky.

Ao longo de todo este mês, os rituais ocorrem em diversas aldeias da região da Ilha do Bananal. A primeira a iniciar a solenidade foi a aldeia de Santa Isabel do Morro, que contou com a presença de mais de quatro mil pessoas, entre indígenas e não indígenas, nos dias 8 a 10 de março.

Com o objetivo de valorizar o rito de passagem que representa um marco ao respeito à cultura ancestral Iny, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado de Povos Originários e Tradicionais (Sepot), é parceiro do evento com apoio logístico e da cobertura jornalística à manifestação cultural.

A cerimônia continua nos dias 14 e 15 na aldeia Macaúba; e no dia 23 na aldeia Fontoura. A Secretaria de Estado de Turismo (Sectur), a prefeitura de Lagoa da Confusão, a prefeitura de Pium e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também são apoiadores do rito de passagem.

Para a secretária da Sepot, Narubia Werreria, o Hetohoky é o maior se não um dos maiores rituais dos povos originários do Tocantins. “Temos muito orgulho de apoiar. É uma determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa. Essa manifestação cultural é grandiosa e estrutura culturalmente e socialmente o povo Iny. E ela é importante tanto para nós Iny quanto para os demais povos indígenas do Tocantins. E também para toda a população, pois reafirma a nossa identidade indígena, valorizando as nossas riquezas culturais que é o que a gente tem de mais precioso”, destacou a gestora.

O Hetohoky significa "casa grande" e leva esse nome pois os adolescentes ficam em uma casa de palha grande durante o ritual, onde aprendem mais da cultura dos povos Iny (Karajá, Karajá-Xambioá e Javaé). Na casa, os adolescentes passam por uma cerimônia de transição para a vida adulta, como uma espécie de “batismo”.

Na cerimônia, os espíritos da mata, conhecidos como "aruanãs", cercam a casa, construída um dia antes, entoando cânticos. Representando animais, eles se vestem com indumentárias feitas de palha de palmeira, adereços coloridos e penas.

Os aruanãs são os guias dos adolescentes e os orientam sobre as atividades do Hetohoky, onde aprendem sobre a cultura, tradições e valores da cultura Iny. Ao longo da cerimônia, recebem lições de disciplina e respeito.

No encerramento, participam de rituais simbólicos, como banho no rio, remoção de penas, cuidado com os cabelos e pintura corporal, simbolizando a transformação em adultos guerreiros. O ponto mais forte do ritual indígena é quando os adolescentes são entregues para as mães.

O cacique da aldeia Santa Isabel do Morro, Tuila Silva Karajá, explicou que o Hetohoky é uma forma de fortalecimento da cultura e de  incentivo aos jovens. “É uma forma de não deixar a nossa cultura acabar e nós somos conhecidos por essa valorização. Como a cultura não indígena está entrando muito forte nas nossas aldeias, estamos tentando resistir e manter nossa tradição firme e forte”, disse.

No primeiro dia, os aruanãs fizeram um cumprimento aos adolescentes participantes do Hetohoky. No segundo, os guerreiros performaram força e vigor para receber a aldeia Fontoura e seus convidados, que chegaram em um grande barco para participar de competições com a Santa Isabel.

No mesmo dia, indígenas das duas aldeias participaram de lutas corporais e à noite, todos tentaram derrubar a tora da aldeia Santa Isabel do Morro, mas não tiveram sucesso. Já no terceiro dia, os meninos partiram rumo à casa dos aruanãs, onde ficarão por sete dias, seguindo o processo de se tornarem adultos.  

Sobre o momento da tora, o cacique comenta que ela representa a criança da comunidade da aldeia Santa Isabel. “A tora é a dona da festa do Hetohoky. Então eles vêm com a intenção de derrubar esse mastro, e temos que defender nossa criança e a honra de nossa comunidade. É uma cultura maravilhosa, linda e sadia que ainda está presente em nosso estado do Tocantins”, explicou.

A argentina Silvia Bia percorre o mundo na sua bicicleta e tinha o sonho de visitar a Ilha do Bananal e conhecer a cultura Karajá. “Adorei a experiência aqui, foi tudo muito. Amo conhecer diferentes culturas e a do povo Karajá me chamou a atenção. Fiquei muito grata por presenciar toda a celebração”, completou.

Elâine Jardim/Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário