quarta-feira, 18 de maio de 2022

Federações esportivas tocantinenses lançam movimento #LeidoEsporteJá

As Federações Esportivas do Tocantins lançaram essa semana, pelas redes sociais das entidades esportivas e seus parceiros, uma campanha pela implantação da Lei de Incentivos ao Esporte e pretendem mobilizar adeptos e amantes das mais de 30 modalidades nos 139 municípios em apoio à proposta.


O movimento #LeidoEsporteJá visa sensibilizar o executivo estadual aproveitando as sinalizações positivas do governo para o setor, como o retorno da Secretaria de Estado do Esporte e o apoio à construção da Sede Administrativa das Federações.

A luta pela criação da Lei teve início ainda em 2004. A proposta de uma Lei de Incentivos Fiscais como apoio ao desenvolvimento do setor esportivo tocantinense vem sendo travada ao longo de quase 20 anos e, mesmo com apoio das diversas modalidades esportivas, empresários e atletas, nunca saiu da gaveta (ou melhor, da vontade).

Diversas ações já foram realizadas e vários estudos elaborados e apresentados, mas a reivindicação nunca foi atendida. Em 2019 um grupo de gestores esportivos e empresários solicitaram a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar da Lei. A reunião, que lotou plenário e galeria da AL, contou com a participação de diversos deputados estaduais, presidentes de federações, clubes esportivos, atletas, secretários municipais de esporte, imprensa esportiva e representantes das principais entidades de fomento ao comércio no estado. A sessão contou inclusive com a participação e o apoio do então vice-governador Wanderlei Barbosa (hoje Governador) que representou o executivo. Mesmo assim não saiu das comissões na casa legislativa.

Hoje esse mesmo grupo de gestores, empresários e atletas reiniciam a luta com o movimento #LeidoEsporteJá na intenção de que seja trilhado o caminho inverso, partindo dessa vez do executivo estadual a proposta da Lei. A intenção do grupo, que já tem a sinalização positiva do legislativo desde 2019, é que o governador Wanderlei, que também já declarou apoio à Lei, possa implantá-la ainda esse ano, para que seja regulamentada e esteja pronta para ser utilizada em 2023.

Um dos idealizadores do movimento, ainda em 2004, o jornalista e gestor esportivo Ricardo Abalém, que já foi secretário de estado do esporte e é presidente da federação de voleibol, acredita que o momento é oportuno e a união das federações um diferencial. “São quase 20 anos de luta. Já apresentamos diversos estudos que comprovam a viabilidade e os benefícios da Lei. A boa vontade política do governador Wanderlei está clara e não resta dúvida de sua sensibilidade quanto à força do Esporte. É um compromisso conosco, estamos unidos (Federações) e não tenho dúvida que ele vai cumprir. Acredito que a Lei será instituída esse ano e, somando-se ao retorno da SESPO e a sede administrativa das federações, o governo terá feito pelo esporte, em menos de seis meses, o que sonhamos e esperamos há mais de 30 anos”, afirma Abalém.

O movimento #LeidoEsporteJá é um ato público institucional apolítico, de interesse comum de todas as modalidades esportivas e do setor empresarial tocantinense.

Ascom #LeidoEsporteJá

Nenhum comentário:

Postar um comentário