terça-feira, 24 de maio de 2022

Governo do Tocantins participa da maior feira de piscicultura do Brasil

A Aquishow acontece em São José do Rio Preto entre os dias 24 a 26 de maio.

Equipe se prepara para participação em três dias de feira. Ascom / Governo do Tocantins 

O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), estará presente na 11° edição da Aquishow Brasil com estande próprio e equipe formada pelos técnicos da Sics, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O maior evento de Aquicultura Nacional é realizado pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, PeixeSP, com apoio da Prefeitura de Rio Preto e do Governo de São Paulo.

Neste ano, a feira de negócios e conhecimento em aquicultura deve receber cerca de 5 mil visitantes interessados em debater e conhecer as novidades do setor e as técnicas de aperfeiçoamento da produção de pescado.

Banhado pela segunda maior bacia hidrográfica do País (Araguaia-Tocantins), o Tocantins apresenta grande potencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura. De acordo com dados da Associação Brasileira da Piscicultura e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), entre 2020 e 2021, a produção peixes nativos teve um crescimento de 8,66%, saindo de 14.724 para 16.000 toneladas e a produção de tilápias saindo de 80 para 250 toneladas, representando um acréscimo de 212,5% na produção da espécie.

Além disso, o Tocantins possui uma cadeia produtiva em crescimento. Atualmente, são 1099 produtores distribuídos em 117 municípios, com cerca de 2.775 hectares de lâmina d’água em produção e três frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal em funcionamento.

O município de Tocantinópolis conta com uma fábrica de ração para peixes que abastece a região e os estados vizinhos.

Para o diretor de Atração de Investimentos e Desenvolvimento Estratégico da Sics, Athus Oliveira, o Tocantins é um estado em crescimento e a divulgação do potencial de negócios nestes eventos é fundamental para a captação de novos investidores.

“Dentro do PICS temos o projeto “Tocantins: do coração do Brasil para o mundo” com o objetivo de divulgar o potencial do Estado e buscar investidores que tenham interesse em expandir seus negócios e acreditem no Tocantins para fazê-lo aqui. Somos um estado ainda jovem, com inúmeras oportunidades de negócios, temos também, grande potencial logístico e de produção, e a principal missão da nossa Diretoria é mostrar isso para o Brasil”, comentou o diretor.

A secretária executiva da Sics, Geanny Pinheiro, irá acompanhar a comitiva do Governo do Tocantins e comenta sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva de piscicultura no Estado.

“Estamos tocando o PICS aqui na Secretaria, que é o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. Mas além de impulsionar a industrialização do Estado precisamos pensar no crescimento da produção e na matéria prima que irá alimentar essas fábricas. Então, dentro do PICS temos alguns projetos em parceria com outras instituições que atuam da porteira para dentro, para garantir o desenvolvimento das cadeias produtivas, o crescimento da produção e posteriormente a industrialização dos produtos. Estamos levando a equipe técnica para a maior feira deste segmento no País para trazer mais conhecimento e assim pensarmos políticas públicas de desenvolvimento da cadeia produtiva”, reforçou Geanny.

O Governo do Tocantins contará com estande na  Aquishow. A previsão é de que a feira tenha 91 estandes e uma área total de mais de 3 mil metros quadrados para atividades com cunho técnico e comercialização. Além disso, o espaço deve contar com uma represa de 5 mil metros quadrados, 26 viveiros escavados, 12 viveiros revestidos e 16 viveiros de terra.

Fonte: Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário