quarta-feira, 13 de março de 2024

Alunos do SENAI Tocantins destacam-se na etapa estadual do Grand Prix de Inovação

Participantes desenvolveram protótipos, ideias e projetos inovadores a partir de desafios de indústrias.

Na última semana, as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso e no posto avançado de Xambioá foram palco da etapa estadual do Grand Prix SENAI de Inovação.

O evento reuniu um total de 125 alunos de diversos cursos técnicos do SENAI Tocantins e foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do setor industrial em uma oportunidade de se aproximar do mundo do trabalho.

Durante o evento, os participantes tiveram entre três a cinco dias, totalizando 24 horas, para conceber, desenvolver e apresentar protótipos, ideias e projetos inovadores. Cada escuderia foi desafiada a resolver um problema proposto por uma empresa parceira do SENAI.

Ao final da competição, uma banca composta por instrutores e profissionais das corporações responsáveis pelos desafios avaliou os projetos desenvolvidos pelas escuderias. Cada unidade do SENAI no Tocantins premiou a equipe que apresentou a melhor solução para o desafio proposto, destacando-se pela criatividade, viabilidade e aplicabilidade das ideias apresentadas.

O evento não apenas proporcionou aos alunos a oportunidade de colocarem em prática seus conhecimentos e habilidades, mas também estimulou a cultura da inovação e empreendedorismo no ambiente educacional. A participação ativa das empresas parceiras evidencia a importância da integração entre a educação e o setor industrial para o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades do mercado.

O Grand Prix é uma corrida de inovação que desafia os alunos do Senai a gerar idéias para o setor industrial.

Empresa madrinha

A Gabriela Canedo Cruz, sócia proprietária da empresa madrinha Mandioca Flor da Serra destacou a importância da parceria com o SENAI. “O importante é que quando a gente vem ao SENAI, a primeira coisa destacada é a parceria. Precisamos desse apoio, e sempre buscamos estar inovando. E essa inovação, não conseguimos sozinhos, ela vem quando várias pessoas estão pensando, várias cabeças, vêm ideias novas. Vem melhorias para a gente e para o SENAI. Porque ao mesmo tempo trazemos informações que às vezes as pessoas não têm conhecimento e demonstram interesse, e a gente viu muito isso aqui na instituição”, disse Gabriela.

A empresa madrinha propôs o desafio de como as escuderias poderiam criar um produto a partir de pontas de mandiocas com baixo custo e que não necessite de licença ambiental e cozinha industrial.

O aluno Messias de Souza Miguel, integrante da escuderia Azul, destacou como foi elaborada esta solução para o desafio da empresa madrinha. “Para enfrentar os desafios propostos, adotamos uma abordagem colaborativa e interativa. Inicialmente, realizamos sessões de brainstorming para gerar ideias e identificar oportunidades a partir da demanda da indústria. Observamos que a demanda da indústria estava voltada para o aproveitamento das pontas da mandioca, que até então eram descartadas ou doadas para agricultores utilizarem como adubo ou alimento para os animais das fazendas”, explicou o aluno.

Do posto avançado de Xambioá, o aluno Moisés Barbosa Rocha, explicou que a empresa madrinha Naturalle Tratamento de Resíduos propôs a emblemática com o intuito de englobar a população em práticas mais sustentáveis e conscientes com o meio ambiente.

“A partir disso, geramos uma plataforma digital chamada LifeCycle. Ela conta com um sistema integrado de informações a respeito de como você deve tratar e separar o seu lixo. Com isso, fornecemos o cadastro único a qual você receberá um código. A partir disso, você poderá distribuir quantidade e tipo de material que você está disponibilizando a nós e, assim, receberá pontuações. Com o acúmulo de pontos, você poderá trocar por dinheiro ou produtos”, explicou Moisés.

João Vitor Oliveira, aluno do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas do CFP de Paraíso do Tocantins, contou sua experiência em participar do Grand Prix de Inovação. “Fazer parte do GrandPix foi gratificante, pois a prática alinhada aos desafios da indústria fez nosso grupo entender a demanda e desenvolver uma solução conforme a necessidade da indústria”, pontuou o aluno.

Conheça as escuderias vencedoras

CETEC Palmas

Escuderia Azul

Messias de Souza Miguel

Dallbert Alencar Nunes

Luri Barbosa Ribeiro

Atila Batista Silva

A escuderia Azul foi a vencedora no CETEC Palmas e desafiada pela Mandioca Flor da Serra. A equipe elaborou um processo inovador que transforma essas sobras em ração de alta qualidade para o gado.

CETEC Araguaína

Escuderia Rosa

Natália Rodrigues da Conceição

Vitor Emanuel Souza Borges

João Victor Sousa Batista

Pedro Henrique Sousa Lucena

Nicolas Gabriel de Sousa Oliveira

Sanmira Lucena de Almeida

A equipe desenvolveu uma Máquina de Pequeno Custo com foco na eficiência da qualidade e entrega. O objetivo da Máquina foi reduzir de forma considerável os desperdícios de tempo e material na fabricação de canoas e barcos; Segurança durante o processo de fabricação por parte dos funcionários, Aumento na produtividade, bem como eficácia na qualidade e entrega. 

CT Gurupi

Escudeira Marrom

Thainá Saldanha de Almeida 

Julia Menezes da Silva 

Felipe Alves Lourenço

Thiago Fernandes de Oliveira

A equipe vencedora fez um site e aplicativo (acessado tanto no computador quanto no smartphone), que   facilita o envio, armazenamento e a busca de documentos dos colaboradores e clientes. Durante a competição a equipe criou um protótipo no site  que permitiu que a banca avaliadora tivesse acesso.

CFP Paraíso do Tocantins

Escuderia Poluição Zero

Pedro Henrique Santos Freitas

João Vitor Oliveira Silva

Manoel Jonas Cordeiro Junior

O projeto desenvolvido consiste em uma plataforma digital, o aplicativo EADMS, que tem como objetivo intermediar o processo de descarte adequado de resíduos eletrônicos. Por meio dessa plataforma, indivíduos e empresas podem encontrar empresas especializadas na coleta e destinação correta desses materiais.

Ao acessar o aplicativo, os usuários podem realizar o login ou cadastro. O login é feito através do e-mail e senha previamente cadastrados, enquanto o cadastro permite que usuários (pessoa física) e empresas (pessoa jurídica) insiram suas informações.

Após o login, os usuários têm acesso a uma tela que contém funcionalidades como GPS e pontos de coleta. Através do GPS, eles podem visualizar pontos de coleta próximos à sua localização, enquanto na aba de pontos de coleta há uma lista de empresas cadastradas para realizar a coleta dos resíduos eletrônicos.

PA Xambioá

Escuderia Azul

Moisés Barbosa Rocha

Vinicius Júnior da Silva Araujo

João Paulo Borges Milhomem 

Thiago Vinicius da Silva 

A escuderia criou a plataforma Life Cycle, que conta com um sistema de cadastro por e-mail, onde o cadastrado recebe um código único. A plataforma é informativa a respeito da empresa, com a função de auxiliar na coleta de resíduos e incentivar práticas mais sustentáveis, gerando renda. Possui uma base de dados sobre como fazer a reciclagem. Cada usuário fará a separação dos seus resíduos em casa, com uma vasta disposição comunicativa entre o cadastrado e a empresa. Há um sistema de informações, incluindo mentoria, lives, educação ambiental, ebooks e enquetes sobre o site e sua eficiência na sociedade.

Por Brener Nunes

Assessoria de Imprensa SENAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário