Sebrae maio 1

Sebrae maio 1
Consultores

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Sebrae Tocantins divulga os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

A iniciativa reconhece prefeitos que desenvolveram ações de empreendedorismo nos municípios

Divulgação 

Como forma de reconhecer e celebrar a criatividade empreendedora, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) premiou, na noite de segunda-feira, 13, oito gestores municipais. O evento ocorreu no auditório da Fecomércio em Palmas e contou com a presença de prefeitos de várias cidades do Estado e também autoridades como o presidente do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos; os senadores Kátia Abreu e Irajá Abreu; o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Carlos Humberto, representando o governador do Estado, Wanderlei Barbosa; o Secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho; o presidente da Faciet, Fabiano do Vale; os diretores do Sebrae, Moisés Gomes e Jarbas Meurer, entre outros.

O prêmio teve 35 municípios inscritos em oito categorias e 25 municípios foram finalistas. Na categoria Cidade Empreendedora o prefeito Paulo Gomes de Souza foi o grande vencedor com o projeto “PROAAT - Transformando a realidade de Tocantinópolis”.

O prefeito Flávio Rodrigues, do município de Divinópolis, foi o vencedor na categoria Compras Públicas com o projeto “Contratação Fácil”. O projeto “Araguaína – Cidade que não Para”, do prefeito Wagner Rodrigues foi o vencedor na categoria Desburocratização.

Já na categoria Empreendedorismo na Escola, venceu o projeto “Educação Empreendedora para o Futuro” do prefeito de Dianópolis, José Salomão. Na categoria Governança e Cooperação Intermunicipal, o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais,  foi o vencedor com o projeto “Pneus Inservíveis – Uma Cooperação Regional” .

O prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Casarin foi o vencedor na categoria Inovação e Sustentabilidade com o projeto “ Inova + Colinas”. O projeto “Voucher Digital – Ordenamento Turístico de Mateiros”,  do prefeito de Mateiros, João Martins Neto, foi o vencedor na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos.  A prefeita da capital Palmas, Cinthia Ribeiro foi a vencedora na categoria Sala do Empreendedor com o projeto ”A Casa do Empreendedor”.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rogério Ramos, ressaltou que o Prêmio Sebrae é um reconhecimento que ocorre há 20 anos e que tem gerado muitos resultados para o Estado. “O Sebrae tem uma atividade que completa 50 anos de apoio aos pequenos negócios do Brasil. Nosso Tocantins tem uma peculiaridade, onde 98% das empresas são de pequenos negócios. Portanto, se não tivermos um olhar especial sobre quem realmente faz o desenvolvimento econômico nesse Estado, dificilmente conseguiríamos alcançar um desenvolvimento social”, destacou.

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, enfatizou que o prêmio é uma metodologia que reconhece os prefeitos que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município e na modernização da gestão pública. "O Sebrae realiza o prêmio com objetivo de assegurar que as boas práticas de gestão empreendedora para os pequenos negócios sejam reconhecidas e multiplicadas", pontua.

Durante o pronunciamento, a senadora Kátia Abreu mencionou que mesmo diante  às dificuldades financeiras enfrentadas pelo país em consequência da crise financeira, esses prefeitos empreendedores têm realizado um excelente trabalho em suas gestões. “Eles estão lutando para cuidar da saúde, da educação e também tentando fazer gestão para que a população tenha mais emprego e renda a partir das boas práticas implementadas”.

O senador Irajá Abreu destacou que é importante reconhecer e valorizar os 25 prefeitos empreendedores finalistas que foram pessoas que se destacaram na gestão pública. “Principalmente depois de dois anos difíceis que enfrentamos com a pandemia. Tirando os nossos valorosos profissionais da saúde, que foram grandes guerreiros, nesse combate, destaco também os prefeitos e prefeitas que fizeram o enfrentamento nessa guerra duríssima contra o vírus nesse tempo”.

Os vencedores da XI Edição Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Tocantins concorrerão  agora à etapa nacional que terá sua premiação em 28 de junho de 2022 em Brasília.

Turismo

O evento contou com uma palestra com o especialista em Turismo e ex-ministro, o atual colunista da rádio Bandeirantes, Luiz Barreto Filho. Durante sua fala, o palestrante frisou sobre a importância deste setor econômico no Tocantins. “É necessário que criemos mercado para as pequenas empresas. Precisamos despertar a ideia do sonho de empreender e criarmos mercado para que as pequenas empresas possam se desenvolver e prosperar”. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário