sexta-feira, 3 de junho de 2022

Inscrições do Prêmio Sebrae de Jornalismo seguem abertas até o dia 29 deste mês

Serão considerados conteúdos veiculados de 1º de setembro de 2021 a 29 de junho de 2022


As inscrições do Prêmio Sebrae de Jornalismo, iniciativa que reconhece reportagens sobre empreendedorismo no Brasil, estão abertas. Para participar, o profissional de imprensa deve acessar de forma rápida e fácil o site www.premiosebraejornalismo.com.b.

Serão considerados conteúdos veiculados de 1º de setembro de 2021 a 29 de junho de 2022. O tema central da 9ª edição é “A importância dos pequenos negócios para a economia do país”.

Atualmente, os pequenos negócios respondem por 99% das empresas brasileiras, mais de 55% dos empregos formais e 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Durante a pandemia, apenas em 2021, eles concentraram 98% das novas empresas e 78% das contratações.

Neste contexto, o Prêmio Sebrae de Jornalismo premiará matérias que melhor abordem o tema, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, como os listados abaixo:

– Empreendedorismo: temática que aborda iniciativas vitoriosas de empreendedores e apresenta orientações sobre a abertura de micro e pequenos negócios formais no Brasil, sua manutenção e expansão.

– Produtividade e Competitividade: sobre empresas, iniciativas, projetos e prestações de serviços que alavanquem a produtividade e a competitividade entre as micro e pequenas empresas.

– Inovação e Startups: aborda práticas de inovação ou propostas que incentivem a inovação entre os pequenos negócios, assim como o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de startups.

– Inclusão Produtiva e Sustentabilidade: sobre ações individuais ou coletivas que motivam o empreendedorismo como proposta de solução para problemas em comunidades em situação de vulnerabilidade, assim como negócios que incentivam a geração de renda e emprego no Brasil, bem como ações de empresários que fazem a gestão do negócio focada na responsabilidade social.

– Transformação Digital: sobre a digitalização de negócios que se transformaram para atender às necessidades de isolamento social durante a pandemia, ações de promoção da transformação digital ou de negócios surgidos a partir das necessidades do ambiente online.

– Políticas Públicas e Legislação: aborda ações públicas de todas as esferas de governo e legislações específicas, que contemplem o universo dos pequenos negócios, a exemplo da criação do MEI Caminhoneiro e de novas linhas de créditos lançadas pelo governo em favor do ambiente de negócios das MPE.

- Acesso a crédito: sobre gestão financeira dos pequenos negócios, dificuldades de acesso a crédito, cenário do crédito no Brasil, importância dos empréstimos para a manutenção das empresas no cenário de pandemia e conteúdos que prestem serviço em relação à tomada de empréstimos no Brasil.

Jornalista Empreendedor

Nesta edição, o PSJ moderniza a estrutura da premiação e também cria dois prêmios especiais. Alinhado ao tema do cinquentenário do Sebrae – “Criar o futuro é fazer história” – a premiação irá prestigiar um Jornalista Empreendedor, com iniciativa inovadora na produção de conteúdo jornalístico voltado aos empresários de pequenos negócios. Também irá reconhecer um jornalista atuante nas redes sociais com o título de Jornalista Influenciador Digital.

Prêmio

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para premiar as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário