quarta-feira, 1 de junho de 2022

Taquaruçu é Capital por um dia nesta quarta-feira, 1º de junho

Data homenageia o Distrito pela concessão de sua territorialidade à Capital do Tocantins 



Foto: Edu Fortes

Todos os anos, no dia 1º de junho, o Distrito de Taquaruçu se torna sede dos poderes executivos e legislativos municipais e estaduais, respeitando o disposto no Artigo 3º da Constituição Estadual e o parágrafo segundo da Lei Orgânica do Município de Palmas. A mudança, implementada em 2006, é uma homenagem ao antigo Município de Taquarussu do Porto, pela concessão de sua territorialidade para a implantação da Capital do Estado.

De lá para cá, na mesma data, o Distrito de Taquaruçu torna-se sede, por um dia, dos poderes executivo e legislativo municipal e estadual, onde a população costuma receber atendimentos especiais nas áreas sociais, de saúde e cultura. Na ocasião são apresentadas ordens de serviço do executivo, requerimentos dos vereadores, além de homenagens aos moradores locais que contribuíram na criação e construção da Capital. 

Taquaruçu

Taquaruçu é um distrito, situado a 32 km do centro de Palmas, aconchegante e com gente hospitaleira. O nome indígena, que significa Taboca Grande, foi dado originalmente ao rio que banha a região.  É um dos povoados mais antigos do Tocantins e surgiu a partir de um ponto de parada de tropeiros que faziam o trajeto entre Porto Nacional e outros municípios.

A tranquilidade de Taquaruçu remete às pequenas cidades do interior do Brasil, o clima ameno contrasta com as altas temperaturas da cidade. Cercado por belezas naturais, tem atraído centenas de turistas todos os finais de semana. O local repleto de cachoeiras, bares, restaurantes e pousadas oferece lazer e diversão para turistas de todas as partes do país, uma vez que se caracteriza, cada vez mais, como o portal do Jalapão. 

Entre os principais atrativos, estão a Cachoeira da Roncadeira - com 70 metros de altura, a Cachoeira Escorrega Macaco, a Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana,  Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o  Balneário Natureza.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário