segunda-feira, 27 de junho de 2022

Um caso de amor pelas Serras Gerais que se transformou em exemplo de empreendedorismo e inclusão social

Luiz Pires

“Minha trajetória começou com o curso do Empretec, em 2015. Esse curso, desenvolvido pela ONU, torna latente o nosso empreendedorismo, nos ensina como enxergar negócios em tudo que a gente vê, ele me despertou para a questão do turismo”, revela a empreendedora Fernanda Tainã Castro, do Rio da Conceição, na Região Turística das Serras Gerais do Tocantins.

O Sebrae fez o casal Fernanda/Hiro sonhar com um futuro brilhante para o turismo nas Serras Gerais do Tocantins. Álbum de família

Em seu depoimento ela esclarece: “Eu vi que a nossa região era muito rica, muito bonita em atrativos, mas que o turismo não era formatado e divulgado. Até que o Sebrae chegou com a proposta de juntar os apaixonados por turismo de cada cidade e desenvolver o Sudeste do Tocantins como uma região turística. Diante disso, meu marido e eu começamos a participar desse processo e nos apaixonamos profundamente, porque a região é muito mais linda do que a gente imaginava na época e começamos um voluntariado, porque só queríamos que as coisas acontecessem”.

A Engenheira Agrícola Fernanda Tainã Alves de Lima Castro, formada pela Universidade Estadual de Goiás, concursada como Inspetora de Recursos Naturais do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS) e Hiroyuki Isogai, policial penal, companheiros há 12 anos, são pais de Letícia, cinco anos, e Caio, de quatro meses. Escolheram morar em Dianópolis, no Sudeste do Tocantins, por causa do clima mais ameno e a tranquilidade de uma cidade de médio porte.

Apaixonados um pelo outro mal sabiam, Fernanda e Hiroyuki, que o amor bateria mais uma vez em suas portas, desta vez, flechando os dois ao mesmo tempo. A beleza das Serras Gerais do Tocantins entrou de uma vez em suas vidas e mudou toda sua história, como diz a canção de Paulinho da Viola: “foi um rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar”.

“O Sebrae veio”, disse Fernanda, “deu os primeiros cursos e nós nos tornamos replicadores dos conhecimentos adquiridos na nossa comunidade. Hoje temos orgulho de sermos uma empresa geradora de empregos diretos e indiretos, tanto no Rio da Conceição, como nas cidades vizinhas. Foi por isso que eu fui indicada ao prêmio da ONU de mulher empreendedora, por causa do número de pessoas impactadas através do nosso trabalho, o que nos dá uma satisfação muito grande e sentimento de realização. A gente se encontrou, a gente ama esse lugar, a gente não quer ir embora daqui nunca!”.

Com a visão empreendedora já apurada, o casal, juntamente com a família, abriu uma agência de turismo, a Seriema Ecoturismo, e uma pousada, a Cerrado Nativo. Depois, a mãe da Fernanda, a Chef Francisca Eliene Alves de Lima, criou no Rio da Conceição o Restaurante Quintal de Casa, o qual foi anexado à Pousada Cerrado Nativo. 


Pousada Cerrado Nativo. Foto: melhorviagemlp.com 


Restaurante Quintal de Casa. Foto: melhorviagemlp.com 

Hoje, o grupo incorporou também atrativos turísticos próprios em sua prateleira: Cachoeira do Brejo Limpo, a trilha aquática 17 travessias, e o Mirante do Cerrado.


Cachoeira do Brejo Limpo. Divulgação 


Trilha das 17 Travessias. Divulgação 


Mirante do Cerrado. Foto: Célia Menezes

“Acontece que não se faz turismo sozinho, precisamos de todo o trade do turismo funcionando bem”, pondera Fernanda. “Com o pensamento agregador, o Hiro e eu decidimos movimentar o maior número de pessoas possível. A Seriema contrata em cada cidade um condutor local, fazendo com que o dinheiro de um turista movimente toda a cadeia produtiva envolvida”.

Importância do Sebrae

A empresária diz que os empreendedores da Região Turística das Serras Gerais do Tocantins aprenderam muito com o Sebrae. “Foram cinco anos do projeto até esse filho nascer e nós tivemos muitos consultores de peso. Aprendemos a dinâmica do turismo, a formatar produtos turísticos e operar com segurança, a linguagem para usar nas feiras internacionais das quais fizemos parte”, reconhece.

Segundo Fernanda é comum observarmos que um destino é lançado quando recebe alto fluxo de visitações, e,  depois, as pessoas se preparam para organizar toda a estrutura para receber o turista que procura a nova atração.

“No nosso caso, nós organizamos tudo quando não tinha fluxo, e depois lançamos o produto no mercado para os turistas começarem a vir, proposta indicada diante da consultoria do Sebrae. Temos aqui um turismo muito responsável, dentro das normas de segurança da ABNT. Alguns atrativos já estão sendo licenciados na região. Trabalhamos com todas as normas de segurança, com seguro para o cliente, e os condutores têm curso de sobrevivência, de salvamento e de condutor local”, esclarece.

Rio da Conceição

Rio da Conceição é um exemplo do sucesso do projeto desenvolvido pelo Sebrae nas Serras Gerais do Tocantins. Com apenas dois mil habitantes, Rio da Conceição reativou uma associação de artesanato, que não funcionava há mais de cinco anos, cujos artesãos voltaram a produzir porque agora tem turistas para comprar suas criações. A cidade tem um grupo de apresentação cultural, o “Retalhos de Arte”, criado por Fernanda, que oferece um pouco da cultura regional aos turistas. Fernanda também escreveu o primeiro livro publicado no município nos 30 anos de sua emancipação, “Os Troás”, tribo indígena que protege a natureza, uma fábula voltada para o ecoturismo e educação ambiental.

Inclusão produtiva

Fernanda reforça o orgulho de poder proporcionar inclusão social através da cadeia produtiva do turismo. “Nos alimenta o fato de ver essas pessoas conseguindo sobreviver através do turismo, conseguindo mudar paradigmas, sentindo-se satisfeitas com o resultado de seu trabalho. Um dos cases de sucesso que eu tenho orgulho hoje é a Farinhada do Preto”, exemplifica nossa personagem.

Farinhada do Preto. Divulgação 

Fernanda diz que a Farinhada do Preto é um filho querido porque é um produto de experiência, da confecção da farinha de mandioca. A ideia começou a tomar forma quando um grupo de turistas, vendo uma família produzindo a farinha, começou a tirar fotos, demonstrando interesse no processo. Aí, “fez-se a luz”: A farinhada pode se tornar um produto turístico.

Encontrar alguém que faz a farinha toda semana foi primeiro passo. O senhor Emerson Cardoso de Sousa (o Preto) era essa pessoa, pois, em companhia de sua esposa, dona Ednelia Nunes de Lima Sousa, produz a farinha em sua propriedade para vender na feira da cidade nos finais semana. O segundo passo foi formatar o produto. Depois de uma certa relutância do proprietário da Casa de Farinha por achar que não pagariam para participar desse processo, o produto foi formatado para o turista ficar no local durante uma hora e meia, ajudar no processo, depois fazer um lanchinho e ir embora.

“O orgulho deles, além de ter, é lógico, a renda extra, é de serem vistos, de serem queridos e de serem valorizados, mesmo numa casinha tão humilde de adobe, num lugar que é o fruto da sobrevivência deles. Hoje, esse produto está como um dos principais do Estado, faz parte dos vídeos institucionais mostrando o turismo do Tocantins, das Serras Gerais. Eu tenho muito orgulho de fazer parte disso”, diz Fernanda.

Única mulher condutora/motorista nas Serras Gerais

Esther é a única condutora/motorista que circula pelas Serras Gerais do Tocantins. Foto: melhorviagemlp.com 

Mais um exemplo de trabalho integrado na cadeia do turismo em Rio da Conceição é da pedagoga Esther Rodrigues de Carvalho Cruz, filha da cidade. Concursada do Estado do Tocantins como professora, depois que aposentou resolveu voltar para sua terra natal. Esther participou do comitê de turismo da cidade e foi secretária de Turismo do município na última gestão. Apaixonada pelas belezas e potencialidades das Serras Gerais, trocou seu carro por um maior e passou a também ser empreendedora no setor. Hoje, é a única mulher condutora/motorista de turistas nas Serras Gerais, trabalhando em parceria com a Seriema e outras agências da região. Rio da Conceição conta com mais de 12 mulheres condutoras, a maioria treinadas pela Seriema e JB Turismo, parceiros em treinamentos de condutores locais., e em torno de 100 condutores/as em toda a região,

Turistas estrangeiros

Em nossa visita ao Rio da Conceição, encontramos um casal de turistas de Curitiba, Jorge Bacila e Paula Yared, ciceroneando um grupo de americanos de Ohaio, entre eles Morgan Nye e Jacob Welly. O casal não poupou elogios à beleza das Serras Gerais do Tocantins. O grupo estava retornando de uma visita à Lagoa da Serra, que eles chamaram de Caribe Brasileiro. “A vontade é de ficar meditando o dia inteiro lá”, disse Jorge.

Lagoa da Serra, em /Rio da Conceição. Foto: Seriema Ecoturismo/Mari Fernandes


Paula, Jorge, Jacob Welly e MorganNye, E/D (os dois últimos americanos) adoraram as Serras Gerais

O aumento do fluxo de turistas estrangeiros é evidente na região. “Mas, enquanto tem gente de alguns países vindo para cá, dentre eles franceses, americanos e holandeses e muitos brasileiros também, que alimentam o turismo em nossa região, os nossos próprios conterrâneos ainda não conhecem os atrativos”, lamenta Fernanda.

Hoje Serras Gerais tem doze dias de atrativos formatados, com potencial de chegar entre vinte e cinco e trinta dias. “Uma região com tamanho potencial é única. O que a gente mais precisava Deus nos deu: a beleza natural. Agora nós temos que trabalhar, fomentar para poder crescermos em qualidade, porque quantidade de atrativos nós já temos”, anima-se.

O Tocantins está no coração do maior corredor ecológico de ecoturismo do Brasil, que começa na Chapada dos Veadeiros, passa pelas Serras Gerais, pelo Jalapão e termina em Carolina, no Maranhão, (na região da Chapada das Mesas).

A dificuldade é ser uma região nova, onde é preciso tudo funcionar, e Fernanda reconhece que “ainda é tudo muito novo, muitos nativos ainda não se envolveram, não percebem o valor do ecoturismo para a vida deles”.

Para Fernanda, é um desafio crescer em conhecimento, incorporar o sentimento de pertencimento, que as pessoas entendam o valor da preservação ambiental para o desenvolvimento do ecoturismo. “É preciso fomentar a geração de renda, até porque quem procura as Serras Gerais são ecoturistas com bom poder aquisitivo, o que propicia também que os pequenos empreendedores locais garantam renda com o ecoturismo e não precisem buscar oportunidades de sobrevivência fora de seu município”.

A família cresce, como cresce o ecoturismo nas Serras Gerais do Tocantins... e Fernanda se orgulha disso. Álbum de família 

“Quero que meus filhos tenham tanto orgulho de viver aqui como o Hiro e eu temos. Um lugar maravilhoso, tranquilo, de natureza exuberante e cheio de possibilidades. Serras Gerais é linda e o Rio da Conceição é a nossa inspiração”, enfatiza Fernanda, encerrando a entrevista com os olhos brilhando de orgulho.

Quem é Fernanda Tainã Alves de Lima Castro

- Engenheira Agrícola formada pela Universidade Estadual de Goiás
- Especialista em Turismo e Hotelaria

- Especialista em Gestão Ambiental

- Especialista em Segurança do Trabalho com ênfase em Meio Ambiente e Sustentabilidade.

- Concursada como Inspetora de Recursos Naturais do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS)

Foi presidente da - ASSEGTUR até maio de 2021 - Instância de Governança de Desenvolvimento de Turismo Sustentável e Produção Associada das Serras Gerais, representando dez municípios da região sudeste do Tocantins. (Pindorama, Natividade, Almas, Rio da Conceição, Dianópolis, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Ponte Alta, Arraias e Lavandeira)

- Palestrante e treinamento com o curso de oratória: “COMO FALAR EM PÚBLICO”

- Palestrante Motivacional com o curso: “Faça dar Certo”

- Diretora de teatro do Grupo Retalhos de Arte do Rio da Conceição

- Consultora de Mídias Digitais- Marketing digital em redes sociais;

- Dirige junto com a família a Seriema Ecoturismo, a Pousada Cerrado Nativo- e os Atrativos turísticos "17 travessias" e "Mirante do Cerrado" no Rio da Conceição

- Escritora do livro: "Os Troás" – 2021

- Mentoranda da metodologia TARGET em formatação de atrativos turísticos. (Consultoria de formatação de Atrativos turísticos).

- Finalista do prêmio mulheres empreendedoras da ONU em 2020. 

- Esteve no programa Altas Horas, de Serginho Groisman.

- Faz parte do documentário de 50 anos do Sebrae.

Serviço

http://www.seriemaecoturismo.com.br

Pousada e Restaurante Cerrado Nativo

Telefone: 63 99204 0106 ou 63 99260 9018

Instagram: @seriemaecoturismo / @pousada_cerradonativo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário